Gramática & Recursos
Grau académico
Mestrado
Situação profissional
Estudante de doutoramento (Bolsa FCT SFRH/BD/131672/2017)
Áreas de Investigação
Aquisição da linguagem, Semântica
CV
Instituição
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição
Fevereiro 2018 Abril 2022

Bolseira de doutoramento (FCT/SFRH/BD/131672/2017).

Março 2017 Janeiro 2018

Bolseira de investigação no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) – Grupo Gramática e Recursos.

2013 2017

Docente de Português como Língua Estrangeira (PLE) no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) da Universidade de Lisboa níveis A1, A2 e B1.

2015; 2016; 2017

Docente do curso intensivo "Oficinas de Escrita" da Universidade de Lisboa. Módulos: Estrutura sintática e pontuação, Áreas críticas da construção frásica, Questões de ortografia.

2013 2015

Colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) – implementação de experiências em E-prime e SMI Eyetracking, recolha e tratamento de dados, anotação linguística (CRPC - Corpus de Referência do Português Contemporâneo).

Projetos concluídos em que foi Membro
Designação I.R.
CLAP - Completivas na Aquisição do Português
Ana Lúcia Santos

Publicações selecionadas

Flores, C., Santos, A. L., Almeida, L., Jesus, A., & Marques, R. (2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins.
Jesus, A., Marques, R., & Santos, A. L. (2019). Semantic features in the acquisition of mood in European Portuguese. Language Acquisition, 26(3). http://doi.org/DOI: 10.1080/10489223.2019.1570203
Santos, A. L., Jesus, A., & Abalada, S. (2019). How do children interpret novel control verbs?. In Proceedings of the 43rd annual Boston University Conference on Language Development (Megan M. Brown & Brady Dailey, pp. 585-598). Somerville, MA: Cascadilla Press.
Flores, C., Santos, A. L., Jesus, A., & Marques, R. (2017). Age and input effects in the acquisition of mood in Heritage Portuguese. Journal Of Child Language, 44(4), 795-828. http://doi.org/10.1017/s0305000916000222

Todas as publicações

Data Título da conferência Tipo Autores Instituição Docs
2018
-
How do children interpret novel control verbs?

43rd Boston University Conference on Language Development (BUCLD)

Poster
Avaliado por pares
Ana Lúcia Santos, Alice Jesus, Silvana Abalada Boston
2018
-
Constraints on the use of subjunctive in Brazilian Portuguese: a production study Poster
Avaliado por pares
Ana Lúcia Santos
Alice Jesus
Rui Marques
Association canadienne de linguistique / Canadian Linguistic Association. University of Regina
Regina
2017
-
Controlo de objeto com infinitivo (não) flexionado

XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Ana Lúcia Santos, Alice Jesus, Silvana Abalada Évora
2017
-
On children’s interpretation of object control with (un)inflected infinitives

XIII International Symposium of Psycholinguistics

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Ana Lúcia Santos, Alice Jesus, Silvana Abalada Braga
2016
-
Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood

Going Romance

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Ana Lúcia Santos
Alice Jesus
Letícia Almeida
Rui Marques
Frankfurt
Outras Comunicações

Jesus, A. (2019). Belief reports and mood contrasts in the acquisition of European Portuguese. 6th Bucharest Colloquium of Language Acquisition (BUCLA6). November 16.

Lungu, O., R. Marques, A. L. Santos & A. Jesus (2015). Simultaneous interpretations of complement clauses in European Portuguese child language. Poster. Romance Turn VII. Venice, October 1-3.

Jesus, A., R. Marques & A. L. Santos (2015). The acquisition of mood in complement clauses: epistemicity and veridicality. Poster. Generative Approaches to Language Acquisition (GALA). Université de Nantes, September 10-12.

Jesus, A. (2014). Mood selection in early complement clauses of European Portuguese. 13th International Congress for the Study of Child Language (IASCL). Amsterdam, July 14-18.

Flores, C., A. L. Santos, R. Marques & A. Jesus (2014). The role of input in the acquisition of mood by heritage speakers of European Portuguese. 13th International Congress for the Study of Child Language (IASCL). Amsterdam, July 14-18.