Equipa:

Gabriela Vitorino

João Saramago (Investigador Responsável)

Luísa Segura

e, ainda, para o 1º Volume:

Ernestina Carrilho

Manuela Barros Ferreira

Maria Lobo

Financiamento:

Direcção Regional da Cultura – Região Autónoma dos Açores

Descrição:

Este projecto tem em vista a publicação de um conjunto de mapas linguísticos, de interesse lexical, fonético, fonológico e morfofonológico, representativos das especificidades dos dialectos açorianos, no âmbito mais vasto do atlas nacional. Concluídas as recolhas de dados dialectais naquele território e a sua transcrição fonética, constituiu-se uma base de dados que serve a cartografagem.

As recolhas foram financiadas pelo Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e, posteriormente, pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) através do Programa Estímulo para as Ciências Sociais e Humanas: Projecto: Atlas Linguístico e Etnográfico dos Açores (PCSH/C/LIN/534/93 e PCSH/C/LIN/1183/95).

O material a ser publicado foi recolhido nas 17 localidades do arquipélago que constituem a rede, deste espaço geográfico, para o ALEPG - Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza.

Mapa do Arquipélago dos Açores

O conteúdo de cada um dos volumes é o seguinte:

• Volume I      A criação de gado: O gado bovino, ovino e caprino. O leite e os derivados. O porco e a matança.
  • Volume II     A vinha e o vinho. Os trabalhos do linho e da lã.
  • Volume III    O cultivo dos cereais. A moagem e a panificação.
  • Volume IV    As árvores e o seu aproveitamento. As árvores de fruto.
  • Volume V     Os produtos da horta. As ervas, as flores e os arbustos.
  • Volume VI    A agricultura e as alfaias agrícolas. Ofícios e profissões.
  • Volume VII   Os animais domésticos e de capoeira. Os equídeos e os arreios.
  • Volume VIII  Os animais bravios. Os pássaros, os insectos e os répteis.
  • Volume IX    A fauna e a flora marinhas.

Os volumes I e II já estão publicados e o volume III está no prelo; os restantes volumes estão prontos para publicação, aguardando apenas a oportunidade da casa de edição.

capa_Vol_I_atlas

A originalidade e a relevância dos materiais que constituem a base de dados deste projecto foram reconhecidas pelo Centro de Conhecimento dos Açores que já disponibilizou online o conjunto dos cerca de 1100 mapas e notas http://www.culturacores.azores.gov.pt/alea/.

(no prelo) SARAMAGO, João, Luísa SEGURA e Gabriela VITORINO, Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores, Vol. III. O cultivo dos cereais. A moagem e a panificação. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e Imprensa Nacional. Casa da Moeda. Lisboa.

2012, Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores. Edição online: http://www.culturacores.azores.gov.pt/alea/

2010, SEGURA, Luísa e Gabriela VITORINO, Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores, Vol. II. A vinha e o vinho. Os trabalhos do linho e da lã. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e Imprensa Nacional. Casa da Moeda. Lisboa.

2008 – BARROS FERREIRA, Manuela, João SARAMAGO, Luísa SEGURA, Gabriela VITORINO, com a colaboração de Ernestina CARRILHO e Maria LOBO, Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores, Vol. I: A Criação de gado: O gado bovino, ovino e caprino. O leite e os derivados. O porco e a matança. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e Imprensa Nacional. Casa da Moeda. Lisboa.

2001 – BARROS FERREIRA, Manuela, João SARAMAGO, Luísa SEGURA, Gabriela VITORINO, com a colaboração de Ernestina CARRILHO e Maria LOBO, Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores, Vol. I: A Criação de Gado. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e Direcção Regional da Cultura – Açores, Lisboa e Angra do Heroísmo.