Nome: Nádia Canceiro

Grau Académico: Mestrado

Situação Profissional: Estudante de doutoramento (Bolseira FCT SFRH/BD/138048/2018)

Área de Investigação: Sintaxe

• 2016: Mestrado em Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 2010: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

•  2014 - 2019: Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) da Universidade de Lisboa.
  • Junho 2013 - presente: Colaboradora no projeto (não-financiado) "Parataxe, Hipotaxe e Interface Sintaxe-Discurso", coordenado pela Professora Gabriela Matos.

• Canceiro, Nádia (2018) "Relações referenciais em frases coordenadas e subordinadas adverbiais." Revista Linguíʃtica [Online], 14.2; 139-170 [PDF]
  • Canceiro, Nádia; Matos, Gabriela; Colaço, Madalena (2018) “Especificidades de nem coordenativo em português europeu”. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, Nº 4 – 09/2018, 34-47. Lisboa: Associação portuguesa de Linguística [PDF]
  • Canceiro, Nádia (2016) Omitted subjects in coordinate and adverbial clauses. In Pratas, F., Pereira, S. e Clara Pinto (eds.) Coordination and Subordination: Form and Meaning – Selected Papers from CSI Lisbon 2014. Cambridge Scholars Publishing.

• Canceiro, Nádia (2014). Sujeitos omitidos em frases coordenadas canónicas finitas e subordinadas adverbiais integradas e não integradas. Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.

Comunicações:

• Canceiro, Nádia; Barros, Nádia; Oliveira, Pedro (2018) A relação sintaxe-prosódia na interpretação de frases coordenadas adversativas e aditivas em (variedades do) Português Europeu,1st International Conference on Portuguese Language and Lusophone Relations (LUSOCONF2018), Bragança
  • Canceiro, N., Matos, G & Colaço, M. (2017).  Nem e nem(-sequer) em Português Europeu (PE). Comunicação oral no XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Setembro de 2017. Universidade de Évora.
  • Canceiro, Nádia (2014). Omitted subjects in coordinate and subordinate adverbial sentences in European Portuguese. Comunicação oral em Going Romance: 28th Symposium on Romance Linguistics. Dezembro 2014. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • Canceiro, Nádia (2014). Omitted subjects in coordinate and adverbial clauses. Selecionado como comunicação alternativa em Coordination and Subordination in Lisbon. 7-9 Maio 2014. Lisboa.
  • Canceiro, Nádia (2013). Sujeitos omitidos em frases coordenadas canónicas finitas e subordinadas adverbiais integradas e não integradas. Comunicação oral no XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Outubro de 2013. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra.

Pósteres:

• Canceiro, Nádia (2018). Coordination, subordination and referential relations between subjects in European Portuguese. Workshop on Syntax, Semantics and Phonology (WoSSP 2018). Universitat Autònoma de Barcelona, 28-29 de Junho.
  • Canceiro, Nádia (2018). Referential relations between subjects in coordinate and adverbial clauses. Experimental Portuguese Linguistics Workshop (ExPortLi). University of Toronto, 30 de abril.

Dissertações:

• Canceiro, N. (2016). Coordenação, Subordinação Adverbial e Relações Referenciais entre Sujeitos. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Orientadoras: Gabriela Matos e Madalena Colaço. [PDF]

Prémios:

• Prémio de Investigação APL/Maria Helena Mira Mateus, pelo trabalho Relações Referenciais entre Sujeitos em Estruturas Coordenadas e Subordinadas Adverbiais em Português Europeu.