Nome: Ana Rita Vargas Valadas Pereira

Grau Académico: Mestre em Linguística

Situação Profissional: Estudante de doutoramento (Bolseira FCT/SFRH/BD/121349/2016)

Sector de Investigação do CLULGramática & Recursos

Área de InvestigaçãoSemântica

• 2014: Mestre em Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 2011: Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

• De julho de 2016 a fevereiro de 2017: Bolseira de investigação - revisão e edição de texto, para o projeto "Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa", no CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Portuguesas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • De janeiro de 2014 a abril de 2016:  Bolseira de investigação - Anotação linguística - para o projeto QTLeap - Quality Translation by Deep Language Engineering Approaches, no NLX - Grupo de Fala e Linguagem Natural, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • De janeiro a dezembro de 2013: Colaboradora de edição e revisão de publicações, no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • De março a dezembro de 2012: Colaboradora de edição e revisão de texto, no projeto INTER-ARTES do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Comunicações

2016

• Pereira, Rita Valadas; Rita de Carvalho; Andreia Querido; João Silva & António Branco. "Recursos linguísticos para a avaliação de modelos de semântica distribucional". Comunicação apresentada no XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade de Aveiro, 19-21 de outubro de 2016.

2015

• Pereira, Rita Valadas; Andreia Querido; Rita de Carvalho; João Rodrigues; João Silva; Steven Neale; Patrícia Gomes; Catarina Correia; Diana Amaral & António Branco. "Expressões de nomeação de entidades num canal de diálogo". Comunicação apresentada no XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Linguística, Universidade do Minho, 28-30 de outubro de 2015.

• Pereira, Rita Valadas; Alina Villalva & João Paulo Silvestre. "Deverbal adjectives: from syntactic to morphological predication". Comunicação apresentada no I International Symposium "Morphology and its Interfaces", Université Lille 3, France, 12-13 de setembro de 2013.

• Pereira, Rita Valadas. "Inversão sujeito-verbo em frases declarativas-exclamativas do Português". Comunicação apresentada no VII Fórum de Partilha Linguística, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 23 de novembro de 2012.
  • Pereira, Rita Valadas; Alina Villalva & João Paulo Silvestre. "Formidável, admirável, impensável: reflexões sobre uma tipologia em -vel". Comunicação apresentada no XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade do Algarve, 25-27 de outubro de 2012.

2017

• Querido, A., Rita de Carvalho, João Rodrigues, Marcos Garcia, João Silva, Catarina Correia, Nuno Rendeiro, Rita Valadas Pereira, Marisa Campos & António Branco. "LX-LR4DistSemEval: A collection of language resources for the evaluation of distributional semantic models of Portuguese". In Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 3.

2016

• Branco, A., João Silva, Francisco Costa, João Rodrigues, Pedro Martins, Eduardo Ferreira, Filipe Nunces, Sérgio Castro, Steven Neale, Catarina Carvalheiro, Sílvia Pereira, Mariana Avelãs, Clara Pinto, Andreia Querido, Rita de Carvalho, Marisa Campos, Nuno Rendeiro, Catarina Correia, Patrícia Gomes, Diana Amaral & Rita Valadas Pereira. "Language resources and processing tools at the University of Lisbon in the NLX Group Collection". In Proceedings of Workshop on Corpora and Tools for Processing Corpora, Tomar, Portugal, julho de 2016, pp. 9-16.
  • Neale, S., Rita Valadas Pereira, João Silva, & António Branco. "Lexical semantics annotation for enriched Portuguese corpora". In Lecture Notes in Artificial Intelligence, 9727, Berlim: Springer, pp. 296-305.
  • Otegi, A., N. Aranberri, A. Branco, J. Hajic, S. Neale, P. Osenova, Rita Valadas Pereira, M. Popel, J. Silva, K. Simov, & E. Agirre. "QTLeap WSD/NED Corpora: Semantic Annotation of Parallel Corpora in Six Languages". In Proceedings of the 10th Language Resources and Evaluation Conference (LREC 2016),Portoroz, Eslovénia, 23-28 de maio de 2016.
  • de Carvalho, R., Andreia Querido, Rita Valadas Pereira, Marisa Campos, João Silva, & António Branco. “CINTIL DependencyBank PREMIUM. A corpus of grammatical dependencies for Portuguese”. In Proceedings of the 10th Language Resources and Evaluation Conference (LREC 2016), Portoroz, Eslovénia, 23-28 de maio de 2016.
  • Querido, A., Rita de Carvalho, João Rodrigues, João Silva, Steven Neale, Rita Valadas PereiraPatrícia Gomes, Catarina Correia, Diana Amaral & António Branco. "Named entities in the QTLeap Corpus of online helpdesk interactions". In Revista da Associação Portuguesa da Linguística, 2, pp. 459-474.

2014

• Pereira, Rita Valadas. 2014. “Subject-Verb inversion in declarative-exclamative sentences in the Portuguese language”. In From Language to Discourse: Selected Papers of VII Linguistic Sharing Forum, de Clara Nunes Correia, Camile Tanto et all. (eds.). Cambridge Scholars Publishing.

• Pereira, Rita Valadas, João Paulo Silvestre, & Alina Villalva. 2013. "Os adjetivos formados em –vel em Português: estrutura argumental, estrutura temática e aspeto da base verbal". ReVEL: Revista Virtual de Estudos de Linguagem, vol. 11, nr. 20.