CRPC sub-corpus oral espontâneo |
|
||
Fonte |
Português Fundamental |
|
Texto número |
90 |
|
Datação |
1970-1974 |
|
Distrito |
Évora |
|
15 |
||
Informante |
|
|
Idade |
62 |
|
Sexo |
Masculino |
|
C |
||
1 |
||
Influência linguística anterior |
Sem influência |
A: [MAS A CAPELA ESTAVA EM RUÍNAS?]
X: NÃO, NÃO ESTAVA EM RUÍNAS, MAS ESTAVA REALMENTE MUITO ABANDONADA, ESTAVA, HOJE JÁ NÃO E NÃO PORQUE... PELA RAZÃO QUE VOU DIZER. MAS ENFIM, O, A, O ESTA[DO], O ESTADO DE LIMPEZA NÃO ERA, NÃO ERA LOUVÁVEL PORQUE A IGREJA NÃO ESTÁ AO... ESTÁ AO CULTO, MAS NÃO TINHA, NÃO TINHA CELEBRAÇÃO DE MISSAS COM FREQUÊNCIA, JULGO ATÉ QUE JÁ HÁ MUITOS ANOS QUE NÃO TERIA REALMENTE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA, MAS QUANDO ENTREI - ATÉ ME RECORDO, ERA UM DIA, UM... RELATIVAMENTE SOMBRIO - EH! E A COISA NÃO ME AGRADOU MUITO, MAS QUANDO DEPOIS FUI À CAPELA-MOR - PORQUE A, A IGREJA TEM UMA NAVE COMPRIDA, SECA, DE DECORAÇÃO SEM INTERESSE NENHUM - MAS A CAPELA-MOR É REALMENTE SURPREENDENTE NÃO SÓ PELA ESTRUTURA DA CAPELA EM SI, PORQUE É MUITO PECULIADA, É UMA CAPELA-MOR DE TIPO GÓTICO COM ABÓBADA DE NERVURAS, E COM PINTURAS A FRESCO, EH, MAS RELATIVAMENTE VULGARES, AS PINTURAS DE CERTO MERECIMENTO, MAS VULGARES. TEM ESSA PINTURA ALGUM INTERESSE DE MAIOR PORQUE ESTÃO DATADAS, (...), CREIO QUE DE MIL SEISCENTOS E TREZE.
A: DEZASSETE,
X: É DEZASSETE,
A: PRINCÍPIOS DE DEZASSETE,
X: NÃO É, PRINCÍPIOS DE DEZASSETE, QUER DIZER OS TEMAS NÃO SÃO... EH, SÃO DA FORMA CLÁSSICA AQUI DECORRENTE NA, NA REGIÃO. MAS A GRANDE IMPORTÂNCIA ESTÁ NA PRÓPRIA... NO RETÁBULO, NO FUNDO, NÃO É, TEM UM RETÁBULO DE PINTURA, DE PINTURA SOBRE ÓLEO, EM TÁBUAS, NÃO É, QUE É EM FORMA, DE, DE POLÍPTICO, UMA COISA MUITO CURIOSA, CURIOSA,
A: CURIOSO, CURIOSO!
X: PORQUE NUNCA TINHA VISTO QUALQUER REFERÊNCIA E ATÉ MESMO EM MONTEMOR DEPOIS ME CONTAVAM, AS PESSOAS, NÃO É, QUE TRABALHAM NESTAS COISAS, POR EXEMPLO, LÁ O PADRE DA FREGUESIA E OUTRAS PESSOAS QUE MAIS OU MENOS APRECIAM, QUE NUNCA SE TINHAM APERCEBIDO DO INTERESSE DESSE, DO RETÁBULO, É O RETÁBULO MESMO DE SÃO PEDRO - ESTÁ A GRAVAR? - É O RETÁBULO DE SÃO PEDRO, É UMA TÁBUA GRANDE CENTRAL, DA ESCOLA PORTUGUESA DE PINTURA, POR ISSO É QUE RESIDE O INTERESSE, NÃO SÓ COMO PINTURA E PELO ENQUADRAMENTO,
A: POIS!
X: PORQUE O RETÁBULO, O RETÁBULO É CONSTITUÍDO POR UMA TÁBUA GRANDE AO MEIO, QUE É O SÃO PEDRO E LATERALMENTE TEM OS POSTIGOS COMO É COSTUME NESTAS,
A: POIS (...)
X: NES[TES], NESTES TEMAS, NÃO É, - TEM OS POSTIGOS FIXOS, NÃO SÃO COMO NAQUELES RETÁBULOS FLAMENGOS, QUE A GENTE CONHECE DOS ESPANHÓIS
A: POIS, POIS, POIS (...)
X: SÃO ABERTOS, DE ABRIR E FECHAR. NÓS TAMBÉM TIVEMOS DESSE GÉNERO MAS AQUELE É FIXO, PORTANTO TEM O QUADRO CENTRAL QUE É CURIOSÍSSIMO! - E CLARO QUE NÃO ESTOU AGORA... QUANDO DIGO CURIOSÍSSIMO, NÃO ESTOU EVIDENTE(...) A DIZER QUE SERÁ UMA OBRA-PRIMA DA NOSSA PINTURA A: POIS, MAS É DIFERENTE, É (...)
X: MAS EM MONTEMOR E AQUI MESMO NA REGIÃO, É, É DO MELHOR DO SEU TIPO, DEVE SER UMA TÁBUA DO GÉNERO PROVINCIAL, É PINTOR ANÓNIMO - NÃO ESTÁ ASSINADO, COMO SABE, - É DE PINTOR ANÓNIMO, MAS UMA COISA AÍ POR VOLTA, UM CONJUNTO POR VOLTA DE MIL QUINHENTOS CINQUENTA, AQUILO É UMA PEÇA MEIO ERUDITA, MEIO POPULAR,
A: MEIO POPULAR (...) TEM MAIS INTERESSE.
X: DEVE SER REGIONAL, DE PINTOR REGIONAL, PORTANTO TEM O QUADRO CENTRAL QUE É O SÃO PEDRO E DEPOIS EM VOLTA SÃO MAIS QUATRO JUSTAMENTE, DOIS POR BANDA, MAIS ESTREITOS, DE TEMAS DA VIDA DO SANTO, CENAS DE, DA MORTE DOS MILAGRES DO SÃO PEDRO, E INFERIORMENTE CORRE NA BANQUETA, CORRE NA BANQUETA UM FRISO DE SANTOS, QUE EU AGORA CONFESSO DE REPENTE NÃO ME LEMBRO DOS SANTOS MAS SÃO SANTOS DO HAGIOLÓGICO LUSITANO, SÃO SANTOS
A: POIS (...)
X: AQUI FREQUENTEMENTE LI(...), CREIO QUE ERA UM SÃO... UM SÃO BENTO UM SÃO BRAZ E, E OUTROS QUE NÃO ME LEMBRO AGORA DE REPENTE.
[A É O INQUIRIDOR 15]