Nome: Celina Agostinho

Grau Académico: Mestrado

Situação Profissional: Bolseira de Doutoramento FPI (Formación de Personal Investigador) na Universitat Autònoma de Barcelona

Área de Investigação: Aquisição da Sintaxe

• Em curso: Doutoramento em Ciência Cognitiva e Linguagem, Universitat Autònoma de Barcelona
  • 2014: Mestrado em Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • 2011: Licenciatura em Tradução, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Atividades:

• 2015-em curso: Colaboradora do projecto "La variación en la interfaz léxico-sintaxis". (MINECO: FFI2014-56968-C4-1-P). IPs: Jaume Mateu e Anna Gavarró.
  • 2012-2014: Colaboradora do projecto "CLAP - Completivas na Aquisição do Português". FCT: PTDC/CLE-LIN/120897/2010. Main researcher: Ana Lúcia Santos.
    Contribuiu para a transcrição e anotação do corpus SANTOS (Santos 2006/2009; Santos et al. 2014), disponível na base de dados CHILDES. Recolha, transcrição e codificação de dados de crianças e adultos.

Projectos:

• 2015-em curso: "La variación en la interfaz léxico-sintaxis". (MINECO: FFI2014-56968-C4-1-P). IPs: Jaume Mateu e Anna Gavarró.
  • 2012-2014: "CLAP - Completivas na Aquisição do Português" (FCT: PTDC/CLE-LIN/120897/2010). IP: Ana Lúcia Santos.

Ensino:

• Lingüística Aplicada a les Patologies del Lleguatge, Facultat de Psicologia de la UAB (aulas práticas do módulo de sintaxe), dois grupos, 5 de Setembro – 9 de Novembro de 2016.

• Agostinho, C., Duarte, I. & Santos, A.L. (to appear) The acquisition of control in European Portuguese. In A. L. Santos & A. Gonçalves (eds.) Complement clauses in Portuguese: adult syntax and acquisition. Amsterdam: John Benjamins.
  • Santos, A.L., Généreux, M., Cardoso, A., Agostinho, C. & Abalada, S. (2014). A corpus of European Portuguese child and child-directed speech. In N. Calzolari et al. (eds.) Proceedings of the Language Resources and Evaluation Conference (LREC 2014). Reykjavik, Iceland: European Language Resources Association (ELRA), 1488-1491. ISBN: 978-2-9517408-8-4.

Comunicações:

• Agostinho, C. & Gavarró, A. (2017). The acquisition of verbal passives by Portuguese-speaking children: Some data from comprehension. Going Romance 31. 7-9 de Dezembro, Bucharest: Universitatea din Bucuresti.
  • Agostinho, C. & Gavarró, A. (2017). The acquisition of implicit control in European Portuguese: Some facts about comprehension. Generative Approaches to Language Acquisition conference (GALA 13), 7-9 de Setembro, Palma de Mallorca: Universitat de les Illes Balears.
  • Agostinho, C. (2015). Acquisition of Control in European Portuguese. Workshop Complement clauses: syntax and acquisition. 18-19 de Junho, Lisboa: CLUL/ FLUL.
  • Agostinho, C., Duarte, I. & Santos, A.L. (2014). Acquisition of Control in European Portuguese: Some facts about comprehension. The Romance Turn VI. 18-20 de Setembro, Palma de Mallorca: Universitat de les Illes Balears.
  • Martins, A., Agostinho, C., Duarte, I. & Santos, A.L. (2014). Compreensão de algumas estruturas de controlo por crianças com desenvolvimento típico e atípico. IV Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment. 31 Janeiro - 1 Fevereiro, Lisboa: CLUL/ FLUL.
  • Agostinho, C. (2014). The Acquisition of Control in European Portuguese Complement Clauses. Conference of the Student Organization of Linguistics in Europe XXII (ConSOLE XXII), 8-10 de Janeiro, Lisboa: CLUL/ FLUL.

Posters:

•  Agostinho, C. & Gavarró, A. (2017). Verbal passives in the acquisition of European Portuguese. Passives - A crosslinguistic workshop. 16-17 de Setembro, Viena: Universität Wien.
  • Agostinho, C., Santos, A.L., & Duarte, I. (2016). Comprehension of control in obligatory control contexts: Choice of controller by children aged 3 to 5 years. NonFinite Subjects Conference. 1-2 de Abril, Nantes, França: Universidade de Nantes.
  • Agostinho, C., Santos, A.L., & Duarte, I. (2015). Comprehension of control in complement clauses: choice of controller in obligatory control contexts. 12th Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 12). 10-12 de Setembro, Nantes, França: Universidade de Nantes.
  • Agostinho, C. (2015). The acquisition of control in European Portuguese: Comprehension of complement clauses. Experimental Methods in Language Acquisition Research XI (EMLAR 2015). 15-17 de Abril, Utrecht, Holanda: Universiteit Utrecht.

Organização de conferências:

Dissertações:

• Agostinho, C. (2015). The Acquisition of control in European Portuguese Complement Clauses. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Orientadoras: Ana Lúcia Santos e Inês Duarte.

Prémios:

• Prémio de Investigação da Associação Portuguesa de Linguística 2015, pela tese de mestrado.