Nome: Alice de Jesus

Grau Académico: Mestrado

Situação Profissional: Bolseira de investigação

Área de Investigação: Aquisição da Linguagem, Semântica

• 2015: Mestrado em Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 2011: Licenciatura em Ciências da Comunicação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.

•  2017: Bolseira de Investigação do grupo Gramática & Recursos (CLUL). Apoio ao desenvolvimento de trabalhos em aquisição da linguagem. Implementação de teste experimental em E-prime e SMI Eyetracker. Recolha e tratamento de dados.
  •  2013-2017: Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) da Universidade de Lisboa.
  • 2015; 2016; 2017: Ensino do curso intensivo "Oficinas de Escrita" da Universidade de Lisboa.
  • 2016: Anotação linguística (CRPC - Corpus de Referência do Português Contemporâneo). CLUL.
  • 2013-2015: Colaboração no projeto "CLAP - Complement Clauses in the Acquisition of Portuguese". FCT: PTDC/CLE-LIN/120897/2010. IP: Ana Lúcia Santos.

Projetos:

• CLAP - Complement Clauses in the Acquisition of Portuguese. FCT: PTDC/CLE-LIN/120897/2010. IP: Ana Lúcia Santos.

• Flores, C., A. L. Santos, A. Jesus & R. Marques (2017). Age and input effects in the acquisition of mood in Heritage Portuguese. Journal of Child Language, 44(4), pp. 795-828.

Comunicações:

• Santos, A. L., A. Jesus e S. Abalada (2017). Controlo de objeto com infinitivo (não) flexionado. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Universidade do Évora, 27-39 de setembro.
  • Santos, A. L., M. C. Lourenço-Gomes, A. Jesus e S. Abalada (2017). On children’s interpretation of object control with (un)inflected infinitives. International Symposium of Psycholinguistics. Universidade do Minho, Braga, 5-8 de abril.
  • Flores, C., A. L. Santos, L. Almeida, R. Marques e A. Jesus (2016). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood. Going Romance. Frankfurt, 8-10 de dezembro.
  • Flores, C., A. L. Santos, L. Almeida, A. Jesus e R. Marques (2015). Aquisição do modo verbal em Português Europeu em contacto com o Francês e com o Alemão como línguas dominantes. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Universidade do Minho, 28-30 de outubro.
  • Flores, C., A. L. Santos, R. Marques e A. Jesus (2014). Aquisição do modo verbal em Português Língua de Herança. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 22-24 de outubro.
  • Flores, C., A. L. Santos, R. Marques e A. Jesus (2014). The role of input in the acquisition of mood by heritage speakers of European Portuguese. Romance Turn VI. Palma de Maiorca, 18-20 de setembro.
  • Jesus, A. (2014). Mood selection in early complement clauses of European Portuguese. 13th International Congress for the Study of Child Language (IASCL). Amsterdão, 14-18 de julho.
  • Flores, C., A. L. Santos, R. Marques e A. Jesus (2014). The role of input in the acquisition of mood by heritage speakers of European Portuguese. 13th International Congress for the Study of Child Language (IASCL). Amsterdão, 14-18 de julho.
  • Jesus, A. (2014). Mood selection in complement clauses of European Portuguese. International Conference on Language Acquisition for Young Researchers (ICLAYR). Universidade de Lisboa, 27 de junho.
  • Jesus, A. (2014). Mood selection in early complement clauses of European Portuguese. ConSOLE XXII. Universidade de Lisboa, 8-10 de janeiro.
  • Jesus, A. e L. R. Teles (2013). Pistas sintáticas para a atribuição de autoria em linguística forense. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL). Coimbra, 23-25 de outubro.

Pósteres:

• Lungu, O., R. Marques, A. L. Santos e A. Jesus (2015). Simultaneous interpretations of complement clauses in European Portuguese child language. Romance Turn VII. Veneza, 1-3 de outubro.
  • Jesus, A., R. Marques e A. L. Santos (2015). The acquisition of mood in complement clauses: epistemicity and veridicality. Generative Approaches to Language Acquisition (GALA). Universidade de Nantes,10-12 de setembro.
  • Jesus, A. (2015). The acquisition of mood by monolingual speakers of European Portuguese. Experimental Methods in Language Acquisition Research XI (EMLAR). Utrecht, 14-16 de abril.
  • Flores, C., A. L. Santos, R. Marques e A. Jesus (2015). Age and input in the acquisition of mood. First Conference on Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World. University of Leiden, 14-16 de janeiro.
  • Jesus, A. (2014). Mood selection in early complement clauses of European Portuguese. Romance Turn VI. Palma de Maiorca, 18-20 de setembro.

Organização de conferências:

• 3 de fevereiro de 2017: VII Workshop on Linguistics, Language Development, and Impairment, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
  • 26 de fevereiro de 2016: VI Workshop on Linguistics, Language Development, and Impairment, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
  • 20 de fevereiro de 2015: V Workshop on Linguistics, Language Development, and Impairment, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

Dissertações:

• Jesus, A. (2014). Aquisição do modo em orações completivas do Português Europeu: o papel dos traços de epistemicidade e veridicidade. Mestrado em Linguística, Universidade de Lisboa. (orientadores: R. Marques e A. L. Santos) [PDF]