Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Pós-doutoramento
Situação profissional
Professora Auxiliar
Áreas de Investigação
Aquisição da linguagem, Fonologia, Bilinguismo infantil, Perturbações da Linguagem
Instituição
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição
Setembro 2020

Professora Auxiliar, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Outubro de 2019 Setembro de 2020

Investigadora, Covirtua Healthcare

Outubro de 2016 Junho de 2019

Investigadora de Pós-Doutoramento no Laboratoire Dynamique Du Langage, UMR 5596, Centre National de la Recherche Scientifique e Université de Lyon.

Setembro de 2015 Agosto de 2016

Professora Assistente, Departamento de Ciências da Linguagem, Université François-Rabelais, Tours, França

Setembro de 2013 Agosto de 2015

Investigadora de Pós-Doutoramento, Université François-Rabelais, Tours, UMR Inserm U930, Laboratoire Imagerie et Cerveau, Équipe Autisme.

Dezembro de 2008 Agosto de 2013

Professora adjunta, Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica

Projetos concluídos em que foi Membro
Projetos externos
Título Instituição Link
Bilad – Bilingual Language Development: Typically Developping Children and Children with Language Impairment Université de Tours, França, Universidade de Oldenburg, Alemanha
Cross-Linguistic Child Phonology Project University of British Columbia, Canadá
PhonBank – A Shared Database for the Study of Phonological Development Memorial University of Newfoundland, Canada & Carnegie Mellon University, USA

Publicações selecionadas

Flores, C., Santos, A. L., Almeida, L., Jesus, A., & Marques, R. (2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins.
Ramalho, A. M., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL.
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Almeida, L., Rose, Y., & Freitas, M. J. (2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.

Todas as publicações

Data Título da conferência Tipo Autores Instituição Docs
2016
-
Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood

Going Romance

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Ana Lúcia Santos
Alice Jesus
Letícia Almeida
Rui Marques
Frankfurt
2009
-
"Estas portas e janelas: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu"

XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal
2009
-
"Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese"

workshop Complexity, Typology and Acquisition

Comunicação Oral
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees
Lyon