AnaCosta_2012

Name: Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Academic Degree: Doctor of Philosophy (Ph.D.)

Professional Status: Assistant Professor at Higher Education College of Setúbal (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal)

 

CLUL's Research Sector: Dialectology and Diachrony

 

Research Areas: Literacy, Educational Linguistics, Syntax, Historical Linguistics


Academic Degrees:

  • 2010 - Ph.D. in Linguistics (Educational Linguistics), Universidade de Lisboa.
  • 1996 - Studies in Didactics and Education ("Ramo de Formação Educacional") -Modern Languages and Literatures (Portuguese and Spanish Studies), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 1994 - BA in Modern Languages and Literatures (Portuguese and Spanish Studies), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Activities:

Present

  • 2015 - Assistant Professor at Higher Education College of Setúbal (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal)
  • Since 2011 - Researcher at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
  • Since 2005 - Professional trainer in the domains of Português / Língua Portuguesa, Linguística e Didáticas Específicas (CCPFC/RFO-20065/05).

Past

  • 2012-2015 - Post-doc grantee in the project Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna – 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
  • 2007-2012 - Secondary School Teacher at Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Lima de Freitas – Setúbal (permanent position).
  • 2008-2010 - Collaborator at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
  • 2008-2012 - Collaborator at Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE).
  • 2004-2008 - Collaborator at Onset-CEL.
  • 2004 - MA in Educational Linguistics (curricular components), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 2000-2007- Secondary School Teacher, teaching at Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Projects:

  • 2015-16 Researcher - 2Young2Fail, Coordinator: Jorge Pinto, da ESE.IPS - Erasmus+ KA2.
  • 2012-15 Post-doc researcher -  Post Scriptum: arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na Época Moderna. Coordinator: Rita Marquilhas. European Research Council – 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562.
  • 2008-2009 PhD Grant (FCT) - Project Estruturas Contrastivas e Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita  SFRH/BD/41926/2007.

 

Other projects:

  • 2016-2018 member of the team of the Project Português do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), o Banco Mundial e o Governo de Angola.
  • 2016-2018 Project Oficina de Português para Fins Académicos (coordinator) - Programa de Promoção do Sucesso Académico do IPS.

Publications:

Papers in journals

Camps, A.; Costa, A. L. & Sebastião, I. (2018).  Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos, Didacticae 3. Universitat de Barcelona, 5-15. ISSN 2462-2737

doi:  10.1344/did.2018.3.5-15

Costa, A.L. (2018). Variação linguística e ensino de Português, Língua não Materna: o caso dos pronomes átonos. Medi@ções. Revista online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol. 6, n.º 1/2018, 147-161. ISSN: 1647-3078

http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline

Mendes, F. & Costa, A. L. (2018). Para uma bibliografia comentada de livros infantis «com matemática». Revista Educação e Matemática, 147. abril/maio/junho, 3-8.

http://www.apm.pt/portal/em.php?rid=228762&id=19480

Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. (2017). "E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 3: 51 - 73.

doi: 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a24

Costa, A. L; Sebastião, I; Camps, A. (2017). Uma educação linguística para formar cidadãos críticos: Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps, Palavras, 50-51: 7 - 17. (entrevista).

Costa, Ana L. (2016). Concessivas num corpus da Idade Moderna, Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1, 261 - 284.

doi: 10.21747/

Costa, Ana L. (2016). No limiar da escrita argumentativa: um estudo exploratório, Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 2: 173 - 203.

doi: 10.21747/2183-9077/rapl2a8

Costa, Ana Luísa (2015). Gramática & escrita: o caso das contrastivas. Revista Palavras. n.º 46-47, pp. 72-89. ISSN: 0870-7499.

Costa, Ana Luísa (2014). ‘Estas Duas Regras’ - Construção da referência em cartas. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, n.º 10, dezembro. CLUNL, Colibri, ISSN 1647-0346.

Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2014) Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna. In Sagrario López Poza & Nieves Pena Sueiro (eds.) Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro. SIELAE-Janus. Anexo I (2014), pp. 473-482, ISSN2254-7290.

Costa, Ana Luísa (2008) Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que. Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: Colibri, 161-177.

 Papers / chapters in books

Costa, A.L; Rodrigues, S. V. & Sebastião, I. Para que serve a didática? In Correia, Luís Grosso; Leão, Ruth; Poças, Sara (ed.) (2018). O Tempo dos Professores. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 811-827. ISBN 978-989-8471-26-0

https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf

Costa, Ana L; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela. (2017). Consciência linguística: aspetos sintáticos.  In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, ed. Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos, 409 - 438. ISBN: 978-3-96110-016-3. Berlim: Language Science Press.

doi: 10.5281/zenodo.889261

Carvalheiro, Catarina, Costa, Ana Luísa, Marquilhas, Rita, Pinto, Clara, Pratas, Fernanda y Vaamonde, Gael (2016). A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus. In Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.). Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica. Berlim: De Gruyter, pp. 177-198.

ISBN 978-3-11-046022-3. ISSN 0084-5396.

Costa, Ana Luísa (2014). Um Pois Comentador. In João Veloso et al. (orgs.) Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto: APL, pp. 199-211.

Costa, Ana Luísa, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Soares (2008). Efeitos de Modelização no Input: o Caso da Aquisição de Conectores. In A. L. Santos e S. Frota (orgs.) Textos Seleccionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 131-142.

Costa, Ana Luísa (2007). Complexidade estrutural de conectores concessivos. In Antónia Coutinho e Maria Lobo (orgs.). Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 287-302.

Duarte, Inês & Ana Luísa Costa (2004). O Lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências essenciais. In Miguel Zabalza (coord.) Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação. Lisboa: ME, 323-331.

Papers in proceedings

Boléo, A., Costa, A.L. & Silva, Carolina (2018). Oficina de Português para Fins Académicos. In Pinto, P.R. (coord.) CNaPPES 2017. 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. s/l: CNaPPES, 75-80. ISBN 978-989-99598-9-7.

http://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2017). Leitura e matemática em diálogo. In AA.VV. Língua e literatura na escola do século XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP [CD]. ISBN: 978-989-96117-4-0.

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2017). Investigação na sala do jardim-de-infância. Uma história infantil com matemática. VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües. Vic: Universitat de Vic

http://mon.uvic.cat/aula-investigacio-llengua/es/documents/

Mendes, Fátima  & Costa, Ana Luísa (2016). Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática. Lisboa: EIEM, pp. 243-256.

http://spiem.pt/publicacoes/arquivo/

Costa, Ana Luísa (2015). Pois é… In AA.VV. Literatura e gramática: um diálogo infinito. Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP [CD]. ISBN: 978-989-96117-2-6.

Costa, Ana Luísa (2009). Advérbios conectivos para quê?. Gramática, para que te Quero?! O Ensino da gramática. Sentido(s) e Possibilidades. Actas do 8.º Encontro Nacional da APP. Lisboa: APP, 16-27.

Costa, Ana Luísa (2006). Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita. Actas do Encontro Internacional de Linguística Aplicada. Aveiro: Departamento de Línguas e Culturas. Universidade de Aveiro, 47-63.

Costa, Ana Luísa (2005). Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas. In Inês Duarte e Isabel Leiria (orgs.) Actas do XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 495-507.

Costa, Ana Luísa (2004). Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV. Actas do XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 409-420.

Costa, Ana Luísa, Helena Moniz & Marta Nunes (2004). Queres Saber o que é uma Pergunta? Uma Sequência de Aprendizagem sobre Aspectos Sintácticos e Entoacionais de Interrogativas em PE. Actas do XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa: APL, Colibri, 113-124.

Costa, Ana Luísa  (2003). O que é que é «é que»? O Estudo de Pseudo-Clivadas Invertidas de «é que» para o Desenvolvimento do Conhecimento Explícito no Ensino Secundário. Actas do 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP, Lisboa Editora, 263-279.

Costa, Ana Luísa  (2000). As T.I.C. em Apoio Educativo: Aprender e Gostar de Escrever. Actas do Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola, Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação de Setúbal.

Costa, Ana Luísa & Ana Lúcia Santos (1999). Grammar in the Portuguese National Curricula: What do We Want to Teach and Why?. In SARKISSIAN, J., Proceedings of the Twenty-second Annual Conference on the Teaching of Foreign Languages and Literatures, Youngstown State University, 289-316.

Books

Costa, João & Ana Costa (2001). O que é um advérbio? Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri.

Reviews

Costa, Ana Luísa (2012). Book review «Ackerlind, S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A reference manual. Austin: University of Texas Press», Journal of Portuguese Linguistics, 11-2 (2012), 69-73.

Dissertation

Costa, Ana Luísa (2010). Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita, dissertação de doutoramento na especialidade de Linguística Educacional. Lisboa: Universidade de Lisboa (306 pp.).

Other

Costa, Ana Luísa & Sebastião, Isabel (2017). Uma educação linguística para formar cidadãos críticos. Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps. Revista Palavras. n.º 50-51, pp. 7-17. ISSN: 0870-7499.

Costa, A. (2016). Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação. In A. Costa, F. Botelho, L. Solla & L. Soares. Manual de Língua Portuguesa para professores do ensino primário. Luanda: PAT, Ministério da Educação – República de Angola.

(Em colaboração com Inês Duarte) Villalva et al. (2002). “Classes de Palavras”; “Sintaxe” In Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. DEB.ME [CD'ROM].

Presentations:

  • Invited

Costa, Ana L. (2018). Gramática e escrita: o caso das contrastivas. Comunicação apresentada em À conversa com… Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, 12 de março.

Costa, Ana L. (2018). Ler na era digital. Palestra apresentada em Ciência à conversa. Instituto Politécnico de Setúbal, 7 de março.

Costa, Ana L. (2017). Bridges for reading, EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals, Cervantes Institute, London, November, 17th.

Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Víctor Pampliega Pedreira & Gael Vaamonde (2013). Presentación Del Proyecto P.S. (Post Scriptum), Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en La Época Moderna, I Seminario de Investigación Post Scriptum - Cartas encausadas: Archivos españoles y documentación epistolar (1500-1834), Alcalá de Henares, Spain, Universidad de Alcalá, May 10.

Costa, Ana Luísa (2013). Cortar a Meta do Oral. Painel Programas, oral e Metas Curriculares. 10.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, a convite da direção da APP, Lisboa, 8 e 9 de março.

Costa, Ana Luísa (2012). Conferência Conhecimento Explícito de Advérbios Conectivos. Encontro sobre o Ensino da Gramática, Escola Superior de Educação de Santarém, 28 de Janeiro.

Duarte, Inês & Ana Luísa Costa (2003). The Place of Portuguese as First Language in the National Curriculum for Basic Education: Essential Competences. Encontro Flexibilité Curriculaire et Apprentissages Essentiels à l’Enseignement de Base. Departamento da Educação Básica, 20 e 21 de Junho

  • Selected

Costa, A.L. & Sequeira, A.P. (2018). Que gramática ensinar? Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade. III Encontro Temático APL/ESE, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho.

Costa, A.L. & Mendes, F. (2018). Oficina Livros com matemática. III Encontro Temático APL/ESE, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho.

Pinto, J., Rodrigues, M. R., Saraiva, L. Costa, A.L. (2018). Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior. Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18), Universidade do Minho, 12 e 13 de julho.

Costa, A.L. (2018). A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors. Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing) - Linguistics for language teaching and learning.  International Association for Research in L1 Education (ARLE), University of Bialystok, juin, 26th and 27th.

Costa, A.L. (2018). Poster Academic writing development through language awareness. Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing) - Linguistics for language teaching and learning.  International Association for Research in L1 Education (ARLE), University of Bialystok, juin, 26th and 27th.

Cunha, M., Mendes, F. & Costa, A. L. (2018). Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática. Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: contributos de estudos focados no ensino da matemática e das ciências. 6th International congress of educational sciences and development. Universidad de Granada, Universidade do Minho, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, 21, 22 e 23 de junho.

Costa, Ana L. (2017). Estruturas linguísticas em vias de extinção: um desafio, IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017, University of Copenhagen, 26 a 28 de outubro.

Costa, Ana L; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. (2017). Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português, Congresso Internacional O Tempo dos Professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 31 de setembro.

Batalha, Joana; Costa, Ana L. (2017). Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua,3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 7 e 8 de setembro.

Costa, Ana L; Boléo, Ana; Silva, Carolina. (2017). Oficina de Português para fins académicos. Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17), IP Setúbal, 13 e 14 de julho.

Costa, Ana L. (2017). Que metas para o ensino da gramática? II Encontro Temático APL/ESSE: Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, 7 e 8 de julho.

Costa, Ana L. (2017). Linguistic knowledge through early argumentative writing,Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century (EduLing Sig symposium with Caroline Doktar (Finland), Kaisu Rättyä (Finland), Xavier Fontich (Spain). The 11th conference of the International Association for Research in L1 Education (ARLE, 2017), Tallin, Estónia, 15 a 17 junho.

Costa, Ana L. (2017). Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática, Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes, Centro de Linguística da Universidade do Porto. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6 e 7 de junho.

Costa, Ana L; Mendes, Fátima. (2017). Leitura e matemática em diálogo,12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, Escola Secundária Rainha D.ª Leonor, 10 e 11 de abril..

Costa, Ana L; Mendes, Fátima. (2017). Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática, VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic, Universidad de Vic, 26 e 27 de janeiro.

Mendes, Fátima Costa, Ana Luísa (2016). Livros de histórias – um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. Encontro de investigação em educação matemática (EIEM) – Recursos no ensino e na aprendizagem da matemática. Évora, Universidade de Évora, 19 e 20 de novembro.

Costa, Ana Luísa & Cerqueira, Sónia & Carreto, Vanessa (2016). «E essa é a minha opinião» – para o estudo da emergência da escrita argumentativa. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Aveiro, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, 19, 20 e 21 de outubro.

Costa, Ana Luísa (2016). A grammar for writing.  ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 15 e 16 de julho.

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2016). Uma cadela amarela e vários amigos dela. European Teacher Education Network (ETEN). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 14 a 16 de abril.

Costa, Ana Luísa (2016). Learning grammar to argue better. II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática. Facultat de Magisteri, Universitat de València, 27 a 29 de janeiro.

Costa, Ana Luísa (2015). Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga, Universidade do Minho, 28, 29 e 30 de outubro.

Costa, Ana Luísa (2015). Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos. Conferência Internacional «III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira e materna», Universidade de Dalarna, Falun, Suécia, de 15 a 16 de outubro

Costa, Ana Luísa (2015). Pois é… XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Évora, Universidade de Évora, 6 e 7 de março.

Costa, Ana Luísa (2014). Concessivas num corpus da Idade Moderna. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 22 a 24 de outubro.

García Prieto, Elisa,  Víctor Pampliega Pedreira & Ana Luísa Costa (2014). Public versus private through letters. Reading and writing from below - exploring the margins of modernity, Helsinki, 20 de agosto a 22 de agosto.

Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Catarina Castanheira, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2014). A idade dos 'desvios': diacronia, variação social e linguística de corpus. Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus diacrónicos en lenguas Iberorrománicas. Zurique, 22 de junho a 25 de junho.

Costa, Ana Luísa Costa (2014). Não posso escrever a minha opinião? VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas, Escola Superior de Educação de Lisboa, 27 de junho.

Costa, Ana Luísa (2013) Um Pois Comentador, XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, Universidade de Coimbra, October 23-25.

Costa, Ana Luísa & Paulo Tapadas (2013). A Gramática além das metas, XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, Universidade de Coimbra, October 23-25.

Costa, Ana Luísa (2013). ‘Estas Duas Regras’ - Construção da referência em cartas, 3.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto (GRATO), Lisboa, FCSH-UNL, December 6-7.

Marquilhas, Rita (IP), Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2013). P.S.- Post Scriptum: a Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain. Internacional Conference on Historical Linguistics, Oslo, 5-9 de agosto.

Marquilhas, Rita (IP), Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2013). Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna. I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional, A Coruña, 9-12 de julho.

Costa, Ana Luísa (2011). Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita. Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística, Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 14 e 15 de Julho.

Costa, Ana Luísa (2010). Conectores Contrastivos e Competência de Escrita – Implicações para o Ensino. 2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português». Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 e 13 de Julho.

Costa, Ana Luísa (2009). Advérbios Conectivos Para Quê?. 8.º Encontro Nacional da APP. Gramática, para que te Quero?, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Costa, Ana, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Soares (2008). Poster Input adaptation effects: the case of connectives. IASCL, Edimburgo, 28 de Julho a 1 de Agosto.

Costa, Ana Luísa, Ana Pedro & Clarinda Chambel (2008). Leituras & Companhia. Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas, Auditório do Fórum Municipal do Seixal, 1 de março.

Costa, Ana Luísa, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Verdial Soares (2007). Efeitos de Modelização no Input: o Caso da Aquisição de Conectores. XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade de Évora, 1, 2 e 3 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2006). Para a Descrição da Plurifuncionalidade de «ainda que». Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2 e 3 de Novembro.

Costa, Ana Luísa (2006). Complexidade Estrutural de Conectores Concessivos. XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, 2 a 4 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2006). Desenvolvimento Linguístico e Literacia de Escrita. Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências», Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 14 e 15 de Setembro.

Costa, Ana Luísa (2005). Aspectos Sintáctico-Semânticos de Estruturas Contrastivas.  XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Fundação Calouste Gulbenkian, 13 a 15 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2004). Estruturas Contrastivas. Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita. Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, 13 a 15 de Maio.

Costa, Ana Luísa, Helena Moniz & Marta Nunes (2003). Queres Saber o que é uma Pergunta? Uma Sequência de Aprendizagem sobre Aspectos Sintácticos e Entoacionais de Interrogativas em PE. XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1, 2 e 3 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2003). Aspectos das Construções de Relativização no Português do Séc. XV.  XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1, 2 e 3 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2003). O que é que é «é que»? O Estudo de Pseudo-Clivadas Invertidas de «é que» para o Desenvolvimento do Conhecimento Explícito no Ensino Secundário. 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Aveiro, 29, 30 e 31 de Janeiro.

Costa, Ana Luísa (2002). Poster O que é que é «é que»? Encontro «Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e não Materna», Associação Portuguesa de Linguística – Universidade do Minho, 30 de Setembro e 1 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2000). Relato de práticas Ferramentas para a Língua Portuguesa. TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?), Escola Secundária D. Manuel Martins, 1 de Abril.

Costa, Ana Luísa (2000). As T.I.C. em Apoio Educativo: Aprender e Gostar de Escrever. Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola, Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação de Setúbal, Setúbal, 7, 8 e 9 de Fevereiro.

Costa, Ana Luísa (1997). poster Pensar e aperfeiçoar a escrita. Encontro da Primavera «Linguística e Educação», Associação Portuguesa de Linguística, Universidade de Trás‑os‑Montes e Alto Douro, 5 a 7 de Junho.

Gaspar, Ana Luísa (1994). Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X, Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera, Universidad de Extremadura, Cáceres, 1 a 3 de Dezembro.


Supervision of PhD dissertations (concluded)

Joana Batalha (2018). Relações entre o conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Dissertação de doutoramento em Linguística, na especialidade de linguística e ensino da língua apresentada à Universidade Nova de Lisboa (supervision: João Costa; co-supervision: Ana Luísa Costa).

 

Supervision of M.A. dissertations (concluded)

Inês Borges (2016). Expressão de tempo e construção de narrativa. Dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e à Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS.IPS) (supervision: Maria Lobo; co-supervision: Ana Luísa Costa).

 

Supervision of Practicum Reports – Masters in Education (concluded)

Ana Filipa Batista Pires (2018). Consciência sintática e uso de vírgulas: um estudo de conceções de alunos do 5.º ano. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal a 26 de janeiro.

Sara Margarida Moisão Sabina (2018). Gramática e escrita: a expansão de GN no desenvolvimento da escrita de autorretratos. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal a 26 de janeiro.

Marta Soares Lehto (2017). Desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do Meio. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal a 25 de julho.

Mariana Matos Cunha Conde de Jesus (2016). Resolução de problemas e histórias infantis. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal a 28 de novembro (supervision with Fátima Mendes).

Sónia Cristina Barata Cerqueira (2016). A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do Ensino Básico. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal a 28 de novembro.

Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro (2016). A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos coerentes na fase inicial da escrita compositiva. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.