ENABLER

ENABLER - European National Activities for Basic Language Resources

Concluído
Data
-
Referencia
IST - 2000 - 3.5.1.
Instituição financiadora
Comissão Europeia
IR do Projeto
Fernanda Bacelar do Nascimento

Descrição do projecto:
Nos últimos anos, a maior parte dos Programas Nacionais Europeus em HLT (Human Language Technologies) identificaram os Recursos Linguísticos como a área mais importante a financiar com fundos nacionais (investigação, indústria, serviços), dado serem os Recursos Linguísticos, hoje, unanimemente reconhecidos como componente central das infraestruturas linguísticas necessárias a um adequado desenvolvimento de aplicações e produtos em HLT e ao desenvolvimento industrial. A disponibilização de Recursos Linguísticos para o maior número possível de línguas é considerada condição necessária para o desenvolvimento de uma verdadeira Sociedade de Informação multilingue.

Assim, a parceria constituída para este projecto tem como objectivo principal desenvolver a cooperação entre actividades nacionais dos países europeus dedicadas à constituição de Recursos Linguísticos nas suas línguas. Pretende-se:

  • estabelecer um intercâmbio de informações;
  • identificar possibilidades de cooperação;
  • promover a compatibilidade e interoperacionalidade dos resultados, facilitando a transferência de tecnologias e a construção de Recursos Linguísticos multilingues;
  • desenvolver a visibilidade e o impacto estratégico das actividades nacionais no campo de HLT;
  • contribuir para a criação de uma rede geral que permita a cooperação de sectores públicos e privados, a níveis nacionais e internacionais, de modo a responder à necessidade de Recursos Linguísticos para as Tecnologias da Sociedade de Informação.

O CLUL distribuiu, em Portugal, o Inquérito ENABLER para inclusão, na rede geral dos Recursos Linguísticos, dos trabalhos existentes nas instituições portuguesas de investigação e ensino universitário.

Parcerias
Università degli Studi di Pisa
Institute for Language and Speech Processing
European Language Resources Distribution Agency
Center for Sprogteknologi
The Dutch Language Union
Institut d'Estudis Catalans
Institut fuer Phonetik und Sprachliche Kommunikation
CLUL - Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Prague Group of Computational Linguistics
Beltext - Universití de Liège
Department of Speech, Music and Hearing
Instituto Cervantes
Instituut voor Nederlandse Lexicologie