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ISLRN: 642-718-655-040-0

Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (COPLE2) é atualmente financiado através do projecto LeCIEPLE.
 
Projecto:
Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (LeCIEPLE)

Workshop - Learner Corpus: da construção de um corpus à análise de dados de Português LE/L2

Acesso ao corpus


Equipa:
Anabela Gonçalves (Investigadora Responsável)
Adelina Castelo (CLUL)
Amália Mendes (CLUL)
António Avelar (CEAUL)
Inês Duarte (CLUL)
Jorge Pinto (CLUL)
José Pascoal (CAPLE)
Maarten Janssen (CLUL)
Maria João Freitas (CLUL)
Nélia Alexandre (CLUL)
Sandra Antunes (Bolseira de investigação ICLP, CLUL)

Entidades financiadoras
:
Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP)
Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) - Referência do projecto: 134665

Entidades participantes:
Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP)
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE)

Duração do projecto:
Início: 16 de Junho de 2014
Fim: 15 de Novembro de 2015

Resumo:

O projecto LeCIEPLE visa criar um Learner Corpus de Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLE/L2) que sirva de suporte à investigação, à formação de professores, à construção de materiais didáticos e à adequação de estratégias de ensino a diferentes públicos. Pretende-se que este instrumento contribua ainda para a criação de um perfil linguístico do aprendente de PLE/L2 que será útil em contexto de ensino e de avaliação de competências.

Corpus será constituído a partir de textos escritos e orais produzidos por alunos dos cursos de PLE/L2 do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP – FLUL) e por candidatos a exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE – FLUL). Cada texto será acompanhado do perfil linguístico do seu autor.

O projecto é financiado pela ADFLUL e pela Fundação Calouste Gulbenkian; são entidades participantes o ICLP, o CAPLE e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).


Apresentações:
Alexandre, Nélia & Jorge Pinto (2014). Aspects of relative clauses in Portuguese as a foreign language by Chinese learners. 20th Conference of the European Association for Chinese Studies, 22-26 julho, Braga/Coimbra. [presentation]
 
Mendes, Amália, Sandra Antunes, Nélia Alexandre, António Avelar, Adelina Castelo, Inês Duarte, M. João Freitas, Anabela Gonçalves, José Pascoal, Jorge Pinto, Maarten Janssen (2014). Corpus de Português Língua Estrangeira / Língua Segunda - COPLE2. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 22-24 de outubro, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. [abstract] [poster]
 
Alexandre, Nélia (2015). Corpus de Aprendentes de Português Língua Segunda (COPLE2): da investigação ao ensino”. Workshop sobre Investigação em contacto linguístico: métodos e abordagens, 22 de abril, Lisboa: FLUL/CLUL. [presentation]
 
Alexandre, Nélia & Anabela Gonçalves (2015). Copular constructions in Portuguese as a second language (PL2) by Chinese learners: Do typological differences matter? Workshop on Copulas Across Languages, 18-19 junho, University of Greenwich, London. [abstract
 
Pinto, Jorge (2015). O papel da L1 e da L2 na aquisição lexical de português L3. Congreso Internacional de Literatura, Lengua y Traducción “liLETRAd”, 7-8 julho, Universidade de Sevilha. [abstract]
 
Antunes, Sandra & Amália Mendes (2015). Portuguese multiword expressions: Data from a Learner Corpus. Póster apresentado no Corpus Linguistics 2015, 21-24 julho, Lancaster University. [abstract] [poster]
 
Mendes, Amália, Sandra Antunes & Anabela Gonçalves (2015). COPLE2 – Corpus of Portuguese FL/L2. Third Learner Corpus Research Conference, 11-13 setembro, Radboud University Nijmegen. [abstract] [poster]
 
Antunes, Sandra & Amália Mendes (2015). Portuguese multiword expressions: Data from a Learner Corpus”. Póster apresentado na Third Learner Corpus Research Conference, 11-13 setembro, Radboud University Nijmegen [abstract] [poster]
 
Castelo, Adelina, Rita Santos e M. João Freitas (2015). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. Comunicação a apresentar no Congresso Internacional de Língua Portuguesa: Unidade na Diversidade, Universidade Marie Curie‑Skłodowska, Lublin, 5 e 6 de novembro. [abstract]



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