Nome: Jiaojiao Yao

Grau Académico: Doutoranda

Situação Profissional: Fundadora e gerente da JIAO-language, culture, art & events

Área de Investigação:Sintax, Aquisição da Segunda Língua

• 2014-agora - Doutoramento em Linguística, Universidade de Lisboa, Portugal
  • 2010-2012 - Mestrado em Linguística e Linguística Aplicada, Sun Yat-sen University, China
  • 2011-2012 - Estudante de intercâmbio, Universidad de Santiago de Compostela, Espanha
  • 2006-2010 - Licenciatura na língua Inglesa, Sun Yat-sen University, China
  • 2009 - Formação em Finanças, WIlliam Paterson University, EEUU
  • 2007-2008 - Língua espanhola, Universidad de La Habana, Cuba

• Intérprete e tradutora freelancing, entre chinês, inglês, espanhol e português.
  • Organizadora da Sino Finnish 100 Challenge 2017 Grand Gala, 13 de dezembro 2017, Tongji University, Shanghai, China.
  • Organizadora do Workshop China and Finland - Opportunities and Challenges in the Clean Future, 17 de outubro 2017, Tsinghua University, Beijing, China.
  • Intérprete simultânea português-chinês, Reflexões sobre as Oportunidades e Intercâmbio da Cooperação Marítima entre a China e Portugal sob o Enquadramento de "Uma Faixa e Uma Rota", 6 de setembro 2017, Lisboa, Portugal.
  • Intérprete simultânea português-chinês na Cerimónia da Entrega das Bolsas Three Georges, 29 de agosto 2017, Embaixada da China em Portugal, Lisboa.
  • Mestre (Emcee) Mandarim-Inglês do Seminário de Ecomonia e Comércio China-Portugal, Junho de 2017, Lisboa, Portugal.
  • Organizadora do 2017 Jantar de Primavera China-Lusofonia-Ibero-América, Grémio Literário, fevereiro de 2017, Lisboa, Portugal.
  • Organizadora do 2016 Fórum de Cooperação na Indústria de Saúde China-Lusofonia-Ibero-América, 16 de novembro 2016, Hotel Marriot, Lisboa, Portugal.
  • Organizadora do Seminário Europa-China, 27 de abril 2016, Parlamento Europeu, Bruxelas.
  • Organizadora do 2016 Jantar de Primavera e Fraternização China-Lusofonia-Ibero-América, 6 de abril 2016, Lisboa, Portugal.
  • Organizadora do 2016 Fórum de Cooperação e Desenvolvimento China-Lusofonia-Ibero-América, 25 de fevereiro 2016, Hotel Myriad, Lisboa, Portugal.
  •  Intérprete simultânea Chinês-Inglês, no fórum de saúde em Lisboa, Portugal.
  •  Docente da língua e cultura chinesa, Gulf University for Science and Technology, Kuwait, 2013-2014
  • Docente da língua inglesa para alunos de licenciatura, Sun Yat-sen University, China, 2012-2013
  • Docente da língua chinesa (part-time), Sun Yat-sen University, China, 2009-2012

Comunicações e Publicações:

• Yao, Jiaojiao
    The importance of comparison between Chinese and other languages for Chinese syntax study – the comparison of Chinese and Portuguese causative V-V compounds as an example.
    Trabalho apresentado na 3rd International Conference on Chinese Sentence Patterns, 11 de novembro, Nanjing, China.

• Yao, Jiaojiao
    Causative Constructions in Chinese and European Portuguese.
    Trabalho apresentado na CLUL LingMe Conference, 16 de junho, Lisboa, Portugal.

• Yao, Jiaojiao
    A contrastive study of the positions of single locative adverbials between Chinese and Spanish.
    China-today Forum, 111.
  • Yao, Jiaojiao
    A contrastive study of the positions of instrumental adverbials between Chinese and Spanish.
    Jian Nan Wen Xue, 358.

• Yao, Jiaojiao
    The Differences of Positions of Single Adverbials between Chinese and Spanish and Their Impact on the Acquisition of Chinese for Spanish-Speaking Students.
    Dissertação de Mestrado, Sun Yat-sen University.

• Yao, Jiaojiao
    A contrastive study of the positions of single adverbials in Chinese and Spanish & its impact on the acquisition of Chinese for Spanish speaking students.
    Trabalho apresentado no 4th Postgraduate Research Symposium, Language and Humanities-related Studies in the Pearl River Delta, Guangzhou, China.

• Yao, Jiaojiao
    The Application of Games in Teaching Chinese as a Foreign Language Classroom.
    Dissertação de Licenciatura, Sun Yat-sen University