Especificidades das Variedades Africanas do Português face à Norma-Padrão do Português Europeu

Fundação Calouste Gulbenkian

Resumo:

Na sequência do projecto "Recursos Linguísticos para o Estudo das Variedades Africanas do Português", de que resultaram um corpus e um léxico comparáveis das 5 variedades africanas do português, o objectivo deste projecto é fornecer aos professores de português materiais organizados com vista à sua formação específica sobre os factos linguísticos que caracterizam as variedades africanas do português, de modo a permitir-lhes reconhecer as diversidades do português que os alunos oriundos dos PALOP dominam e que estão na origem das diferenças encontradas nas produções orais e escritas desses alunos, face à norma-padrão do português europeu. Os principais fenómenos a estudar no âmbito deste projecto serão de natureza morfológica, morfossintáctica e sintáctica.

Outras publicações

Bacelar do Nascimento, M. F., Pereira, L. A. S., Estrela, A., Bettencourt Gonçalves, J., Oliveira, S. M. and Santos, R. (2006). The African Varieties of Portuguese: Compiling Comparable Corpora and Analysing Data-derived Lexicon. In Proceedings of the Fifth International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC2006), pages 1791-1794, Genoa, Italy. ELRA.

CLUL - Centro de Linguística da Universidade de Lisboa