Início | Fim | Descrição |
---|---|---|
Abril de 2012 | Membro da equipa de investigação do projeto Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna – 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. |
|
2011 | Participante no Grupo de Pesquisa “Cultura e Educação na América Portuguesa”, com coordenação da Professora Thaís Nívia de Fonseca (UFMG – Belo Horizonte) e do Professor António César Santos. |
|
2009 | 2010 | Membro da equipa do programa de Integração de Médicos Imigrantes (Projecto de Ensino de Português LE para fins específicos - área de Medicina, financiado pelo Ministério da Saúde/Gulbenkian) – coordenado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelo Professor Doutor João Malaca Casteleiro. |
2006 | 2008 | Membro da equipa do Projecto de didatização de textos literários – SULLI, No Caminho do Livro - coordenado em Portugal pelo Professor Doutor Hurrideo Beefun (FLUL) e financiado pela Comissão Europeia. |
2005 | 2007 | Membro da equipa do Projecto de Ensino de Português LE para fins específicos - área de Enfermagem – coordenada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelo Professor Doutor João Malaca Casteleiro, no âmbito do Programa EQUAL. |
Junho, Setembro e Outubro de 2000 | Outubro de 2000 | Membro da equipa do Projecto "Bibliografia Comparatista em Portugal" promovido pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
Publicações selecionadas
Todas as publicações
(2016). Documentary Evidence in Early Modern Portugal and Overseas: A Window to Literacy Practices. In , in Reading and writing from below: exploring the margins of modernity (pp. 251-268). , Umeå: Umeå University & The Royal Skyttean Society. . |
|
(2015). Língua, companheira do império: sentidos da educação ameríndia em língua portuguesa. In Origens da Educação Escolar no Brasil Colonial Vol. IV (T. Cézar, M. A. B. Ribas and others, Vol. IV, pp. 57-90). Maringá. . |
|
(2014). Sentidos da instrução dos ameríndios em língua portuguesa (séculos XVI a XVIII). História Questões & Debates - Dossiê - Cultura Escrita, Educação E Instrução No Antigo Regime Português 60. Retrieved from http://dx.doi.org/10.5380/his.v60i1 . |
|
(2012). Por obra do Espírito Santo: jesuítas de Évora entre os gentios do Brasil, in Universidade de Évora (1559-2009) : 450 anos de modernidade educativa. In (S. Pereira and F. L. Vaz. Lisboa: Chiado, pp. 241-258). . . |
|
(2009). O significado da expulsão dos jesuítas na educação brasileira. Revista Brotéria 169. . |
|
(2009). Transferência da Corte: abordagens nos manuais escolares de Portugal e Brasil. In FGV (A Escrita da História Escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, pp. 309-328). . . |
|
(2007). Etapas para a aplicação de cursos de PLE (geral e para fins específicos): reflectir para agir!. . . |
|
(2007). Características inovadoras no ensino de português LE no Brasil, in Repensar a Escola Hoje: o contributo dos Jesuítas. In (pp. 289-306). Gonçalves et al. Braga: ALETHEIA- Universidade Católica Portuguesa. . |
|
(2007). Para uma História da Didáctica do Português Língua Não Materna, in Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa - Homenagem ao Professor João Malaca Casteleiro. In (pp. 41-52). Mata & M. J. Grosso. Macau: Universidade de Macau/ Instituto Politécnico de Macau / Departamento de LCP. . |
|
(2007). A Falar é que a Gente se Entende, in Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa - Homenagem ao Professor João Malaca Casteleiro. In (pp. 53-64). Mata & M. J. Grosso. Macau: Universidade de Macau/ Instituto Politécnico de Macau / Departamento de LCP. . |