Nome: Raïssa Gillier

Grau Académico: Mestrado

Situação Profissional: Bolseira de Investigação Científica

Sector de Investigação do CLUL: Dialectologia e Diacronia

• 2011: Mestrado em Linguística, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
  • 2008: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, variante de Línguas Modernas, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

Atividade atual:

• Bolseira de Investigação no projeto LUDVIC - Unidade e Diversidade nas Línguas Naturais: variação linguística e o caso do cabo-verdiano

Atividades anteriores:

2017

Brissos, Fernando, Raïssa Gillier & João Saramago. «Variação lexical açoriana: estudo dialetométrico do Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores». In: Álvarez de la Granja, María, Ana Boullón Agrelo & Ernesto González Seoane (eds.), Monografia 11 da Revista Galega de Filoloxía. A Coruña: Universidade da Coruña, pp. 11-28. Disponível em: http://illa.udc.es/rgf/monografias.html

2016

Brissos, Fernando, Raïssa Gillier & João Saramago. «O problema da subdivisão da variedade dialetal madeirense: estudo dialetométrico da variação lexical». In: Textos Selecionados, XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 31-47. Disponível em:http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/issue/view/116

Gillier, Raïssa & Sandra Pereira. "Para variar, o léxico da bebedeira". In: Textos Selecionados, XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, APL, pp. 397-413. [PDF]

Gillier, Raïssa & João Saramago. “O léxico como testemunho da identidade Açoriana”. In: Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 21, pp. 135-147.

Gillier, Raïssa & Sandra Pereira. "TEDIPOR: Thesaurus of dialectal Portuguese". In: Proceedings of the 15th EURALEX International Congress 2012, pp. 267-281. Disponível em: http://www.euralex.org/elx_proceedings/Euralex2012/pp267-281%20Pereira%20and%20Gillier.pdf

Comunicações e Posters:

2017

Gillier, Raïssa & Sandra Pereira. "Insularidade no Falar", comunicação apresentada no III Colóquio Internacional INSULA. Para além de Natureza/Artifício (INSULA III), Funchal (Portugal), 08-12 novembro.

2015

Brissos, Fernando, João Saramago & Raïssa Gillier. «O problema da subdivisão da variedade dialetal madeirense: estudo dialetométrico da variação lexical». XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga (Portugal), Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, 28-30 de outubro.

Brissos, Fernando, João Saramago & Raïssa Gillier. «Variação lexical açoriana: estudo dialectométrico do Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores». Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Universidade de Santiago de Compostela, 27-30 de julho.

2014

Gillier, Raïssa. "A Demonstration of a Dialectal Database", comunicação apresentada no congresso Methods in Dialectology XV. Groningen (Holanda), 11-15 agosto.

Gillier, Raïssa. “Tesouro Dialectal Português (TEDIPOR): contribuição portuguesa para o Tesouro do Léxico Patrimonial galego e português”, comunicação apresentada na mesa-redonda do Congresso Internacional de Dialectologia e Sociolinguística (CIDS), Belém (Brasil), 24-27 setembro.

Gillier, Raïssa & Sandra Pereira. "TEDIPOR: Thesaurus of dialectal Portuguese", comunicação apresentada no 15th EURALEX International Congress, Oslo (Noruega), 7-11 agosto.

Gillier, Raïssa & Sandra Pereira. “Para variar, o léxico da bebedeira”, comunicação apresentada no XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Faro (Portugal), 25-27 outubro.

2011

“Tesouro Dialectal Português (TEDIPOR)”, poster apresentado no International Symposium on Limits and Areas in Dialectology, 23-25 novembro, Lisboa (Portugal), (em co-autoria).

“O disfarce da voz em Fonética Forense”, comunicação apresentada no VI Fórum de Partilha Linguística, Lisboa (Portugal), 25 novembro.

2009

“Sobre a formação de avaliativos no Português Europeu”, poster apresentado no XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa (Portugal), 22-24 outubro (em co-autoria).