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Nome: Dina Caetano Alves

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Grau Académico: Doutoramento em Linguística | Psicolinguística

Situação Profissional: Professora Adjunta Convidada da ESS-Escola Superior de Saúde do IPS-Instituto Politécnico de Setúbal

Sector de Investigação do CLUL: Laboratório de Psicolinguística

Área de Investigação: fonologia, psicolinguística, produção, percepção, aquisição fonológica, conhecimentos (meta)fonológico, alfabético e ortográfico, patologias da fala e da linguagem (oral e escrita), linguística clínica e psicometria.

 

Curriculum vitae atualizado disponível aqui.

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Formação Académica

2012 - 2006 |  Doutoramento em Linguística, especialidade em Psicolinguística, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Isabel Hub Faria e da Professora Doutora Maria João Freitas (bolseira FCT, com registo nº SFRH/BD/47271/2008).
Título da dissertação: Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita. 

2004 - 2002 |  Pós-graduação em Psicolinguística, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2002 - 1999 |  Bacharelato em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Estágios realizados, com crianças e adultos, nas seguintes áreas: Trissomia, ORL (deficiência auditiva e voz), Motricidade Orofacial, Deglutição, Paralisia Cerebral, Pediatria e Saúde Mental.

1999 - 1998 |  Pós-graduação em Tradução (Português/Francês), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa [não concluída].

1997 - 1996 |  Frequência do 3º ano da licenciatura em Linguística, na "Université de Paris 8", como bolseira ao abrigo do programa Erasmus.

1998 - 1994 |  Licenciatura em Linguística, pela faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
 

Experiência Profissional (docência)

Desde 2013 |  Professora Adjunta Convidada na ESS-IPS e na ESE-IPS - Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

2013 - 2003 |  Professora Assistente na ESSEM–Escola Superior de Saúde Egas Moniz (licenciatura em Terapia da Fala), com regência das disciplinas “Desenvolvimento e Perturbações da Leitura e da Escrita”, “Fonética e Fonologia”, “Fonética e Fonologia Clínicas” e “Linguística Clínica”. 

Desde 2007 |  Seminários na área da Consciência Fonológica e da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais), por convite, no âmbito de planos curriculares de cursos de doutoramento (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), de mestrado (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal; Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro), de pós-graduação (CRIAP; EPAP) e de licenciatura (Escola Superior de Saúde, Universidade Atlântica; Escola Superior de Saúde, Universidade do Algarve).
 

Experiência Profissional (não docência)

 

Desde 2007 |  Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, desde 15/01/2007 (com o registo CCPFC/RFO-21621/07), na área B06 Educação Especial.

Desde 2003 | Membro do CLUL/Laboratório de Psicolinguística desde 2003 como colaboradora e desde 2013 como investigadora integrada.

 

Desde 2006 |  Terapeuta da Fala (Cédula Profissional nº C-019437188) e Linguista na RELICÁRIO DE SONS-Terapia da Fala e Produtos Especializados, Lda:
i) Coordenadora clínica;
ii) Prestadora de serviços clínicos na área da linguagem (oral e escrita), fala, motricidade orofacial e voz (transexual);
ii) Formadora, monitora, orientadora e supervisora de conteúdos clínicos e académicos;
iii) Investigadora;
iv) Coordenadora e consultora técnica e editorial na área da concepção e desenvolvimento e/ou da tradução e adaptação de material de avaliação e de intervenção em Terapia da Fala, digital (software) e não digital.

 

2006 - 2002 | Terapeuta da Fala - prestação de serviços em nome individual (acompanhamento em instituições de ensino, públicas e privadas, e em consultório, de crianças, adolescentes e adultos)

2002 - 1998 | Linguista (consultoria e revisão) - prestação de serviços em nome individual
 

Congressos // Formações

Nacionais e Internacionais

Comunicações, posters e outros

2013

II Seminário de Investigação 'Entre a teoria, os dados e o conhecimento: olhares para uma realidade' (31/10/2013, Setúbal), com co-apresentação da comunicação “Avaliação da consciência fonológica – resultados de um projeto em curso.” (Ana Castro, Dina Caetano Alves, Susana Correia e Célia Soares).

IX ENAL-Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e III EIAL-Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem (30/09/2013-05/10/2013, Universidade Federal de Paraíba, Brasil), com a comunicação “Consciência Fonológica – dados de crianças portuguesas de idade pré-escolar e escolar.” (Ana Castro, Dina Caetano Alves e Susana Correia) [aceite mas não apresentada].

21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 2º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (22-25/09/2013, Porto de Galinhas, Brasil), com co-apresentação da comunicação “Reatribuição Vocal – efeito da terapia hormona na voz transexual: apresentação do projecto e resultados preliminares.” (Dina Caetano Alves, Paula Correia, Iris Monteiro, Pedro Freitas).

VI Congresso Nacional da APTF (10-12/05/2013, Lisboa), com co-apresentação da comunicação “Avaliação da consciência fonológica – resultados de um estudo piloto.” (Ana Castro, Dina Caetano Alves e Susana Correia).

VI Congresso Nacional da APTF (10-12/05/2013, Lisboa), com co-apresentação da comunicação “Consciência de palavra: efeitos fonológicos e sintáticos.” (Sónia Cardoso, Ana Castro e Dina Caetano Alves).

2012

II Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala (26-28/04/2012, Lisboa; organização: SpeechCare), com co-apresentação da comunicação “Apresentação do projecto: Exercícios de Consciência Fonológica - Preparação para a Leitura e Escrita” (Karla Cysne, Teresa Chamusca, Dina Caetano Alves e Tânia Reis).

Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment (Instituto para a Investigação Interdisciplinar) (24-25/01/2012, Lisboa), com apresentação da comunicação "Validity and reliability aspects associated to the phonological awareness of syllabic units" (Dina Caetano Alves).

CUNY Conference on the Segment in Phonology  (11-13/01/2012, New York, EUA), com apresentação do projecto "Training phonological knowledge associating onomatopoeias to segments – a tool for clinical pratice " (Dina Caetano Alves).

2011

19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia (30/10/2011-02/11/2011, São Paulo, Brasil), com apresentação da comunicação “Os Sons d’A Relicário. Associação de Onomatopeias aos Sons da Fala – adaptação do material ao Português do Brasil” (Dina Caetano Alves).

VIII ENAL-Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II EIAL-Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem (17-19/10/2011, Juiz de Fora, Brasil), com apresentação da comunicação “Os Sons d’A Relicário. Associação de Onomatopeias aos Sons da Fala – metodologia e validade interna” (Dina Caetano Alves).

I Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala (01-04/02/2011, Oeiras; organização: SpeechCare), com apresentação da comunicação “Instrumentos para a Terapia da Produção Verbal, Oral e Escrita - apresentação de projecto e de materiais (Diretrizes e Sons d'A Relicário)” (Dina Caetano Alves).

2010

I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18-19/10/2010), com co-apresentação da comunicação "Construção de instrumentos para a intervenção intervenção clínica e pedagógica em Consciência Fonológica: apresentação do projecto e de resultados" (Ana Castro, Dina Caetano Alves e Susana Correia).

I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18-19/10/2010), com co-apresentação da comunicação "Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica" (Maria João Freitas, Adelina Castelo, Catarina Afonso, Dina Caetano Alves, Francisco Vicente, Isabel Hub Faria e Teresa Costa).

I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18-19/10/2010), com co-apresentação dos posters:

- "Consciência intrassilábica dos segmentos [r] e [l] em crianças em idade escolar e pré-escolar" (Soraia Barriguita e Dina Caetano Alves);

- "Consciência intrassilábica da Coda em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras em crianças em idade (pré-)escolar" (Catarina da Isabel e Dina Caetano Alves);

- "Consciência da sílaba tónica em crianças em idade pré-escolar e escolar" (Rita Sousa e Dina Caetano Alves);

- "Proposta de programa para estimulação da consciência fonológica em contexto escolar" (Artur Carvalho e Dina Caetano Alves);

- "Consciência fonológica no ensino básico moçambicano" (Francisco Vicente, Maria João Freitas e Dina Caetano Alves);

- "Complexidade fonológica e segmentação silábica de palavras" (Catarina Afonso, Maria João Freitas e Dina Caetano Alves).

ALA International Conference - Association for Language Awareness (25-28/07/2010, Universidade de Kassel, Alemanha), com apresentação do poster "Phonological features and phonemic awareness" (Dina, Alves, Isabel Hub Faria e Maria João Freitas).

2009

V Congresso Nacional da APTF (20-21/11/2009), com co-apresentação da comunicação “Consciência Fonológica – instrumentos para a intervenção clínica e pedagógica – apresentação do projecto e dos resultados preliminares.” (Ana Castro, Dina Caetano Alves e Susana Correia).

V Congresso Nacional da APTF (20-21/11/2009), com co-apresentação do poster “Complexidade silábica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos.” (Catarina Afonso, Maria João Freitas e Dina Caetano Alves).

XXV Encontro da APL (22-24/10/2009, Lisboa), com co-apresentação da comunicação “Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica.” (Ana Castro, Dina Caetano Alves e Susana Correia).

I Encontro Terapia da Fala e Educação (30-31/01/2009, Alcochete), com apresentação da comunicação “O desenvolvimento da consciência fonológica – o paradigma oralidade e escrita” (Dina Caetano Alves).

2008

IASCL Conferences -  International  Association  for  the  Study  of  Child  Language (28/07- 01/08/2008, Edinburgh), com co-apresentação do poster “Segmental properties and phonemic awareness”  (Dina Caetano Alves,  Isabel  Hub  Faria  e Maria João Freitas).

IASCL Conferences - International Association for the Study of Child Language (28/07- 01/08/2008, Edinburgh), com co-apresentação do poster “Syllabic complexity in segmentation tasks” (Catarina Afonso, Maria João Freitas e Dina Caetano Alves).

III Fórum de Partilha Linguística (14-15/07/2008, FCSH-UNL), com co-apresentação do poster “Extensão de palavra e consciência silábica” (Catarina Afonso e Dina Caetano Alves).

IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros  Anos  de  Escolaridade  (11/07/2008, IPS-ESE Lisboa), com co-apresentação do poster “Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica” (Maria João Freitas, Dina Caetano Alves e Teresa Costa).

IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros  Anos  de  Escolaridade  (11/07/2008, IPS-ESE Lisboa), com co-apresentação do poster “Acento e consciência silábica” (Catarina Afonso, Maria João Freitas e Dina Caetano Alves).

BDA Conferences – British Dyslexia Association (27-29/03/2008), com co-apresentação da comunicação “Linguistic properties and phonemic awareness” (Dina Caetano Alves, Isabel  Hub  Faria e Maria João Freitas).

BDA Conferences – British Dyslexia Association (27-29/03/2008), com apresentação do poster “Prosodic complexity and word segmentation”  (Catarina Afonso, Maria João Freitas e Dina Caetano Alves).

Comemorações do Dia Europeu da Terapia da Fala (06/03/2008, Escola Superior de Saúde de Setúbal), no âmbito das com apresentação da comunicação “O reflexo da oralidade na escrita” (Dina Caetano Alves).

2007

PaPI - Phonetics and Phonology in Iberia (25-27/06/2007), com co-apresentação da    comunicação/workshopSegmental Processing and Phonological Awareness” (Isabel Hub Faria, Dina Caetano Alves e Maria João Freitas).

2006

Mostra de Linguística (26-27/06/2006), com co-apresentação da comunicação “Linguística Clínica” (Isabel Hub Faria e Dina Caetano Alves).

2005

IV Congresso Nacional da APTF (30/09/2005 e 01/10/2005), com apresentação da comunicação “Consciência segmental – Haverá uma hierarquia associada à sua emergência e ao seu desenvolvimento?” (Dina Caetano Alves).

2003

III Congresso Nacional  de Terapeutas  da  Fala  (14-15/11/2003),  com  co-apresentação da comunicação “Teste de Avaliação da Produção Articulatória de Consoantes do Português Europeu” (Isabel Hub Faria, Isabel Falé e Dina Caetano Alves).

Seminários, conferências, palestras, formações, workshops e outros

2013

“Conhecimento e processamento (meta)fonológicos e a sua relação com o conhecimento alfabético”, em colaboração com o Prof. Dr. João Veloso – conferências a professores da zona Centro de Portugal, por convite do Ministério da Educação e da Ciência, no âmbito das Novas Metas Curriculares do 1º CEB (Outubro e Novembro de 2013). Duração da palestra: 3 horas. Edições até ao presente: 5 edições.

“Oralidade” e “Gramática” – formação a professores da zona Centro sobre dois dos domínios da disciplina de Português, por convite do Ministério da Educação e da Ciência, no âmbito das Novas Metas Curriculares do 1º CEB (Março a Novembro de 2013). Duração da formação: 4 horas. Edições até ao presente: 9 edições.

“Deglutição: funcionamento e alterações” por convite dos SSAP - Serviços Sociais da Administração Pública (18/Novembro/2013, Lisboa; duração: 2 horas).

“Ligação entre linguagem oral e escrita – o caso da consciência fonológica”, por convite da Hospital da Cova da Beira, no âmbito do IV Encontro de Neurodesenvolvimento (28/Junho/2013, Cova da Beira; duração: 1 hora).

“Aquisição, funcionamento e alterações da linguagem - da infância à idade adulta” por convite dos SSAP - Serviços Sociais da Administração Pública (3/Junho/2013, Lisboa; duração: 2 horas).

“Consciência fonológica – estratégias de estimulação e de reabilitação” por convite da Clínica da Educação (28/Maio/2013, Lisboa; duração: 3 horas).

 

“Conhecimento fonológico implícito e explícito – sua emergência, desenvolvimento e funcionamento, na oralidade e na escrita”, por convite do SESARAM – Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (22-24/Abril/2013; duração: 24 horas).

Seminários na área da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais), por convite, no âmbito de planos curriculares de cursos de mestrado (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal: Maio de 2013; Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro: Maio de 2013) e de pós-graduação (CRIAP: Abril e Setembro de 2013). Duração dos seminários: 4 a 8 horas.

“Processamento fonológico – seu desenvolvimento e recrutamento na oralidade e/ou na escrita” por convite da Colégio do Oriente (22/Março/2013; duração: 3 horas).

2012

Workshop: estimulação da linguagem”, workshop gratuito dirigido ao público em geral (entrada grátis 07 de Abril 2012; duração: 2 horas), promovido pela Fnac.

Desde 2011

“Metodologias de intervenção na reabilitação das alterações do processamento fonológico – apresentação da metodologia e dos materiais inerentes ao projecto Os Sons d’A Relicário”, curso desenvolvido no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” da Relicário de Sons (RdS), apresentado em diversos pontos do país a Terapeutas da Fala e outros profissionais com actuação na área da linguagem (clínica e educacional). Duração do curso: 8 horas. Edições até ao presente: 5 edições.

2011

“Entender o que se ouve: implicações na aprendizagem” - gratuito dirigido ao público (entrada grátis 23 Maio 2011; duração: 2 horas), promovido pela Relicário de Sons (RdS) no âmbito da valência “Solução do Terapeuta -Espaço Profissional” da sobre os temas “O que é o Processamento Auditivo Central?” com apresentação da Drª Luísa Monteiro (Otorrinolaringologista), “Sinais de alterações de Processamento Auditivo Central” com apresentação do Dr Pedro Cabral (Neuropediatra), “Oiço mas não entendo!” com apresentação da Drª Cristiane Nunes (Terapeuta da Fala e Audiologista) e “Interferências do processamento auditivo na aprendizagem” com apresentação da Drª Dina Caetano Alves (Terapeuta da Fala e Linguista).

Desde 2010

Workshops de Verão – cursos desenvolvidos no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” da Relicário de Sons (RdS), subordinados aos temas “Exploração de materiais para intervenção clínica (i) em semântica, (ii) em morfologia, (iii) em sintaxe, (iv) em coesão e coerência do discurso, (iv) em processamento auditivo, conhecimento e consciência fonológica e (v) em leitura e escrita”. Duração do conjunto dos cursos: 15 horas. Edições até ao presente: 3 edições.

2010 - 2009

“Capacitação para a utilização de materiais de intervenção Pró-Fono” no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” da Relicário de Sons (RdS), em parceria com a Pró-Fono e com a Profala (Outubro de 2009 e Novembro 2010). Duração do conjunto dos cursos: 10 horas. Edições até ao presente: 2 edições.

Desde 2009

“Conhecimento Fonológico X Oralidade e Escrita” – cursos desenvolvidos no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” da Relicário de Sons (RdS), apresentados em diversos pontos do país a Terapeutas da Fala e outros profissionais com actuação na área da linguagem (clínica e educacional). Duração do curso: 16 horas. Edições até ao presente: 16 edições.

2008

“O reflexo da oralidade na escrita” – por convite da Escola Superior de Saúde de Setúbal, no âmbito das Comemorações do Dia Europeu da Terapia da Fala (06 Março 2008; duração: 1 hora).

Desde 2007

Seminários na área da Consciência Fonológica, por convite, no âmbito de planos curriculares de cursos de doutoramento (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: 2008 a 2010), de mestrado (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal: Abril ou Maio de 2007 a 2013), de pós-graduação (EPAP: Junho de 2013) e de licenciatura (Escola Superior de Saúde, Universidade Atlântica: Maio de 2013; Escola Superior de Saúde, Universidade do Algarve: Outubro de 2013). Duração dos seminários: 4 a 8 horas.

2008 - 2006

“O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica” - formações no âmbito do PNEP-Programa Nacional do Ensino do Português, Lisboa: Ministério da Educação), sobre “Consciência Fonológica”, nas ESE’s (Escola Superior de Educação) de Lisboa e Santarém.

“A leitura e as suas perturbações” – por convite da Telepsia – Serviços de Psicologia Educacional.

2006

“As perturbações da linguagem e da fala e as suas implicações” – por convite do Centro de Formação de Professores de Odemira (Março).

2005

“Leitura e Dislexia” – por convite do Centro de Formação de Professores de Odemira (Março).


Actividades científicas

Revisão e outras actividades de verificação/validação científica

Desde 2013

Membro do conselho editorial da Revista Científica da APTF.

2011

Avaliação e validação de projecto internacional, candidato à criação de um Center for Research on Language and Language Disorders, para aprovação de financiamento público solicitado à FAPESP’s Program for Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC) - São Paulo/Brasil. Integração do júri por convite da FAPESP.
 

Participação em projectos de investigação

Desde 2013

Investigação e Participação no projecto “”Aquisição fonológica típica e atípica no português europeu e no português brasileiro” – Ana Castro (ESS-IPS, CLUNL), Dina Caetano Alves (ESS-IPS, CLUL, RdS), Andreia Bernardo (ESS-IPS), Maria João Freitas (FLUL/CLUL), Teresa da Costa (ISAL, CLUL), Helena Bolli Mota (UFSM), Carolina Mezzomo (UFSM), Márcia Keske-Soares (UFSM), Luciana Barberena (UFSM) e Brunah Brasil  (UFSM).

Colaboração no projecto “Avaliação do desenvolvimento morfossintáctico – LARSP-PT” – Ana Castro (ESS-IPS, CLUNL).

Investigação e Participação no projecto “Ortografia e percepção no Português Europeu” - Dina Caetano Alves (ESS-IPS, CLUL, RdS), Maria João Freitas (FLUL/CLUL), Lourenço Chacon (Universidade Estadual Paulista - UNESP-SP) e Larisse Berti (Universidade Estadual Paulista - UNESP-SP).

Desde 2012

Investigação e Participação no projecto “Tipologia de erros na escrita do Português Europeu” - Maria do Carmo Lourenço-Gomes (FLUL/CLUL), Dina Caetano Alves (ESS-IPS, CLUL, RdS), Maria João Freitas (FLUL/CLUL) e Maria Celeste Rodrigues (FLUL/CLUL).

Desde 2011

Investigação e Participação no projecto “Reatribuição Vocal: instrumentos de avaliação e de intervenção em voz transexual - Dina Caetano Alves (ESS-IPS, CLUL, RdS), Paula Correia (ESSEM, HGO – desde 2012), Iris Monteio (ILASC) e Pedro Freitas (ILASC).

Desde 2010

Projectos de investigação desenvolvidos pela RELICÁRIO DE SONS - TERAPIA DA FALA E PRODUTOS ESPECIALIZADOS, LDA:

  • Aferição e validação dos instrumentos editados pela Relicário de Sons e por outras instituições (académicas e não académicas);
  • Caracterização do desempenho em tarefas de Consciência Fonológica de crianças em idade pré-escolar e escolar a frequentar o ensino público e privado;
  • Estudos exploratórios na área da ‘voz transexual’ (‘auto e heteropercepção do género vocal’ e outros estudos afins), no âmbito da parceria ‘ILASC/RdS’ (iniciada em 2006, formalizada em 2011).

Desde 2009

Investigação e Participação no projecto “Consciência Fonológica - Instrumento para a intervenção clínica e pedagógica” - Ana Castro (ESS-IPS, CLUNL), Dina Caetano Alves (ESS-IPS, CLUL e RdS), Susana Correia (CLUL) e Célia Soares (ESS/DCSH-IPS).

Colaboração em projectos de investigação desenvolvidos pelo Laboratório de Psicolinguística do CLUL (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa com os seguintes projectos de investigação - em curso):

  • TAPA-PE - Teste de Avaliação da Produção Articulatória do Português Europeu
  • Compreensão na Leitura. Processamento de palavras, de frases e de textos.

Colaboração no projecto “ISISERT – Intelligent System for Impaired Evaluation Used in Recover Therapy”, coordenado pelo Prof. Dr. Nuno Guimarães, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como colaboradora do CLUL.

2011

Consultora técnica para edição de um instrumento de promoção do desenvolvimento da consciência fonológica.

Estudo desenvolvido no âmbito da Relicário de Sons (RdS), com o apoio de instituições universitárias parceiras: "O impacto dos traços distintivos no processamento de pares mínimos”.

2010

Consultoria linguística e integração de um painel de peritos para validação do instrumento TALC-E – Teste de Avaliação da Linguagem em idade escolar, desenvolvido por Dulce Tavares e Eileen Sua Kay.

2008

Estudo desenvolvido no âmbito da Relicário de Sons (RdS), com o apoio de instituições universitárias parceiras: "Análise do perfil linguístico de uma escola privada com cerca de 1000 alunos” (competências linguísticas orais gerais do nível pré-escolar e análise de textos escritos do nível escolar em curso).

2007 - 2006

Consultoria linguística e colaboração na aferição à população do instrumento “ALPE – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar”, projecto coordenado pelo Departamento de Terapia da Fala da Universidade de Aveiro, com 98 crianças avaliadas nos distritos de Lisboa e de Setúbal.

(Co-)orientação de dissertações

Dissertações de doutoramento

          - 2011

Co-orientação   de   tese   de  Doutoramento  (em  conjunto  com  a Profª  Doutora Maria João Freitas) intitulada Consciência linguística e competência escrita no ensino básico em Moçambique, da autoria de Francisco Vicente, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

Dissertações de mestrado

          - 2012

Co-orientação de tese de Mestrado (em conjunto com a Profª Doutora Ana Castro) intitulada Modelo implicacional de complexidade de traços – adaptação e validação para o Português Europeu, da autoria de Andreia Bernardo, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal.

2012 - 2009

Co-orientação de tese de Mestrado (em conjunto com a Profª Doutora Otília Sousa) intitulada Avaliação de uma programa para estimulação da consciência fonológica em contexto escolar, da autoria de Artur Carvalho, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

2009 - 2007

Co-orientação   de   tese   de  Mestrado  (em  conjunto  com  a Profª  Doutora Maria João Freitas) intitulada Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique, da autoria de Francisco Vicente, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

2007

Co-orientação   de   tese   de  Mestrado  (em  conjunto  com  a Profª  Doutora Maria João Freitas) intitulada Contributo para a construção de um teste de avaliação da consciência intrassilábica, da autoria de Milene Lacão, Escola Superior de Saúde de Alcoitão e Universidade Católica Portuguesa [não concluída].

2008 - 2005

Co-orientação   de   tese   de  Mestrado  ( em  conjunto  com  a Profª  Doutora Maria João Freitas) intitulada Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, da autoria de Catarina Afonso, Escola Superior de Saúde de Alcoitão e Universidade Católica Portuguesa.

Dissertações de licenciatura

2011

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Amado, I. Avaliação da produção fonético-fonológica em crianças com e sem perturbação articulatória e/ou fonológica. Contributo para a validação de uma prova de avaliação. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

2010

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da   licenciatura em  Terapia da Fala): Sanganha, C..O impacto dos traços distintivos em tarefas de discriminação auditiva em crianças com Perturbação Fonológica. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Pisco, E.. Repetição de pseudopalavras em crianças com e sem perturbação fonológica. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Orientação de artigo científico (monografia de final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Parreira, L. (2010). A influência do conhecimento lexical nas tarefas de discriminação auditiva em crianças com Perturbação Fonológica. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Sousa, R. (2010). Percepção da sílaba tónica em crianças em idade pré-escolar e escolar – contributo para a construção de uma bateria de avaliação da consciência fonológica. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Medeiro, T.. Impacto das Classes Verbais na Ordenação de Palavras na Frase em Crianças com Perturbação da Linguagem. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

2009

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Isabel, C. (2009). Consciência intrassilábica da coda em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras, em crianças em idade (pré-)escolar – contributo para a construção de uma bateria de avaliação da consciência fonológica. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Ribeiro, A. S. (2009). Consciência intrassilábica de [r] e [l], em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras, em crianças em idade pré-escolar e escolar. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

2008

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Meireles, A. C.. Consciência intrassilábica da coda em tarefas de segmentação silábica. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Barriguita, S.. Consciência intrassilábica dos segmentos [r] e [l] em crianças em idade escolar e pré-escolar. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

2006

Orientação de artigo científico (monografia de  final  de  curso  da  licenciatura em Terapia da Fala): Alexandre, A. C. (2006). A consciência silábica e a capacidade de leitura oral nas crianças do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico regular. Monografia de licenciatura. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Consultoria e peritagem de instrumentos

No âmbito de dissertações de mestrado

2010

Integração de um painel de peritos para validação de um instrumento construído e utilizado no estudo Consciência de palavra em crianças de 4, 5, 7 e 8 anos de idade, no âmbito da tese de Mestrado de Sónia de Jesus Subtil Cardoso. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Integração de um painel de peritos para validação de um questionário dirigido a profissionais  para o estudo Caminhos para o desenvolvimento da escrita: a dimensão ortográfica. Um estudo sobre as concepções e as estratégias implementadas por Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Professores de Educação Especial e Terapeutas da Fala, no âmbito da tese de Mestrado de Patrícia Rosa. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Fac. Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

No âmbito de dissertações de licenciatura

2013

Integração de um painel de peritos para validação de uma proposta de tradução e adaptação ao PE do instrumento Narrative Assessment Protocol, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Mara Marques. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

2010

Integração de um painel de peritos para validação de um programa de intervenção clínica em consciência fonológica intitulado Aprender a jogar com os sons - actividades de consciência fonológica proposto no âmbito das monografias de licenciatura de Marina Simões e de Maria Teresa Pulido. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

2009

Integração de um Focus Group para avaliação de “Contributo para a construção e validação de um teste da linguagem para adultos afásicos: avaliação da compreensão auditiva de nomes e verbos”, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Ana Dias (2009). Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Integração de um Focus Group para validação do instrumento proposto em Contributo para a construção e validação de um teste em doentes afásicos: prova de nomeação por responsive naming, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Iolanda Oliveira . Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

2008

Integração de um painel de peritos para validação do instrumento proposto em A importância da entoação na capacidade de compreensão em crianças em idade escolar, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Catarina Teixeira. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Integração de um Focus Group para validação do instrumento proposto em Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica frásica, no âmbito da monografia de final de curso da  licenciatura de Sofia Mota. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Integração de um Focus Group para validação do instrumento proposto em Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica lexical, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Alexandra Figueiredo. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Integração de um Focus Group para validação do instrumento proposto em Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: discriminação auditiva, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Luísa Barbeiro (2008). Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Integração de um Focus Group para validação do instrumento proposto em Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: flexão nominal de género e número, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Ana Pato. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Integração de um Focus Group para validação do instrumento proposto em Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: nomeação, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Ana Gameiro (2008). Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

2005

Integração de um Focus Group para validação do instrumento proposto em Grelha de Desenvolvimento da Consciência Fonológica, no âmbito da monografia de  final  de  curso  da  licenciatura de Catarina Afonso. Escola Superior de Saúde Egas Moniz.


Publicações científicas

Livros, capítulos, actas e artigos

2013

Alves, D. (no prelo). Efeito de frequência em tarefas de consciência segmental. Revista Portuguesa de Terapia da Fala.

2012

Alves, D. Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita. Dissertação de doutoramento. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

Alves, D. O impacto dos tracos distintivos no processamento de pares mínimos. In, A. Costa e I. Duarte (Eds). Na linguagem nada lhe é estranho. Homenagem a Isabel Hub Faria. Porto: Edições Afrontamento.

2010

Alves, D.; Castro, A. & Correia, S. Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica. In, A. M. Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis (Orgs). Textos Seleccionados do XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: Associação Portuguesa de Linguística.

Alves, D., Faria, I. H. & Freitas, M. J. O efeito das propriedades fonológicas do segmentos em tarefas de consciência segmental. In, M. J. Freitas, A. Gonçalves & I. Duarte (Orgs.). Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos fonológicos e sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri.

Alves, D. & Lacão, M. C. Questões de validade e de fidelidade associadas à avaliação da consciência intrassilábica. In, M. J. Freitas, A. Gonçalves & I. Duarte (Orgs.). Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos fonológicos e sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri.

2009

Afonso, C.; Freitas, M. J. & Alves, D. Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças dos 4 aos 6 anos de idade. Cadernos de Saúde, 2(2), 31-41.

2007

Freitas, M. J.; Alves, D. & Costa, T. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação.
[No âmbito do PNEP – Programa Nacional do Ensino do Português]


Publicações não científicas

Livros, capítulos, actas e artigos

2009

Alves, D. Linguagem ou Fala? Falaremos da mesma coisa? Revista Equilíbrio (1), publicado e disponível em http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-julho09/1

Alves, D..A influência dos hábitos orais no desenvolvimento da fala. Revista   Equilíbrio (2), publicado e disponível em http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-agosto09/1

Alves, D. O impacto da audição no desenvolvimento da linguagem. Revista Equilíbrio (3), publicado e disponível em http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-setembro09/1

Alves, D. & Reis, T. Crianças que falam mal: um problema de articulação ou de linguagem? Revista Equilíbrio (4), publicado e disponível em http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-outubro09/1

Alves, D. & Reis, T. O que é o Processamento Auditivo Central? Revista   Equilíbrio (5), publicado e disponível em http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-novembro09/1

Alves, D.. A língua maternal ensina-se ou aprende-se? Revista Equilíbrio (6), publicado e disponível em http://issuu.com/revistaequilibrio/docs/equilibrio-dezembro09/1


Produções não científicas

Disponibilização de conteúdos científicos à comunidade: livros, manuais e outros materiais técnicos para avaliação e intervenção em linguagem e fala.

2013

Alves, D. & T. Reis - revisão linguística e técnica, adaptação ao PE e ao PB, coordenação, edição e concepção física do seguinte produto:

Hitos, S. (2013). Jogo do Mico-MOF – exercícios de motricidade orofacial. Lisboa: Relicário de Sons.

2012

Chamusca, T.; Cysne, C.; Alves, D. & T. Reis. Exercícios de Consciência Fonológica – preparação para a leitura e escrita. Lisboa: Relicário de Sons.

2011

Alves & al. Diretrizes   para   a  terapia  articulatória,  fonológica e grafémica. Lisboa: Relicário de Sons.

Alves & al. Os Sons d’A Relicário – treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala. Lisboa: Relicário de Sons.

Alves & al. Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas. Lisboa: Relicário de Sons.