Parcerias:

CLUL (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa)
ILG (Instituto da Lingua Galega), Universidade de Santiago de Compostela
ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa)

Equipa:

Ana Maria Martins

Fátima Sá e Melo

José Vicente Serrão

Rita Marquilhas (Investigadora Responsável)

Rosario Álvarez Blanco

Início do Projecto:

26/11/2007

Descrição:

O projecto CARDS, Cartas Desconhecidas consistiu na abordagem multidisciplinar de cartas privadas portuguesas anteriores a 1900, editando-as electronicamente sob forma tão anotada que permitisse a construção de múltiplas hipóteses de compreensão do homem comum na sua relação com a cultura, o tempo e a linguagem. As cartas surgiram de uma campanha de recolha junto de arquivos judiciais. Foram editadas em linguagem compatível com todos os tipos de processamento (mecânico e humano), foram filologicamente preparadas para leitores com diferentes interesses, contextualizadas mediante recurso à documentação que as rodeava e, finalmente, anotadas por historiadores e linguistas. Para que o público pudesse acompanhar a evolução do projecto, foi criada uma página com a edição electrónica das cartas, consultável aqui. O CARDS teve depois continuidade, a partir de 2012, no projeto P.S. - Post Scriptum.