Nome: Yi Zheng

Grau Académico: Mestre

Situação Profissional: Estudante de Doutoramento

Área de Investigação: Sintaxe, Aquisição de L2

• (em curso) Doutoramento em Linguística. (Título: Interpretação e processamento das estruturas catafóricas no português europeu e a sua aquisição por aprendentes chineses como língua segunda) Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 2013 - Mestrado em Linguística. (Título: Aquisição do sujeito nulo por parte dos alunos chineses que adquirem português europeu como língua segunda) Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • 2010 - licenciatura em Tradução e Interpretação Português - Chinês. Instituto Politécnico de Macau

2017

• Aquisição da correferência pronominal catafórica no português europeu por aprendentes chineses. Revista da Associação Portuguesa de Linguística. No 3 (2017)

2014

• Acquisition of Null Subjects in European Portuguese by Chinese Learners - Syntax and Discourse. In Kohlberger, Martin, Kate Bellamy & Eleanor Dutton, ed. 2014. ConSOLE XXII: Proceedings of the 22nd Conference of the Student Organization of Linguistics in Europe (8-10 January 2014, Lisbon), pp. 231-254. Leiden: Leiden University Centre for Linguistics. ISSN: 1574-499X.

Comunicações:

2016

• Aquisição da correferência pronominal catafórica no português europeu por aprendentes chineses. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Aveiro, 19 - 21 de Outobro de 2016.

2015

• Do Subject-Prominence and Topic-Prominence Really Matter? – An Analysis of the Null Subject in European Portuguese and Chinese. 4th International Conference on Grammar and Text – GRATO, Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, July 2nd to 4th, 2015.

2014

• Acquisition of Null Subjects in European Portuguese by Chinese Learners - Syntax and Discourse. 22nd Conference of the Student Organization of Linguistics in Europe, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, January 8th to 10th, 2014.
  • Acquisition of the Discursive Uses of Null and Overt Subjects in European Portuguese by Chinese Learners – Production and Comprehension. International Conference on Language Acquisition for Young Researchers 2014, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, June 27th, 2014
  • Wh-island Effect in Chinese. Graduate Conference in Linguistics of the NOVA Summer School, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, July 12th, 2014

• Aquisição de sujeito nulo do português europeu por falantes chineses - propriedades sintácticas e pragmático-discursivas. VIII Fórum de Partilha Linguística, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no dia 22 de novembro de 2013.

Posters

2016

• Acquisition of Backward Anaphora of European Portuguese by Chinese Learners. Poster presentation at The Romance Turn VIII, Facultat de Filosofia i Lletres, Universitat Autònoma de Barcelona, 29-30 September 2016.
  • Interpreting Pronouns in Backward Anaphora. Poster presentation at Conference CLUL-LingMe, Faculty of Letters of the University of Lisbon, June 16th, 2016.