ALEAç

Em curso
Direcção Regional da Cultura - Região Autónoma dos Açores
João Saramago

Este projecto tem em vista a publicação de um conjunto de mapas linguísticos, de interesse lexical, fonético, fonológico e morfofonológico, representativos das especificidades dos dialectos açorianos, no âmbito mais vasto do atlas nacional. Concluídas as recolhas de dados dialectais naquele território e a sua transcrição fonética, constituiu-se uma base de dados que serve a cartografagem.

As recolhas foram financiadas pelo Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e, posteriormente, pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) através do Programa Estímulo para as Ciências Sociais e Humanas: Projecto: Atlas Linguístico e Etnográfico dos Açores (PCSH/C/LIN/534/93 e PCSH/C/LIN/1183/95).

O material foi recolhido nas 17 localidades do arquipélago que constituem a rede, deste espaço geográfico, para o ALEPG - Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza.

Mapa do Arquipélago dos Açores

O ALEAç é um conjunto de mapas linguísticos, de carácter essencialmente lexical, que cobre os seguintes temas:

A criação de gado

A vinha e o vinho

Os trabalhos do linho e da lã

Dos cereais ao pão

As árvores e o seu aproveitamento

As árvores de fruto

Os produtos da horta

As ervas, as flores e os arbustos

A agricultura e as fainas agrícolas

Ofícios e profissões

Os animais domésticos e de capoeira

Os equídeos e os arreios

A fauna selvagem

A fauna e flora marinhas

O ALEAç contém, também, um conjunto de mapas de carácter morfofonológico.

Em 2008 e 2010, foram publicados pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa / Imprensa Nacional – Casa da Moeda os volumes I e II dedicados respectivamente à: A criação de gado: O gado bovino, ovino e caprino. O leite e os derivados. O porco e a matança (Vol. I) e A vinha e o vinho. Os trabalhos do linho e da lã (Vol. II).

Face à impossibilidade de continuar a edição do ALEAç em papel, a equipa e a Direcção Regional da Cultura decidiram promover a sua edição online no site do Centro do Conhecimento dos Açores. Nela, encontram-se 1104 mapas lexicais e 70 morfonológicos e respectivas notas que poderão ser consultados em:

capa_Vol_I_atlas

Anteriores membros da equipa