Nome: Ana de Barros Espírito Santo

E-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Grau Académico: Mestrado

Situação Profissional: Bolseira de Doutoramento (bolsa da Universidade de Lisboa -ref bd2015 #53558)

Área de Investigação: Aquisição de L2, Sintaxe

FotoClul

• 2010: Mestrado em Estística e Gestão da Informação - Universidade Nova de Lisboa (ISEGI - UNL)
  • 2004: Pós-graduação em Literatura Portuguesa - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
  • 2002: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses), Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

• Julho 2017: Professora do módulo 'Língua Portuguesa' no "Curso de Atualização em Língua Portuguesa para Intérpretes de Conferências". Faculdade de Letras da Uiversidade de Lisboa (organizado pelo Mestrado em Tradução e Interpretação).
  • 1 de maio de 2017 - 10 de maio de 2017: Professora do módulo 'Língua Portuguesa' no "Curso Intensivo de Português Língua Estrangeira para Estagiários da Direção Geral de Interpretação da União Europeia". Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Faculdade de Letras de Lisboa, Universidade de Lisboa.
  • Setembro de 2016 - Janeiro de 2017 (primeiro semestre do ano letivo 2016-17): Professora do curso "Português Língua Estrangeira para fins académicos". Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Faculdade de Letras de Lisboa, Universidade de Lisboa.
  • Outubro de 2015- Junho de 2016: Professora das disciplinas 'Oficina de Escrita', 'Estrutura e Funcionamento da Língua', 'Cultura Portuguesa Contemporânea' e 'Atividades de Impersão'. Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Faculdade de Letras de Lisboa, Universidade de Lisboa.
  • Outubro de 2014- Outubro de 2015: Professora de Português Língua Estrangeira. Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Faculdade de Letras de Lisboa, Universidade de Lisboa.
  • Novembro de 2013- Junho de 2016: Assistente Convidada (Professora de Português Língua Estrangeira). Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Janeiro de 2014- Agosto de 2016: Professora de Português Língua Estrangeira (escolas privadas) e tradutora freelancer (Linguagest, Transperfect, Chambers Translators, Traductores Españoles, etc.).
  • Fevereiro de 2014- Maio de 2014: Professora de Português Língua Estrangeira ISCTE (LCT-CCL) (Lisboa).
  • Janeiro de 2014 - Setembro de 2014: Gestora de projetos de tradução. Upwords. Lisboa.
  • Agosto de 2011 - Janeiro de 2014: Gestora de projetos de tradução. Viva Translations. Lisboa.
  • Outubro de 2009 - Agosto de 2011: Coordenadora pedagógica, gestora de projetos de tradução e comercial. Escola Europeia de Línguas (EEL)/ Isarey Translations.
  • Maio de 2008 - Outubro de 2009: Profissional de Trade Marketing. Canon Portugal.
  • Maio de 2007 - Maio de 2008: Gestora de Comunicação e Marketing. Quimera Editores. Lisboa.
  • Outubro de 2005 - Maio de 2009: Formadora freelancer de Português/ tradutora freelancer. Escola Europeia de Línguas, CIAL, Isarey Translations Lda. Lisboa.
  • Outubro de 2004 - Junho de 2005: Investigadora/ professora. Universidade de Basileia (Suíça/ Universidade de Basileia e Centro de Línguas da Universidade de Basileia).
  • Outubro de 2004 - Maio de 2007: Bolseira no projeto Corpus Informatizado de Português Medieval (www.cipm.pt). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.
  • Outubro de 2003 - Setembro de 2004: Bolseira no projeto de Digitalização da Lírica Provençal. Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa.

Apresentações:

• Espírito Santo, Ana (2018). "Modality Effects in the Acquisition of Relative Clauses". V III Jornadas de Aquisição do Português Língua Estrangeira. Aquisição e Didática. 18-20 de janeiro, Universidade do Minho, Braga.
  • Espírito Santo, Ana. (2017). "Modality effects in the L2 acquisition of Relative Clauses in a multilingual setting" (Poster). Symposium for Young Researchers SMYS-YRISM 2017, International Association for Multilingualism, 16-18 Novembro, Szczyrk (Polónia).
  • Espírito Santo, Ana ( 2015). "Orações Relativas Oblíquas: contributo para o estudo da aquisição do Português L2". III Jornadas de Aquisição do Português Língua Estrangeira. Aquisição e Didática. 11-12 Dezembro, Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Espírito Santo, Ana (2015)."Orações Relativas Oblíquas: contributo para o estudo da aquisição do Português L2". XVII Conferência de Outono 2015CEHUM, 26-27 NovembroUniversidade do Minho, Portugal.
  • Espírito Santo, Ana (2009). "Emoções no Parlamento: categorização e análise de dados não estruturados". Apresentação da Dissertação de Mestrado. SAS Forum. 7 de Outubro, Lisboa, Portugal.
  • Espírito Santo, Ana (2005). "A personificação do amor na lírica galego-portuguesa". XV Congreso de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval. Universidad de León - Facultad de Filosofía y Letras, Espanha.

Projetos:

• Corpus Informatizado do Português Medieval (www.cipm.pt). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.

• Espírito Santo, Ana (2003). "Recensão crítica a Alfredo Stussi, Tracce, Roma: Bulzoni Editore". RomânicaRevista de Literatura do Departamento de Literaturas Românicas, 12, Lisboa: Cosmos, 252-254.

Prémios:

• Três bolsas de estudo por mérito, obtidas na Faculdade de Letras Universidade Lisboa (anos letivos de 1998-1999; 1999-2000; 2000-2001)
  • Primeiro prémio do concurso literário Diálogo Latino, promovido pela União Latina (2000)