Dialectology and Diachrony
Academic degree
PhD
Affiliation
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Start date End date Description

Membro da equipa de investigação do projeto Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna – 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Participante no Grupo de Pesquisa “Cultura e Educação na América Portuguesa”, com coordenação da Professora Thaís Nívia de Fonseca (UFMG – Belo Horizonte) e do Professor António César Santos.

Membro da equipa do programa de Integração de Médicos Imigrantes (Projecto de Ensino de Português LE para fins específicos - área de Medicina, financiado pelo Ministério da Saúde/Gulbenkian) – coordenado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelo Professor Doutor João Malaca Casteleiro.

Membro da equipa do Projecto de didatização de textos literários – SULLI, No Caminho do Livro - coordenado em Portugal pelo Professor Doutor Hurrideo Beefun (FLUL) e financiado pela Comissão Europeia.

Membro da equipa do Projecto de Ensino de Português LE para fins específicos - área de Enfermagem – coordenada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelo Professor Doutor João Malaca Casteleiro, no âmbito do Programa EQUAL.

Membro da equipa do Projecto "Bibliografia Comparatista em Portugal" promovido pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Member of completed projects

Title PI
P.S. Post Scriptum
Rita Marquilhas

Selected publications

All publications

Leitão, A. (2016). Documentary Evidence in Early Modern Portugal and Overseas: A Window to Literacy Practices. In , in Reading and writing from below: exploring the margins of modernity (pp. 251-268). , Umeå: Umeå University & The Royal Skyttean Society.
Leitão, A. (2015). Língua, companheira do império: sentidos da educação ameríndia em língua portuguesa. In Origens da Educação Escolar no Brasil Colonial Vol. IV (T. Cézar, M. A. B. Ribas and others, Vol. IV, pp. 57-90). Maringá.
Leitão, A. (2014). Sentidos da instrução dos ameríndios em língua portuguesa (séculos XVI a XVIII). História Questões & Debates - Dossiê - Cultura Escrita, Educação E Instrução No Antigo Regime Português 60. Retrieved from http://dx.doi.org/10.5380/his.v60i1
Leitão, A. (2012). Por obra do Espírito Santo: jesuítas de Évora entre os gentios do Brasil, in Universidade de Évora (1559-2009) : 450 anos de modernidade educativa. In (S. Pereira and F. L. Vaz. Lisboa: Chiado, pp. 241-258). .
Leitão, A. (2009). O significado da expulsão dos jesuítas na educação brasileira. Revista Brotéria 169.
Leitão, A., Delgado, C., & Tavares, C. (2009). Transferência da Corte: abordagens nos manuais escolares de Portugal e Brasil. In FGV (A Escrita da História Escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, pp. 309-328). .
Leitão, A. (2007). Etapas para a aplicação de cursos de PLE (geral e para fins específicos): reflectir para agir!. .
Leitão, A., Verguete, C., & Cardoso, L. (2007). A Falar é que a Gente se Entende, in Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa - Homenagem ao Professor João Malaca Casteleiro. In (pp. 53-64). Mata & M. J. Grosso. Macau: Universidade de Macau/ Instituto Politécnico de Macau / Departamento de LCP.
Leitão, A. (2007). Características inovadoras no ensino de português LE no Brasil, in Repensar a Escola Hoje: o contributo dos Jesuítas. In (pp. 289-306). Gonçalves et al. Braga: ALETHEIA- Universidade Católica Portuguesa.
Leitão, A. (2007). Para uma História da Didáctica do Português Língua Não Materna, in Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa - Homenagem ao Professor João Malaca Casteleiro. In (pp. 41-52). Mata & M. J. Grosso. Macau: Universidade de Macau/ Instituto Politécnico de Macau / Departamento de LCP.