AnaCosta_2012

Name: Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Academic Degree: Doctor of Philosophy (Ph.D.)

Professional Status: Assistant Professor at Higher Education College of Setúbal (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal)

 

CLUL's Research Sector: Dialectology and Diachrony

 

Research Areas: Literacy, Educational Linguistics, Syntax, Historical Linguistics


Academic Degrees:

  • 2010 - Ph.D. in Linguistics (Educational Linguistics), Universidade de Lisboa.
  • 1996 - Studies in Didactics and Education ("Ramo de Formação Educacional") -Modern Languages and Literatures (Portuguese and Spanish Studies), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 1994 - BA in Modern Languages and Literatures (Portuguese and Spanish Studies), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Activities:

Present

  • 2015 - Assistant Professor at Higher Education College of Setúbal (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal)
  • Since 2011 - Researcher at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
  • Since 2005 - Professional trainer in the domains of Português / Língua Portuguesa, Linguística e Didáticas Específicas (CCPFC/RFO-20065/05).

Past

  • 2012-2015 - Post-doc grantee in the project Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna – 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
  • 2007-2012 - Secondary School Teacher at Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Lima de Freitas – Setúbal (permanent position).
  • 2008-2010 - Collaborator at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
  • 2008-2012 - Collaborator at Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE).
  • 2004-2008 - Collaborator at Onset-CEL.
  • 2004 - MA in Educational Linguistics (curricular components), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 2000-2007- Secondary School Teacher, teaching at Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Publications:

Papers in journals

Costa, Ana Luísa (2016). No limiar da escrita compositiva: um estudo exploratório. Revista da Associação Portuguesa de Linguística. N.º 2, pp. 173-203. ISSN: 2183-9077

https://doi.org/10.21747/2183-9077/rapl2a8

Costa, Ana Luísa (2015). Gramática & escrita: o caso das contrastivas. Revista Palavras. n.º 46-47, pp. 72-89. ISSN: 0870-7499.

Costa, Ana Luísa (2014). ‘Estas Duas Regras’ - Construção da referência em cartas. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, n.º 10, dezembro. CLUNL, Colibri, ISSN 1647-0346.

Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2014) Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna. In Sagrario López Poza & Nieves Pena Sueiro (eds.) Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro. SIELAE-Janus. Anexo I (2014), pp. 473-482, ISSN2254-7290.

Costa, Ana Luísa (2008) Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que. Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: Colibri, 161-177.

 

Papers / chapters in books

Costa, Ana Luísa, Costa, Maria Armanda & Gonçalves, Anabela (2017). Conhecimento implícito, consciência linguística e escrita. In Maria João Freitas e Ana Lúcia Santos (orgs). Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e dados do Português.  Language Science Press - Textbooks in Language Sciences. [no prelo].

Carvalheiro, Catarina, Costa, Ana Luísa, Marquilhas, Rita, Pinto, Clara, Pratas, Fernanda y Vaamonde, Gael  (2016).  A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus. In Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.). Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica. Berlim: De Gruyter, pp. 177-198.

Costa, Ana Luísa (2015). Concessivas num corpus da Idade Moderna. In António Moreno, Fátima Silva e João Veloso (orgs.) Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: APL, pp. 195-212. ISBN 978-989-97440-4-2.

Costa, Ana Luísa (2014). Um Pois Comentador. In João Veloso et al. (orgs.) Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto: APL, pp. 199-211.

Costa, Ana Luísa, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Soares (2008). Efeitos de Modelização no Input: o Caso da Aquisição de Conectores. In A. L. Santos e S. Frota (orgs.) Textos Seleccionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 131-142.

Costa, Ana Luísa (2007). Complexidade estrutural de conectores concessivos. In Antónia Coutinho e Maria Lobo (orgs.). Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 287-302.

Duarte, Inês & Ana Luísa Costa (2004). O Lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências essenciais. In Miguel Zabalza (coord.) Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação. Lisboa: ME, 323-331.

Papers in proceedings

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2017). Leitura e matemática em diálogo. In AA.VV. Língua e literatura na escola do século XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP [CD]. ISBN: 978-989-96117-4-0.

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2017). Investigação na sala do jardim-de-infância. Uma história infantil com matemática. VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües. Vic: Universitat de Vic

http://mon.uvic.cat/aula-investigacio-llengua/es/documents/

Mendes, Fátima  & Costa, Ana Luísa (2016). Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática. Lisboa: EIEM, pp. 243-256.

http://spiem.pt/publicacoes/arquivo/

Costa, Ana Luísa (2015). Pois é… In AA.VV. Literatura e gramática: um diálogo infinito. Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP [CD]. ISBN: 978-989-96117-2-6.

Costa, Ana Luísa (2009). Advérbios conectivos para quê?. Gramática, para que te Quero?! O Ensino da gramática. Sentido(s) e Possibilidades. Actas do 8.º Encontro Nacional da APP. Lisboa: APP, 16-27.

Costa, Ana Luísa (2006). Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita. Actas do Encontro Internacional de Linguística Aplicada. Aveiro: Departamento de Línguas e Culturas. Universidade de Aveiro, 47-63.

Costa, Ana Luísa (2005). Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas. In Inês Duarte e Isabel Leiria (orgs.) Actas do XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 495-507.

Costa, Ana Luísa (2004). Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV. Actas do XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, Colibri, 409-420.

Costa, Ana Luísa, Helena Moniz & Marta Nunes (2004). Queres Saber o que é uma Pergunta? Uma Sequência de Aprendizagem sobre Aspectos Sintácticos e Entoacionais de Interrogativas em PE. Actas do XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa: APL, Colibri, 113-124.

Costa, Ana Luísa  (2003). O que é que é «é que»? O Estudo de Pseudo-Clivadas Invertidas de «é que» para o Desenvolvimento do Conhecimento Explícito no Ensino Secundário. Actas do 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP, Lisboa Editora, 263-279.

Costa, Ana Luísa  (2000). As T.I.C. em Apoio Educativo: Aprender e Gostar de Escrever. Actas do Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola, Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação de Setúbal.

Costa, Ana Luísa & Ana Lúcia Santos (1999). Grammar in the Portuguese National Curricula: What do We Want to Teach and Why?. In SARKISSIAN, J., Proceedings of the Twenty-second Annual Conference on the Teaching of Foreign Languages and Literatures, Youngstown State University, 289-316.

Books

Costa, João & Ana Costa (2001). O que é um advérbio? Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri.

Reviews

Costa, Ana Luísa (2012). Book review «Ackerlind, S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A reference manual. Austin: University of Texas Press», Journal of Portuguese Linguistics, 11-2 (2012), 69-73.

Dissertation

Costa, Ana Luísa (2010). Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita, dissertação de doutoramento na especialidade de Linguística Educacional. Lisboa: Universidade de Lisboa (306 pp.).

Other

(Em colaboração com Inês Duarte) Villalva et al. (2002). “Classes de Palavras”; “Sintaxe” In Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. DEB.ME [CD'ROM].

Presentations:

  • Invited

Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Víctor Pampliega Pedreira & Gael Vaamonde (2013). Presentación Del Proyecto P.S. (Post Scriptum), Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en La Época Moderna, I Seminario de Investigación Post Scriptum - Cartas encausadas: Archivos españoles y documentación epistolar (1500-1834), Alcalá de Henares, Spain, Universidad de Alcalá, May 10.

Costa, Ana Luísa (2013). Cortar a Meta do Oral. Painel Programas, oral e Metas Curriculares. 10.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, a convite da direção da APP, Lisboa, 8 e 9 de março.

Costa, Ana Luísa (2012). Conferência Conhecimento Explícito de Advérbios Conectivos. Encontro sobre o Ensino da Gramática, Escola Superior de Educação de Santarém, 28 de Janeiro.

Duarte, Inês & Ana Luísa Costa (2003). The Place of Portuguese as First Language in the National Curriculum for Basic Education: Essential Competences. Encontro Flexibilité Curriculaire et Apprentissages Essentiels à l’Enseignement de Base. Departamento da Educação Básica, 20 e 21 de Junho

  • Selected

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2017). Leitura e matemática em diálogo. 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa, Escola Secundária Rainha D.ª Leonor, 10 e 11 de abril.

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2017). Investigação na sala do jardim-de-infância. Uma história infantil com matemática. VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües. Vic, Universidad de Vic, 26 e 27 de janeiro.

Mendes, Fátima Costa, Ana Luísa (2016). Livros de histórias – um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. Encontro de investigação em educação matemática (EIEM) – Recursos no ensino e na aprendizagem da matemática. Évora, Universidade de Évora, 19 e 20 de novembro.

Costa, Ana Luísa & Cerqueira, Sónia & Carreto, Vanessa (2016). «E essa é a minha opinião» – para o estudo da emergência da escrita argumentativa. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Aveiro, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, 19, 20 e 21 de outubro.

Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2016). Uma cadela amarela e vários amigos dela. European Teacher Education Network (ETEN). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 14 a 16 de abril.

Costa, Ana Luísa (2016). Learning grammar to argue better. II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática. Facultat de Magisteri, Universitat de València, 27 a 29 de janeiro.

Costa, Ana Luísa (2015). Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga, Universidade do Minho, 28, 29 e 30 de outubro.

Costa, Ana Luísa (2015). Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos. Conferência Internacional «III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira e materna», Universidade de Dalarna, Falun, Suécia, de 15 a 16 de outubro

Costa, Ana Luísa (2015). Pois é… XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Évora, Universidade de Évora, 6 e 7 de março.

Costa, Ana Luísa (2014). Concessivas num corpus da Idade Moderna. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 22 a 24 de outubro.

García Prieto, Elisa,  Víctor Pampliega Pedreira & Ana Luísa Costa (2014). Public versus private through letters. Reading and writing from below - exploring the margins of modernity, Helsinki, 20 de agosto a 22 de agosto.

Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Catarina Castanheira, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2014). A idade dos 'desvios': diacronia, variação social e linguística de corpus. Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus diacrónicos en lenguas Iberorrománicas. Zurique, 22 de junho a 25 de junho.

Costa, Ana Luísa Costa (2014). Não posso escrever a minha opinião? VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas, Escola Superior de Educação de Lisboa, 27 de junho.

Costa, Ana Luísa (2013) Um Pois Comentador, XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, Universidade de Coimbra, October 23-25.

Costa, Ana Luísa & Paulo Tapadas (2013). A Gramática além das metas, XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, Universidade de Coimbra, October 23-25.

Costa, Ana Luísa (2013). ‘Estas Duas Regras’ - Construção da referência em cartas, 3.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto (GRATO), Lisboa, FCSH-UNL, December 6-7.

Marquilhas, Rita (IP), Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2013). P.S.- Post Scriptum: a Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain. Internacional Conference on Historical Linguistics, Oslo, 5-9 de agosto.

Marquilhas, Rita (IP), Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2013). Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna. I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional, A Coruña, 9-12 de julho.

Costa, Ana Luísa (2011). Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita. Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística, Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 14 e 15 de Julho.

Costa, Ana Luísa (2010). Conectores Contrastivos e Competência de Escrita – Implicações para o Ensino. 2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português». Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 e 13 de Julho.

Costa, Ana Luísa (2009). Advérbios Conectivos Para Quê?. 8.º Encontro Nacional da APP. Gramática, para que te Quero?, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Costa, Ana, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Soares (2008). Poster Input adaptation effects: the case of connectives. IASCL, Edimburgo, 28 de Julho a 1 de Agosto.

Costa, Ana Luísa, Ana Pedro & Clarinda Chambel (2008). Leituras & Companhia. Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas, Auditório do Fórum Municipal do Seixal, 1 de março.

Costa, Ana Luísa, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Verdial Soares (2007). Efeitos de Modelização no Input: o Caso da Aquisição de Conectores. XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade de Évora, 1, 2 e 3 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2006). Para a Descrição da Plurifuncionalidade de «ainda que». Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2 e 3 de Novembro.

Costa, Ana Luísa (2006). Complexidade Estrutural de Conectores Concessivos. XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, 2 a 4 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2006). Desenvolvimento Linguístico e Literacia de Escrita. Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências», Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 14 e 15 de Setembro.

Costa, Ana Luísa (2005). Aspectos Sintáctico-Semânticos de Estruturas Contrastivas.  XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Fundação Calouste Gulbenkian, 13 a 15 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2004). Estruturas Contrastivas. Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita. Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, 13 a 15 de Maio.

Costa, Ana Luísa, Helena Moniz & Marta Nunes (2003). Queres Saber o que é uma Pergunta? Uma Sequência de Aprendizagem sobre Aspectos Sintácticos e Entoacionais de Interrogativas em PE. XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1, 2 e 3 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2003). Aspectos das Construções de Relativização no Português do Séc. XV.  XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1, 2 e 3 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2003). O que é que é «é que»? O Estudo de Pseudo-Clivadas Invertidas de «é que» para o Desenvolvimento do Conhecimento Explícito no Ensino Secundário. 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Aveiro, 29, 30 e 31 de Janeiro.

Costa, Ana Luísa (2002). Poster O que é que é «é que»? Encontro «Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e não Materna», Associação Portuguesa de Linguística – Universidade do Minho, 30 de Setembro e 1 de Outubro.

Costa, Ana Luísa (2000). Relato de práticas Ferramentas para a Língua Portuguesa. TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?), Escola Secundária D. Manuel Martins, 1 de Abril.

Costa, Ana Luísa (2000). As T.I.C. em Apoio Educativo: Aprender e Gostar de Escrever. Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola, Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação de Setúbal, Setúbal, 7, 8 e 9 de Fevereiro.

Costa, Ana Luísa (1997). poster Pensar e aperfeiçoar a escrita. Encontro da Primavera «Linguística e Educação», Associação Portuguesa de Linguística, Universidade de Trás‑os‑Montes e Alto Douro, 5 a 7 de Junho.

Gaspar, Ana Luísa (1994). Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X, Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera, Universidad de Extremadura, Cáceres, 1 a 3 de Dezembro.

 

Supervision of M.A. dissertations (concluded)

Inês Borges (2016). Expressão de tempo e construção de narrativa. Dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e à Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS.IPS) (supervision: Maria Lobo; co-supervision: Ana Luísa Costa).

Supervision of Practicum Reports – Masters in Education (concluded)

Mariana Matos Cunha Conde de Jesus (2016). Resolução de problemas e histórias infantis. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal a 28 de novembro (supervision with Fátima Mendes).

 

Sónia Cristina Barata Cerqueira (2016). A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do Ensino Básico. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal a 28 de novembro.

 

Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro (2016). A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos coerentes na fase inicial da escrita compositiva. Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.