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Name
: Maria João Freitas

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Academic Degree: PhD, Agregação

Professional Status: Associate Professor

CLUL Research Sector: ANAGRAMA

Research Areas: Language Acquisition, Phonology

Other Research Areas: Educational Linguistics, Clinical Linguistics.

 

 


Academic Degrees

  • Agregação in Portuguese Linguistics, Universidade de Lisboa, 2013.
  • Doctor of Phylosophy; PhD Dissertation in Portuguese Linguistics (Phonological Acquisition), Universidade de Lisboa, 1998.
  • Master of Arts; MA in Descriptive Portuguese Linguistics (Phonetics and Phonology), Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 1990.
  • Bachelor of Arts; Modern Languages and Literatures (Portuguese and French Studies), Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 1986.

Present Position

  • Associate Professor, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Departamento de Linguística Geral e Românica;
  • Coordinator of the Doctoral Programme in Linguistics, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 
  • Researcher at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL, research group - ANAGRAM);
  • Coordinator, with Ana Lúcia Santos, of the AcEP databank (Acquisition of European Portuguese) - http://www.clul.ul.pt/en/research-teams/476-acquisition-of-european-portuguese-databank.

 

Research Projects

Since 2011: Cross-linguistic Child Phonology Project - CLCP, University of British Columbia, Canadá; coordination: May Bernhardt and Joe Stemberger (Conseil de Recherches en Sciences Humaines du Canada (#410-2009-0348)).

Since 2011: Child-Adult Interaction: A Database on European Portuguese, CLUL, Anagrama; coordination: M. João Freitas. 

Since 2005: The PhonBank Project - CHILDES, Memorial University of Newfoundland – Canadá and Carnegie Mellon University – EUA (RO1-HD051698 from NIH-NICHHD - A Shared Database for the Study of Phonological Development); coordination:  Yvan Rose and Brian MacWhinney. 

Since 1997: AcEP – Acquisition of European Portuguese Databank, CLUL; coordination: M. João Freitas and Ana Lúcia Santos (since 2013).

2014-2015: CLIC: Cognição e Linguagem em crianças portuguesas com implante coclear, Universidade Católica Portuguesa; FCT EXPL/MHC-LIN/0449/2013; coordination: Ana Mineiro.

2014-2015: LeCIEPLE (Learner Corpus: da Investigação ao Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda), CLUL, FLUL; Fundação Calouste Gulbenkian - 134655; coordination: Anabela Gonçalves.

2007-2011: Silent Constituents in the Portuguese Grammar (SILC), CLUL; FCT (PTDC/LIN/66202/2006); coordination: Gabirela Matos.

2008-2011: Reading Comprehension. Word, Sentence and Discourse Processing, FLUL; FCT (PTDC/LIN/67854/2006); coordination: Isabel Faria/Armanda Costa.

2008-2010: Acquisition of European Portuguese: Results and Linguistic resources, FLUL; FCT (PTDC/LIN/68024/2006): coordination: M. João Freitas.

2006-2010: Plano Nacional de Ensino do Português – PNEP, Ministério da Educação, Governo Português; coordination: Inês Sim-Sim.

2002-2004: Phonology and Language Acquisition – a BP/EP Comparative Study, Pontifícia Universidade Católica de Pelotas, Brasil, CNPq; coordination: Carmen Matzenauer.

2001-2004: Understanding Phonology – Phonological constituency in EP, FLUL; FCT/FEDER  (FCT/FEDER.POCTI/33277/LIN/2000); coordination: M. Helena Mateus.

1999-2002: REDIP (Rede de Difusão Internacional do Português: Rádio, Televisão e Imprensa (1999-2002), ILTEC; FCT (FCT PLUS/1999/LIN/15154); coordination: M. Helena Mateus.

1993-1996: Aquisição, Produção e Compreensão do Português Europeu, FLUL; JNICT (PCSH/LIN/524/93); coordination: Isabel Faria.

1994-1997: Aquisição da Estrutura Silábica no Português Europeu, FLUL; PRODEP (concurso nº 3/94); coordination: M. João Freitas.

1987: EUROTRA, ILTEC; coordination: M. Helena Mateus.


Publications

Books (author)

Mateus, M. H., I. Falé & M. J. Freitas (2016) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta (2nd edition). http://resellers.euebooks.com/uab/catalog/all.

Freitas, M. João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Ed. Colibri/APP. [228 pp.]

Duarte, Inês, Madalena Colaço, M. João Freitas & Anabela Gonçalves (2011). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. [99 pp.]

Gonçalves, Fernanda, Paula Guerreiro & M. João Freitas (2011). O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. [93 pp.]

Freitas, M. João, Dina Alves & Teresa Costa (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção‑Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. [87 pp.]

Mateus, M. Helena, Isabel Falé & M. João Freitas (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa. Universidade Aberta. [317 pp.]

Freitas, M. João & Ana Lúcia Santos (2001). Contar (histórias de) Sílabas. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Ed. Colibri/APP. [122 pp.]

Duarte, Inês (collaboration: M. João Freitas) (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. [436 pp.]

Pereira, Isabel, Ana Isabel Mata & M. João Freitas (1992). Estudos em Prosódia. Lisboa: Ed. Colibri. [103 pp.]

 

Books (editor)

 Fretas, M. J. & A. L. Santos (eds.) (2017) Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Textsbooks in Language Sciences. Language Science Press.

Costa, João, Alexandra Fiéis, M. João Freitas, Maria Lobo, & Ana Lúcia Santos (eds.) (2014). New Directions in the Acquisition of Romance Languages. Selected Proceedings of the Romance Turn V. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing. 

Freitas, M. João, Anabela Gonçalves & Inês Duarte (eds.) (2010). Avaliação da Consciência Linguística. Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri. [203 pp.]

Vigário, Marina, Sónia Frota & M. João Freitas (eds.) (2009). Phonetics and Phonology. Interactions and Interrelations. Amsterdam: John Benjamins Pulishing Company. [290 pp.]

Gavarró, Anna & M. João Freitas (eds.) (2008). Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2007. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing. [ 508 pp.]

Frota, Sónia, Marina Vigário & M. João Freitas (eds.) (2005). Prosodies with Special Reference to Iberian Languages. Berlin, New York: Mouton de Gruyter. [ 365 pp.] 

Freitas, M. João (ed.) (2003). Journal of Portuguese Linguistics, volume 2, n.º 1, volume On the Acquisition of Portuguese.

João Costa & M. João Freitas (eds.) (2002). Proceedings of the GALA’2001 Conference on Language Acquisition. Lisboa: APL. [326 pp.]

Faria, Isabel & M. João Freitas (eds.) (1995). Studies on the Aquisition of Portuguese. Lisboa: APL/Ed. Colibri. [214 pp.]

 

Papers in journals

Afonso, C. & Freitas (forthcoming) Os *caracoles são *azules? Dados espontâneos e experimentais sobre a aquisição dos plurais das palavras com lateral final. Reista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. 

Zhou, C., M. J. Freitas & A. Castelo (forthcoming) A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por falantes chineses. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas.

Ramalho, A. M. & M. J. Freitas (2017) Word-initial rothic clusters in typically developing children. Clinical Linguístics & Phonetics. DOI: 10.1080/02699206.2017.1359857.

Ramalho, A. M., C. Lazzarotto-Volcão & M. J. Freitas (2017) Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu. Matraga - Estudos Linguísticos e Literários. 24 (41), 497-523. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28714.

Afonso, C. & M. J. Freitas (2017) Um polvo é igual a um pato? Sobre o impacto das variáveis fonológicas na avaliação do conhecimento metalinguístico. Revista da Associação Portuguesa de Linguística., nº 3, pp. 1-20.

Antunes, S., A. Mendes, A. Gonçalves, M. Janssen, N. Alexandre, A. Avelar, A. Castelo, I. Duarte, M. J. Freitas, J. Pascola & J. Pinto (2016) Apresentação do corpus de de português língua estrangeira/língua segunda - COPLE 2. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº 1, pp. 37-56.

Freitas, M. J., C. Afonso & A. Castelo (2015) Quantas sílabas tem “cháv(e)na”? Sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar. In Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 10, pp. 31-58.

Almeida, L., Y. Rose & M. J. Freitas (2015) Acquisition des attaques branchantes par des enfants bilingues simultanés portugais-français. LIDIL – Revue de Linguistique et de Didactique des Langues, 14, pp. 407-436.

Afonso, Catarina, Anabela Gonçalves & M. João Freitas (2014) A princesa ficou *adormir ou a dormir? Dados sobre a consciência da unidade palavra em Português europeu, In Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 9, pp. 35-58.

Santos, Rita, M. João Freitas & João Veloso (2014) Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico, in Revista DiacríticaCiências da Linguagem, Universidade do Minho, vol. 28 (1), nº 1, pp. 407-436. 

Nogueira, P. & M. J. Freitas (2014) Desenvolvimento fonológico em crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade nascidas com muito baixo peso. ALFA – Revista de Linguística. Volume 58, n.3, 2014, pp. 677-702.

Freitas, M. João, Letícia Almeida & Teresa Costa (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, volume 16, número especial (2012-2) sobre Aquisição da Linguagem. Universidade Federal de Juiz de Fora, pp. 85-108.

Freitas, M. João, Anabela Gonçalves & Fernanda Gonçalves (2010). Aspectos fonológicos e morfossintácticos da aquisição dos ditongos nasais em Português europeu. Diacrítica, volume 24 (1). Universidade do Minho: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, pp. 249-266.

Afonso, Catarina, M. João Freitas & Dina Alves (2009). Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças dos 4 aos 6 anos de idade. Cadernos de Saúde, volume 2 (2). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, pp. 31- 41.

Oliveira, Fátima, Inês Duarte, M. João Freitas, Anabela Gonçalves, Matilde Miguel & Celeste Rodrigues (2006). Derivações sintácticas e interpretação semântica. Letras de Hoje, volume 143. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (volume organizado por M. Cristina Figueiredo Silva, Gabriela Matos & Sérgio Menuzzi e subordinado ao tema Português Brasileiro & Português Europeu: Estudos em Morfologia, Sintaxe, Aquisição e Processamento), pp. 143-159.

Fikkert, P. & M. João Freitas (2006). Allophony and allomorphy cue phonological acquisition: evidence from the acquisition of the European Portuguese vowel system. Catalan Journal of Linguistics, volume 5 (volume organizado por Conxita Lleó & Anna Gavarró e subordinado ao tema ‘The Acquisition of Romance’), pp. 83-108.

Vigário, Marina, M. João Freitas & Sónia Frota (2006). Grammar and frequency effects in the acquisition of prosodic words in European Portuguese. Language and Speech, volume 49 (2) (volume organizado por Katherine Demuth  e subordinado ao tema ‘The Acquisition of Prosodic Words’), pp. 175-204.

Fikkert, Paula & M. João Freitas (2004). The role of language specific phonotactics in the acquisition of onset clusters. In Leonie Cornips & Jenny Doetjes (org.s) Linguistics in the Netherlands 2004. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, pp. 58-68. 

Freitas, M. João (2003). The acquisition of Onset clusters in European Portuguese. Probus. International Journal of Latin and Romance Linguistics, volume 15 (1), organizado por Jurgen Meisel, pp. 27- 46. 

Freitas, M. João & Celeste Rodrigues (2003). On the nature of sC-clusters in European Portuguese.  Journal of Portuguese Linguistics, volume 2 (2), organizado por Leo Wetzels, pp. 55-86.

Freitas, M. João (2001). Sons de ataque: segmentos complexos, grupos segmentais  e representações fonológicas na aquisição do Português Europeu. Letras de Hoje, volume 36  (3) (volume organizado por Regina Lamprecht e Sérgio Menuzzi). Porto Alegre: PUCRS, pp. 67-84.

Freitas, M. João (1993). Sílaba e desenvolvimento fonológico: questões preliminares. In Revista Internacional de Língua Portuguesa, volume 10, pp. 97‑108.

 

Chapters in books

Lousada, Marisa, Dina Alves & M. João Freitas (2017) Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos. In Freitas, M. João & Ana Lúcia Santos (eds.) Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. 

Freitas, M. João (2017) A sílaba. In Freitas, M. João & Ana Lúcia Santos (org.s)Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Ferreira-Gonçalves, G & M. J. Freitas. (2016) Acquisition of Phonology. In Wetzels, L., J. Costa & S. Menuzzi (eds.) Handbook of Portuguese Linguistics. New Jersey, USA: John Wiley & Sons, Inc.

Costa, J., M. João Freitas & A. Gonçalves (2016) Linguística Clínica: alguns dados sobre o português. In Ana Maria Martins & Ernestina Carrilho (eds.) Manual de Linguística Portuguesa. MRL Series, De Gruyter.

Freitas, M. J. (2016) A sílaba na gramática do adulto e na aquisição de língua materna. In Ana Maria Martins & Ernestina Carrilho (eds.) Manual de Linguística Portuguesa. MRL Series, De Gruyter.

Castelo, A., R. Santos & M. J. Freitas (2016) O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade e diversidade. In B. Hlibowicka-Weglarz, J. Wisniewska & E. Jablonka (eds.) Línua Portuguesa: Unidade e Diversidade. Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie-Curie-Sklodowskiej. 

Santos, A. L., M. J. Freitas & A. Cardoso (2015) CEPLEXicon: um léxico de aquisição para o Português Europeu. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados, in A. Moreno, F. Silva & J. Veloso (eds.), Porto: APL, 505-512.

Ramalho, A. M., L. Almeida & M. J. Freitas (2015) Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados, in A. Moreno, F. Silva & J. Veloso (eds.), Porto: APL, 463-472.

Mendes, A., S. Antunes, N. Alexandre, A. Castelo, I. Duarte, M. J. Freitas, A. Gonçalves & J. Pinto (2015). Apresentação do “Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2”. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados, in A. Moreno, F. Silva & J. Veloso (eds.), Porto: APL, 77-88.

Freitas, M. J. & C. Afonso (accepted in 2014) “Os caracoles são azules? Dados espontâneos e experimentais sobre a aquisição dos plurais das palavras com lateral final”. In Ferreira-Gonçalves, G., M. Brum-de-Paula & M. Keske-Soares (eds.) Estudos em Aquisição Fonológica. Volume IV. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas.

Castelo, Adelina & M. João Freitas (2014) Conhecimento metafonológico em alunos do ensino superior: resultados e respetivas implicações didáticas, in Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, in F. Silva, I. Falé & I. Pereira (eds.), Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 185-197.

Afonso, C., A. Gonçalves & M. J. Freitas (2013) Como é que as crianças contam as palavras? Dados sobre a consciência lexical em Português europeu. In Textos Selecionados, XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, in F. Silva, I. Falé & I. Pereira (eds.), Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística, pp. in XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados, ed. F. Silva, I. Falé & I. Pereira, Coimbra: APL, 23-39.

Ramalho, M. & M. João Freitas (2012). Morphophonological complexity in the acquisition of EP: the case of nominal plural forms with final nasal diphthongs. In S. Ferré, Prévost, P., Tuller, L., and Zebib, R. (eds.) Selected Proceedings of the Romance Turn IV Workshop on the Acquisition of Romance Languages. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, pp. 27-52.

Almeida, Letícia, Yvan Rose & M. João Freitas  (2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp 66-78.

Duarte, Inês, M. João Freitas, Anabela Gonçalves, Matilde Miguel & Celeste Rodrigues (2012). Geometria de Traços e distribuição de pronomes sujeito em PE e em PB. In Costa, M. Armanda & Inês Duarte (eds.) Nada na Linguagem lhe é Estranho. Volume de Homenagem a Isabel Hub Faria. Porto: Afrontamento, pp. 403-422.

Alves, Dina, Isabel Hub Faria & M. João Freitas (2010). O efeito das propriedades fonológicas do segmento em tarefas de consciência segmental. In Freitas, M. João, Anabela Gonçalves & Inês Duarte (eds.) Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri, pp. 19-44. 

Afonso, Catarina & M. João Freitas (2010). Consciência fonológica e desenvolvimento fonológico: o caso do constituinte Ataque em Português europeu. In Freitas, M. J, A. Gonçalves & I. Duarte (org.s) Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri, pp. 45-68.

Castelo, Adelina, M. João Freitas & Fátima Miguens (2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Freitas, M. J, A. Gonçalves & I. Duarte (eds.) Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri, pp. 119-144. 

Almeida, Letícia, Teresa Costa & M. João Freitas (2010) Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu. In Brito, Ana Maria, F. Silva, João Veloso & Alexandra Fiéis (eds.) Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. Porto: APL, pp. 153‑168. 

Almeida, Letícia & M. João Freitas (2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue. In Frota, Sónia & Ana Lúcia Santos (eds.) Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL (APL). Lisboa: APL, pp. 23-32.

Freitas, M. João (2007). On the effect of (morpho)phonological complexity in the early acquisition of unstressed vowels in European Portuguese’. In Prieto, Pilar, Joan Mascaró & María-José Solé (eds.) Segmental and Prosodic issues in Romance Phonology. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, pp. 79‑98.

Correia, Susana, Teresa Costa & M. João Freitas (2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu. In Lobo, Maria & M. Antónia Coutinho (eds.). Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. Lisboa: APL, pp. 273-286.

Costa, Teresa, M. João Freitas, Sónia Frota, Fernando Martins & M. Vigário (2007). Sobre o Ponto de Articulação na periferia esquerda. In Lobo, Maria & M. Antónia Coutinho (eds.) Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 315-328.

Freitas, M. João, Sónia Frota, Marina Vigário & Fernando Martins (2006). Efeitos prosódicos e efeitos de frequência no desenvolvimento silábico em Português Europeu. In Oliveira, Fátima & Joaquim Barbosa (eds.) Textos Seleccionados do XXI Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 397-412.

Freitas, M. João (2005). A sílaba. In Mateus, M. Helena, Isabel Falé & M. João Freitas. Fonética e Fonologia. Lisboa: Universidade Aberta, pp. 244-277.

Freitas, M. João (2003). Os pontos nos seus lugares: as líquidas na aquisição do Português Europeu'. In Castro, Ivo & Inês Duarte (eds.) Razões e Emoção. Estudos para Maria Helena Mateus. Lisboa: INCM, pp. 307-326.

Delgado-Martins, Raquel & Freitas, M. João (2003). Estruturas temporais da fala: lendo notícias na TV. In Delgado-Martins, Raquel (ed.) Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação. Lisboa: Editorial Caminho, pp. 225-230.

Delgado-Martins, Raquel & Freitas, M. João (2003). Contributo para a identificação de elementos estruturadores da entoação na leitura. In Raquel Delgado-Martins (ed.) Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação. Lisboa: Editorial Caminho, pp. 231-240.

Delgado-Martins, Raquel & Freitas, M. João (2003). Estruturação temporal da fala: análise acústica e reconhecimento perceptivo. In Raquel Delgado-Martins (ed.) Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação. Lisboa: Editorial Caminho, pp. 263-270.

Freitas, M. João (2002). Pratos, patos e p[ɨ]ratos: o caso da aquisição dos Ataques complexos em Português Europeu. In Mateus, M. Helena & Clara Nunes Correia (eds.) Saberes no Tempo. Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos. Lisboa: Edições Colibri, pp. 299-314.

Costa, João & Freitas, M. João (2001). Sobre a representação das vogais nasais em Português Europeu: evidência dos dados da aquisição. In Matzenauer, Carmen (ed.) Aquisição de Língua Materna e de Língua Estrangeira. Aspectos FonéticoFonológicos. Pelotas: Educat, pp. 87-110.

Freitas, M. João, Matilde Miguel & Isabel Faria (2001). Interaction between Prosody and morphosyntax: plurals within Codas in the acquisition of European Portuguese. In Höehle, Barbara & Jurgen Weissenborn (eds.) Approaches to Bootstrapping. Phonological, Lexical, Syntactic and Neurological Aspects of Early Language Acquisition. Amsterdam: John Benjamins Publishers, volume 2, pp. 45‑58.

Freitas, M. João (2000). O conhecimento fonológico. In Duarte, Inês. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, Capítulo 5, pp. 215-291.

Duarte, Inês & Freitas, M. João (2000). O oral e o escrito. In Duarte, Inês. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, Capítulo 8, pp. 379-420.

Faria, I. & M. João Freitas (1997). Níveis de processamento silábico em Língua Materna: de que modo as imitações realizadas pelas crianças fornecem informação sobre fases de aquisição fonológica? In Lima, Isabel, Fátima Oliveira, Ana Maria Brito & Rosa Martelo (eds.) Sentido que a Vida Faz. Estudos para Óscar Lopes. Porto: Campo de Letras, pp. 601-615.

Freitas, M. João (1995). Alveolar trill(ions) of problems: evidence from children acquiring European Portuguese syllables. In Hub Faria, Isabel & M. João Freitas (eds.) Studies on the Acquisition of Portuguese. Lisboa: Ed. Colibri/APL, pp. 55‑70.

Freitas, M. João (1992). Contributo para o estudo de padrões de estruturação temporal da fala no Português Europeu. In Isabel Pereira, Ana Isabel Mata & M. João Freitas (eds.) Estudos em Prosódia. Lisboa: Ed. Colibri, pp. 75-103.

 

Papers in proceedings

Alves, Dina & M. João Freitas (2014). Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica. In F. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (eds.). Atas do 10º Encontro Nacional, 8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Braga: CIEC, Universidade do Minho, pp. 169-179.

Almeida, Letícia, Yvan Rose & M. João Freitas (2012). Prosodic influence in bilingual phonological development: evidence from a Portuguese-French language learner. Alia K. Biller, Esther Y. Chung & Amelia E. Kimball (eds.) Proceedings of the 36th Boston University Conference on Language Development. Sommerville: Cascadilla Press, pp. 42-52.

Castelo, A. & M. João Freitas (2009). Explicitação do conhecimento fonológico em Língua Materna. In Actas do 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - Gramática, para que te quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades. Lisboa: APP, pp. 1-15.

Freitas, M. João (2004). The vowel [@] in the acquisition of European Portuguese. In van Kampen, Jacqueline & Sergio Baauw (eds.) Proceedings of GALA 2003. Utrecht: LOT, pp. 163-174.

Vigário, Marina, M. João Freitas & Sónia Frota (2003). From signal to grammar: rhythm and the acquisition of syllable structure. In Beachley, Barbara, Amanda Brown & Frances Colin (eds.) Proceedings of the 27th Annual Boston University Conference on Language Development. Sommerville: Cascadilla Press, pp. 809-821.

Duarte, Inês, M. João Freitas, Anabela Gonçalves & M. João Horta (2003). O IRC como uma nova situação de uso da língua: implicações educativas. In Dias, Paulo & C. Varela de Freitas (org.s). Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – 5º Simpósio Internacional em Informática Educativa. Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho. [CD-Rom; ISBN 972-8746-13-X]

Freitas, M. João (2003). O ponto de articulação das laterais em Ataque simples na aquisição do Português Europeu. In Actas do II Congresso Internacional da ABRALIN. Fortaleza: ABRALIN, pp. 219-223.

Costa, Teresa & M. João Freitas (2003). Obstruções na aquisição. A propósito da natureza dos estádios iniciais de desenvolvimento segmental. In Mendes, Amália & Tiago Freitas (eds.) Actas do XVIII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 275-292.

Freitas, M. João (2002). Estatutos de [@] na aquisição do Português Europeu. In Duarte, Isabel, Joaquim Barbosa, Sérgio Matos & Thomas Hüsgen (eds.) Encontro Comemorativo dos 25 Anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: CLUP, volume 2, pp. 99-110.

Freitas, M. João (2001). Os ping[w]ins são diferentes dos c[w]elhos? Questões sobre oclusivas velares, semivogais e arredondamentos na aquisição do Português Europeu. In Nunes Correia, Clara & Anabela Gonçalves (eds.) Actas do XVI Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 213-226.

Freitas, M. João (2001). Syllabic constituency and segmental emergence: Evidence from the acquisition of European Portuguese. In Almgren, Margareta, Andoni Barrena, María-José Ezeizabarrena, Itziar Idiazabal & Brian MacWhinney (eds.) Research on Child Language Acquisition. Proceedings of the 8th Conference of the International Association for the Study of Child Language. Sommerville: Cascadilla Press, pp. 813-826.

Costa, João & M. João Freitas (2001). Morphological and/or phonological place holders? In P. Blanchard, R. Lima, L. Streit & R. Vilela Mendes (org.s) The Sciences of Complexity. Workshop on Rhythmic Patterns, Parameter Setting & Language Change: Why and How. Zentrum fur Interdisziplinare Forschung der Universitat Bielefeld (available in CD-ROM).

Freitas, M. João (2000). O grupo consonântico 's+C' em início de palavra na aquisição do Português Europeu. In Vieira de Castro, Rui & Pilar Barbosa (eds.) Actas do XV Encontro Nacional da APL. Braga: APL, pp. 499-512.

Freitas, M. João (1999). Estatutos das consoantes que fecham sílabas no Português Europeu: evidência dos dados da aquisição. In Macário Lopes, A. Cristina & Cristina Martins (eds.) Actas do XIV Encontro Nacional da APL. Braga: APL, pp. 541-556.

Costa, João & M. João Freitas (1999). V e CV como estruturas não marcadas: evidência da aquisição do Português Europeu. In Macário Lopes, A. Cristina & Cristina Martins (eds.) Actas do XIV Encontro Nacional da APL. Braga: APL, pp. 397-416.

Freitas, M. João & Isabel Faria (1999). Order of acquisition for syllable structure: evidence from Portuguese children. In Pinto, Maria da Graça, João Veloso & Belinda Maia (eds.) Proceedings of the 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 297-304.

Freitas, M. João (1998). Os segmentos que estão nas sílabas que as crianças produzem: localidade silábica e hierarquia de aquisição. In Mota, Maria Antónia & Rita Marquilhas (eds.) Actas do XIII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 303-324.

Fikkert, Paula & M. João Freitas (1998). Acquisition of syllable structure constraints: evidence from Dutch and Portuguese. In Sorace, Antonella, Caroline Heycock & Richard Shillcock (eds.) Proceedings of the GALA'97 Conference on Language Acquisition. Edinburgh: University of Edinburgh, pp. 217-222.

Matos, Gabriela, Matilde Miguel, M. João Freitas & Isabel Faria (1998). Functional categories in early acquisition of European Portuguese. In Antonella Sorace, Caroline Heycock & Richard Shillcock (eds.) Proceedings of the GALA'97 Conference on Language Acquisition. Edinburgh: University of Edinburgh, pp. 115-120.

Freitas, M. João & Matilde Miguel (1998). Prosodic and syntactic interaction: the acquisition of NP functional projections in European Portuguese. In Cambier-Langeveld, Tina, Anikó Lipták & Michael Redford (eds.) ConSOLE6 - Proceedings. Leiden: SOLE, pp. 27-44.

Freitas, M. João (1996). Onsets in early words. In Bernhardt, Barbara, John Gilbert & David Ingram (eds.) Proceedings of the UBC International Conference on Phonological Acquisition. Sommerville: Cascadilla Press, pp. 76-84.

Freitas, M. João (1996). Uma questão de Ataque silábico nas primeiras palavras. In Duarte, Inês & Matilde Miguel (eds.). Actas do XI Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 283-296.

Gonçalves, Anabela & M. João Freitas (1996). Estatuto de a em construções aspectuais do Português. Evidências da Aquisição na interacção Fonologia/Sintaxe. In Duarte, Inês & Matilde Miguel (eds.) Actas do XI Encontro da APL, volume III. Lisboa: APL, pp. 297-313.

Faria, Isabel, Armanda Costa, Inês Duarte & M. João Freitas (1995). Se o paradigma da ciência cognitiva se tornasse dominante no âmbito da educação, que mudanças poderíamos esperar ao nível do ensino da Língua Materna? In Duarte, Inês & Isabel Leiria (eds.) Actas do Congresso Internacional sobre o Português. Lisboa: Ed. Colibri/APL, pp. 415-444.

Costa, Armanda, Isabel Faria, M. João Freitas, Luísa Figueira & Helena Nicolau (1995). Processing problematic syntactic contexts while reading aloud. In Stefania Stame (eds.) Proceedings of IVth ISAPL Congress.Cesena: Ed. Ponte Vecchio, pp. 41-46.

Faria, Isabel, Armanda Costa, M. João Freitas & Luísa Figueira (1994). Processamento da informação na leitura oral em situação de stress: construção do desenho experimental e análise dos resultados. In Actas do IX Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 211-234.

Delgado-Martins, Raquel & M. João Freitas (1993). Estruturação temporal da fala: análise acústica e reconhecimento perceptivo. In Actas do Encontro de Processamento da Língua Portuguesa Escrita e Falada. Lisboa: INESC, pp. 197-202.

Delgado-Martins, Raquel & M. João Freitas (1992). Contributo para a identificação de elementos estruturadores da entoação na leitura. In Actas do VII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 93-105.

Delgado-Martins, Raquel & M. João Freitas (1991). Temporal structure of speech: reading news on TV. In Proceedings of the ESCA Workshop on Phonetics and Phonology of Speaking Styles: Reduction and Elaboration in Speech. Barcelona: ESCA, pp. 19.1-19.5.

Pereira, Isabel & M. João Freitas (1990). Valores do silêncio: contributo para um estudo da pausa na delimitação do grupo entoacional em Português. In Actas do V Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 171-186.

Freitas, M. João (1988). Elementos para um estudo do tempo real no discurso. In Actas do III Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, pp. 229-244.

 

Graduate students

PhD

  • Susana Correia (2009). The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese. FCT grant: SFRH/BD/21696/2005.
  • Teresa da Costa (2010). The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: Focus on Place and Manner Features. FCT grant: SFRH / BD / 28444 / 2006 (co-supervisor: Clara Levelt, Leiden University, Holland).
  • Letícia Almeida (2011). Acquisition de la Structure Syllabique en contexte de Bilinguisme Simultané Portugais-Français. FCT grant: FSRH/BD/27733/2006 (co-supervisor: Yvan Rose, Memorial University of Newfoundland, Canada).
  • Adelina Castelo (2012). Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu. FCT grant: SFRH/36669/2007.
  • Dina Alves (2012). Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita. FCTgrant: SFRH/BD/47271/2008 (co-supervisor: Isabel Faria, UL).
  • Roberta Freitas Dias (2014). Consciência Fonológica nos Desvios Fonológicos – Avaliação e Terapia. CAPES grant - processo BEX 10379/12-6 (supervisor: Carolina Mezzomo, UFSM, Brazil).
  • Ana Catarina Baptista (2015). O Desenvolvimento Fonológico de Crianças com Otites Médias com Derrame: Estudo Longitudinal. Doctoral Programme Voz, Linguagem e Comunicação (FLUL / FMUL); (co-supervisor: Óscar Dias, FMUL).
  • Catarina Afonso (2015). Complexidade Prosódica e Consciência Fonológica no 1º Ciclo do Ensino Básico. Doctoral Programme Voz, Linguagem e Comunicação (FLUL / FMUL).
  • Ana Margarida Ramalho (2017). FCT grant: SFRH / BD / 88966 / 2012 (co-supervisors: Fernanda Gonçalves, U. Évora; Dina Alves, ESS-IPS).
  • Francisco Vicente (in progress). Fundação Calouste Gulbenkian grant: 127143/2012 (co-supervisor: Ana Ruth Miranda, UFP, Brazil).
  • Rita Santos (in progress); (co-supervisor: Lourenço Chacon, UNESP, Brazil).
  • Chao Zhou (in progress): (co-supervisor: Anabela Rato, University of Toronto, Canada).
  • Sylvie Capelas (in progress): (co-supervisor: Marisa Lousada, Universidade de Aveiro, Portugal).

 

Graduate students

MA

  • Teresa da Costa (2003). A aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes no Português Europeu: um Estudo de Caso. FLUL.
  • Isabel Araújo (2004). A Percepção do Acento em Português por Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Descrição, Aplicações e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. FLUL.
  • Susana Correia (2004). A Aquisição da Rima em Português Europeu – Ditongos e Consoantes em Final de Sílaba. FLUL (co-supervisor: Maria Helena Mateus).
  • Susana Vieira (2005). A Aquisição das Consoantes Líquidas por Crianças com Desvios Fonológicos Portadoras de Implante Coclear. FLUL/ESE de Leiria.
  • Inês Oliveira (2006). A Aquisição do Sistema Vocálico por Falantes de Português Europeu como Língua não Materna. FLUL (co-supervisor: Isabel Leiria).
  • Letícia Almeida (2006). L’Acquisition des Codas non Finales par un Enfant Bilingue en Portugais et Français. FLUL (co-supervisor: Antónia Mota).
  • Patrícia Nogueira (2007). Desenvolvimento Fonológico em Crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade Nascidas com Baixo Peso. Universidade Católica Portuguesa (co-superviso:r Isabel Guimarães, ESSA).
  • Marcos Gonçalves (2008). Português Europeu e Galego: Estudo Fonético e Fonológico das Consoantes em Rima Medial. FLUL (co-supervisor: Celeste Rodrigues).
  • Catarina Afonso (2008). Complexidade prosódica e Segmentação de Palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. Universidade Católica Portuguesa/ Escola Superior de Saúde de Alcoitão (co-supervisor: Dina Alves, IPS).
  • Francisco Vicente (2009). Consciência Fonológica no Ensino Básico em Moçambique. FLUL (co-supervisor: Dina Alves, IPS).
  • Ana Margarida Ramalho (2010). Aquisição do Plural dos Nomes Terminados em Ditongo Nasal – Estudo com crianças entre os 3 e os 7 anos. Universidade de Évora (co-supervisor Fernanda Gonçalves, Universidade de Évora).
  • Sílvia Pais Barbosa (2010). Vocalismo Átono e os Sufixos –inh- e –zinh-: Um Estudo de Juízos de Aceitabilidade em Falantes do Português Europeu. FLUL (co-supervisor Fernando Martins).
  • Rita Alexandre (2010). A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Manipulação. Mestrado em Terapia da Fala, Universidade Católica Portuguesa e Escola Superior de Saúde de Alcoitão (supervisor: Anabela Gonçalves).
  • Magda Costa (2010). A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Reconstituição. Mestrado em Terapia da Fala, Universidade Católica Portuguesa e Escola Superior de Saúde de Alcoitão (supervisor: Anabela Gonçalves).
  • Ana Rita Castanheira (2010). A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Identificação. Mestrado em Terapia da Fala, Universidade Católica Portuguesa e Escola Superior de Saúde de Alcoitão (supervisor: Anabela Gonçalves).
  • Manuel Domingos (2011) Nasalidade Vocálica em Português. Pista para Identificação Forense de Falantes. FLUL (supervisor: Fernando Martins).
  • Rita Santos (2013). Aquisição de Grupos consonânticos e seu impacto nos Desempenhos Escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico. FLUL. Orientação (co-supervisor: João Veloso,  FLUP).
  • Suellen Vaz Sousa (2015) Análise de Registros Ortográficos de Consoantes Soantes no Início da Alfabetização. UNESP (supervisor: Lourenço Chacon, UNESP).
  • Chao Zhou (2017) Aquisição de consoantes líquidas do português europeu por falantes adultos chineses. FLUL (co-supervisor: Adelina Castelo, IPM, Macau, China).
  • Yang Yang (in progress). (co-supervisor: Letícia Almeida, CNRS, France).
  • Inês Catarino (in progress). (co-supervisor: Letícia Almeida, CNRS, France).

 

Foreign Students (PhD, post-doc)

  • Cristiane Lazzarotto-Volcão (2008-2009). Estágio de doutoramento no exterior, PDEE, CAPES, Brazil.
  • Vanessa Giacchini (2012-2013). Estágio de doutoramento no exterior, PDEE, CAPES, Brazil.
  • Roberta Freitas Dias (2012-2013). Estágio de doutoramento no exterior, PDEE, CAPES, Brazil.
  • Ana Cândida (2015-2016). Estágio de doutoramento no exterior, PDEE, CAPES, Brazil.
  • Lourenço Chacon (2012-2013). Pós-doutoramento no exterior, CNPq, CAPES, Brazil.
  • Cristiane Lazzarotto-Volcão (2015-2016). Pós-doutoramento no exterior, CNPq, CAPES, Brazil.

 

Language Resources

Ramalho, A. M., L. Almeida & M. J. Freitas (2014) CLCP - PE: Avaliação Fonológica da Criança - Crosslinguistic Child Phonology Project - Português Europeu. IGAC - registo nº 67/2014.

Ramalho, A. M., L. Almeida & M. J. Freitas (2017) CLCP - PE: Avaliação Fonológica da Criança. Resources CLUL, www.clul.pt.

Freitas, M. J., R. Santos, A. Tanganho, M. Rocha & P. Oliveira (2016) Child-Adult Intercation: A Database on European Portuguese, CLUL, Anagrama, version 4.0, resources CLUL, www.clul.pt.

Gonçalves, A., A. Mendes, S. Antunes, M. Jannsen, N. Alexandre, A. Avela, A. Castelo, I. Duarte, M. J. Freitas, J. Pascola & J. Pinto (2015) Corpus de Português Língua Estrangeira/Lìngua Segunda. ISLRN: 642-718-655-040-0, resources CLUL, www.clul.pt. 

Santos, Ana L., M. J. Freitas & A. Cardoso (2014) CEPLEXicon - A Lexicon of Child European Portuguese (ISRLN: 408-817-203-152-3, ELRA ID: ELRA-L0094 http://www.clul.ul.pt/pt/recursos/542)

Freitas - European Portuguese,The PhonBank Project - CHILDES, Brian MacWhinney & Yvan Rose (http://childes.psy.cmu.edu/phon/)

Correia, Costa & Freitas - European Portuguese, The PhonBank Project - CHILDES, Brian MacWhinney & Yvan Rose (http://childes.psy.cmu.edu/phon/)