Parceria:

CLUL (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa)
CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia)

Equipa:

Ana Maria Martins -- CLUL

Ana Rita Guilherme -- bolseira FCT

Ángel Rodríguez Gallardo -- Universidade de Vigo

Cristina Albino -- CLUL

Fernando Luís Machado -- CIES

Leonor Tavares -- bolseira FCT

Mariana Gomes -- bolseira FCT

Rita Marquilhas -- CLUL (Investigadora Responsável)

Financiamento:
FCT [PTDC/CLE-LIN/098393/2008]

Data de Início:
1/1/2010

Descrição:

• O projeto FLY 1900-1974 corresponde a uma campanha de recolha, edição eletrónica e estudo interdisciplinar de um conjunto de documentos do século XX produzidos na esfera privada e escritos por autores de todos os estratos sociais. Trata-se de uma amostra de 2.000 cartas portuguesas compostas em contexto de guerra, emigração, prisão ou exílio entre 1900 e 1974, amostra essa que tem o duplo formato de corpus linguístico e de edição crítica disponibilizada na internet e comentada nas perspetivas histórica, linguística e sociológica. O FLY oferecerá ao público neste endereço, e até finais de 2013, a edição electrónica de 2.000 cartas particulares do século XX acompanhadas de indexação linguística, histórica e sociológica.