Nome:  Catarina Carvalheiro2

Grau Académico:  Mestrado em Linguística

Situação Profissional:  Ex-bolseira de investigação no projeto Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna – 7FP/ERC Advanced Grant (GA 295562).

Setor de Investigação do CLUL: Dialectologia e Diacronia

Área de Investigação: Lexicologia, Lexicografia, Norma e Variação

• (2011) Mestrado com a dissertação Norma e Variação – Neologia no jornal ‘A Bola’ e nos dicionários de referência para o Português contemporâneo. Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
  • (2008) Curso de especialização em Revisão e Edição de Texto, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
  • (2006) Estágio profissional em Ensino Línguas e Literaturas Clássicas,  Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
  • (2004) Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

Atividades:

• (abril 2013 a agosto 2016) – Bolseira do projeto Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna.
  • (janeiro 2011 a janeiro 2013) – Bolseira do projeto METANET4U. NLX – Grupo de Fala e Processamento Natural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.
  • (janeiro a dezembro 2010) – Bolseira do projeto SemanticShare. NLX – Grupo de Fala e Processamento Natural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.
  • (março 2007 a dezembro 2009) – Revisora de texto no jornal diário Correio da Manhã.
  • (janeiro 2007 a janeiro 2008) – Assistente de direção na Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa.
  • (junho 2005 a abril 2007) – Colaboradora no projeto de revisão científica do dicionário de Latim-Português/Português-Latim, da Porto Editora.
  • (setembro 2005 a junho 2006) – Professora de Português e Latim.

2016

• Catarina Carvalheiro, Ana L. Costa, Rita Marquilhas, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2016). “A Idade dos desvios: diacronia, variação social e linguística de corpus”. In Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.), Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica, Berlin, De Gruyter, pp. 175-196.
  • António Branco, João Silva, Francisco Costa, João Rodrigues, Pedro Martins, Eduardo Ferreira, Filipe Nunes, Sérgio Castro, Steven Neale, Catarina Carvalheiro, Sílvia Pereira, Mariana Avelãs, Clara Pinto, Andreia Querido, Rita de Carvalho, Marisa Campos, Nuno Rendeiro, Catarina Correia, Patrícia Gomes, Diana Amaral e Rita Valadas Pereira (2016). "Language Resources and Processing Tools at the University of Lisbon in the NLX Group Collection". In Proceedings, Workshop on Corpora and Tools for Processing Corpora, Tomar, Portugal, 13 July 2016, pp. 9-16.

2014

• Dan Flickinger; Valia Kordoni; Yi Zhang; António Branco; Kiril Simov; Petya Osenova; Catarina Carvalheiro; Francisco Costa e Sérgio Castro (2012). "ParDeepBank: Multiple Parallel Deep Treebanking". In Proceedings of the 11th International Workshop on Treebanks and Linguistic Theories, pp. 97-108.
  • António Branco; Catarina Carvalheiro; Sílvia Pereira; Mariana Avelãs; Clara Pinto; Sara Silveira; Francisco Costa; João Silva; Sérgio Castro e João Graça (2012). "A PropBank for Portuguese: the CINTIL-PropBank”. In Proceedings of the 8th International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC'12), pp. 1516-1521.

Comunicações e Posters em conferências internacionais e nacionais:

2016

• “Cartas de amor de Maricas: uma voz sem pudor no século XVIII”. Paper presented at V Encontro CITCEM. As Linhas e as Letras: Epistolografia e Memória da cultura escrita. Universidade do Porto, Porto, 23-25 novembro 2016 (com Ana Leitão).

2015

• “I lack words and I don't know why: Annotating elliptical structures in a corpus of private letters”. Paper presented at Congresso de Humanidades Digitais em Portugal: Construir pontes e quebrar barreiras na era digital. FCSH, Lisbon, 8-9 October 2015 (com Clara Pinto).
  • “Anotação sintática de expressões temporais com 'haver' e afins”. Poster presented at Gallæcia – III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 27-30 julho 2015 (com Catarina Magro, Sandra Pereira & Clara Pinto).

2014

• "A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus". Comunicação apresentada no Terceiro Colóquio Internacional sobre corpora diacrônicos de línguas ibero-românicas (Codili 3). Universidade de Zurique. Zurique, 23-25 junho 2014 (com Marquilhas, Rita, Ana Costa, Catarina Carvalheiro, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde).
  • "O dito cujo". Comunicação apresentada no XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL). Universidade do Porto, 22-24 outubro 2014 (com Clara Pinto, Fernanda Pratas & Rita Marquilhas).

• “A PropBank for Portuguese: the CINTIL-PropBank”. Poster apresentado no 8th International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC2012), Istambul, Turquia, 21-27 maio, 2012 (com António Branco; Catarina Carvalheiro; Sílvia Pereira; Mariana Avelãs; Clara Pinto; Sara Silveira; Francisco Costa; João Silva; Sérgio Castro & João Graça).

2011

• "A Linguagem do Desporto nos Dicionários Gerais de Referência para o Português Contemporâneo." Comunicação apresentada no II Cineo – Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas, São Paulo: Gráfica da FFLCH, 5-8 dezembro, 2011.
  • “Norma e Variação – Neologia no jornal ‘A Bola’ e nos dicionários de referência para o Português Europeu contemporâneo”. Comunicação apresentada no XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, FCSH-UNL, Lisboa, 26-28 outubro, 2011.