Equipa:

Elena Lombardo

Filipe Alves Moreira

 

Descrição:

O projecto Sebástica manuscrita: catálogo e edições digitais dos textos historiográficos portugueses dos sécs. XVI e XVII tem como objectivo final a construção de um website no qual se reúnam e sistematizem dados sobre as tradições manuscritas dos textos historiográficos sobre D. Sebastião, escritos em português por contemporâneos do rei, acompanhados por edições digitais linguisticamente anotadas dos testemunhos.

O levantamento de dados dará origem a um catálogo digital, em formato gráfico. As edições servirão como fonte para estudos de história da língua, sendo igualmente úteis para historiadores e outros investigadores da cultura portuguesa. Considerar-se-ão os manuscritos incluídos na mencionada tipologia quer eles se encontrem em bibliotecas nacionais ou estrangeiras.

Com este projecto pretende-se preencher uma lacuna relativa ao estudo dos textos historiográficos dos sécs. XVI e XVII dedicados a D. Sebastião. Estes textos têm sido considerados apenas como fontes para o estudo de outros objectos e não como um objecto em si mesmos, passível de análise literária, historiográfica ou linguística. Assim, ferramentas basilares como uma lista de textos e das suas respectivas edições e/ou testemunhos continua em falta, vários textos nunca foram publicados e quase todos os publicados não o foram segundo critérios modernos de Crítica Textual.

Presentemente, disponibiliza-se o primeiro catálogo de manuscritos identificados em fundos portugueses: em Lisboa, na Biblioteca Nacional, na Biblioteca da Ajuda, na Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa e no Arquivo Nacionaol da Torre do Tombo; no Porto, na Biblioteca Municipal; em Évora, na Biblioteca Pública; em COimbra, na Biblioteca da Universidade e, em Viseu, na Biblioteca Municipal. Este catálogo será actualizado periodicamente, de acordo com o progresso da investigação.

 

Apresentação

Catálogo