Início Equipa Projectos Recursos

 

 

Invocando a herança filológica de Luís Filipe Lindley Cintra, este Grupo procura localizar, interpretar e editar criticamente textos literários e não literários, inéditos ou insatisfatoriamente editados, que são relevantes para a história e para a descrição da língua portuguesa.

O grupo investiga nos campos da crítica textual, da crítica genética, da história do livro e da bibliografia material. Dedica-se, actualmente, ao desenvolvimento de recursos electrónicos para a consulta e estudo de textos literários e metalinguísticos, com especial atenção aos períodos medieval e barroco. Prossegue, simultaneamente, a edição genética e crítica de obras de autores modernos (Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa).

O Grupo pretende constituir um quadro de referência para os estudos e práticas filológicas em Portugal, demonstrando o contributo indispensável da Filologia para a investigação em história da língua, bem como para a preservação da memória literária e cultural.

A aplicação da investigação concretiza-se ainda em parcerias com o Programa de Crítica Textual e o Departamento de Linguística Geral e Românica, unidades de docência da FLUL.