LeCIEPLE

LeCIEPLE - Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda

Concluído
Referencia
Instituição financiadora
ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
ICLP - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian
Anabela Gonçalves

ISLRN: 642-718-655-040-0

Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (COPLE2) é atualmente financiado através do projecto LeCIEPLE.

Projecto:
Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (LeCIEPLE)

Workshop - Learner Corpus: da construção de um corpus à análise de dados de Português LE/L2

Acesso ao corpus

Resumo:

O projecto LeCIEPLE visa criar um Learner Corpus de Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLE/L2) que sirva de suporte à investigação, à formação de professores, à construção de materiais didáticos e à adequação de estratégias de ensino a diferentes públicos. Pretende-se que este instrumento contribua ainda para a criação de um perfil linguístico do aprendente de PLE/L2 que será útil em contexto de ensino e de avaliação de competências.

Corpus será constituído a partir de textos escritos e orais produzidos por alunos dos cursos de PLE/L2 do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP – FLUL) e por candidatos a exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE – FLUL). Cada texto será acompanhado do perfil linguístico do seu autor.

O projecto é financiado pela ADFLUL e pela Fundação Calouste Gulbenkian; são entidades participantes o ICLP, o CAPLE e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

ICLP - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa
CLUL - Centro de Linguística da Universidade de Lisboa