CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

1325

Datação

1970-1974

Distrito

Lisboa

Inquiridor

24

Informante

 

Idade

33

Sexo

Masculino

Grupo profissional

C

Nível de instrução

4

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

A: OLHE, E O QUE É QUE RESPONDE ÀQUELA PERGUNTA DOS SUPERSTICIOSOS, JÁ AGORA.

X: EU NÃO SEI, EU TENHO A IMPRESSÃO QUE (...) CREIO QUE NÃO SOU; E ALIÁS É A MINHA OPINIÃO. EU TENHO A IMPRESSÃO QUE NÃO SOU. OU PELO MENOS TENTO NÃO SÊ-LO.

A: POIS.

X: ÀS VEZES É DIFÍCIL, PORQUE SE NÓ[S], PORQUE O SER OU NÃO SER NÃO, NÃO DEPENDE MUITAS VEZES DA NOSSA OPINIÃO, CONSC[IENTE], INCONSCIENTE ALIÁS, QUER DIZER, PORQUE NÓS SEM QUERERMOS VAMOS LEVADOS POR AQUELAS COISAS QUE ESTAMOS SEMPRE A OUVIR, O... AQUELA COISA DO BATER NO COISO: O DIABO SEJA CEGO SURDO E MUDO, SEI LÁ, SE ELE É CEGO,

A: POIS.

X: SE É (...), SE O DIABO EXISTE, NÃO É, DAQUELAS COI[SAS] QUE NÓS OUVIMOS DE, POR TRADIÇÃO DESDE PEQUENINOS, DESDE QUE NASCEMOS, QUER DIZER,

A: POIS.

X: SEJA EM QUE FOR, NÃO SE PASSA POR BAIXO DE UMA ESCADA EU NÃO PASSO POR BAIXO DE UMA ESCADA PORQUE PODE CAIR ALGUMA COISA LÁ EM CIMA, QUE JÁ UMA VEZ IA FICANDO SEM UM FATO, E ENTÃO NÃO PASSO MESMO.

A: POIS.

X: FICOU-ME DE EMENDA, UM ANDAIME... AGORA DE VER UM GATO PRETO ATRAVESSAR À MINHA RUA, FICAR, FAZER FIGAS OU (...) EU ACHO QUE ISSO É UMA ESTUPIDEZ, SINCERAMENTE.

A: POIS.

X: PORTANTO, QUER DIZER, EU CONSCIENTEMENTE TENTO NÃO SER. SE DE REPENTE TENHO UMA REACÇÃO... QUE SE PODE LEVAR À CONTA DE, DE SUPERSTIÇÃO... TALVEZ O HOMEM ATÉ SEJA DADO UM BOCADO A ISSO E, QUER DIZER, PELA SUA NATUREZA E QUE TENHAMOS QUE EXACTAMENTE SER CONSCIENTEMENTE ANTI, ANTI-SUPERSTIÇÃO. TALVEZ... PORQUE EXACTAMENTE NOTA-SE NOS PAÍSES MAIS, NOS POVOS MAIS ATRASADOS EXACTAMENTE SÃO OS MAIS SUPERSTICIOSOS (...), POR IGNORÂNCIA, POR... QUE TAMBÉM VEM POR TRADIÇÃO AQUELAS, AQUELAS CRENÇAS ESQUISITAS QUE ELES CRÊEM. EU CREIO QUE, JÁ NÃO ME LEMBRO EXACTAMENTE MAS FOI O QUE DISSE ASSIM: EU ACHO QUE NÃO SOU, PELO MENOS TENTO NÃO SER. E CONTINUO A TENTAR NÃO SER. PORQUE... POSSO SER ASSALTADO POR UMA COISA QUALQUER (...):

A: POIS.

X: MAS É VÊ LÁ SE ENTRAS COM O PÉ DIREITO, É A TAL COISA QUE SE DIZ... QUE SE DIZ POR GRAÇA, MAS ISSO AO FIM E A CABO SERÁ UMA SUPERSTIÇÃO E TOU CONVENCIDO QUE HAVERÁ PESSOAS QUE QUANDO ENTRAM NUM DETERMINADO SITIO

A: É, É.

X: PÕEM LÁ UM PEZINHO À FRENTE O DI[REITO], O DIREITO...

A: NÃO VÁ SER O DIREITO IMPORTANTE.

X: EXACTAMENTE, EU ACHO QUE, QUER DIZER, QUE NÃO TERÁ IMPORTÂNCIA DE MAIOR REALMENTE A PESSOA ENTRAR COM O DIREITO OU COM O ESQUERDO, MAS ENFIM... QUER DIZER, DEPOIS, ISSO JÁ FICOU

A: POIS.

X: ATÉ NA, JÁ, JÁ FAZ PARTE DO VOCABULÁRIO... DIÁRIO DA, DE TODA A GENTE, DIZER: ENTRA COM O PÉ DIREITO; ACH[O], CREIO QUE É UMA DELAS. AO ANDAR NA RUA NÃO PISAR AS PEDRAS PRETAS E ANDAR AOS SALTINHOS DE UM LADO PARA O OUTRO. (...)

A: NÃO PISAR A QUÊ?

X: AS PEDRAS PRETAS. E COISA, (...) ASSIM QUE EU VEJO; (...) AS, AS MOÇAS, AS RAPARIGAS, ISSO É UMA COISA (...). POR ACASO AQUI NÃO SE NOTA MUITO; EU NOTEI, LEMBRO-ME NO, QUANDO ESTIVE NO ULTRAMAR, UMA COISA QUE, QUE EU FAZIA MUITO, E INDA HOJE, QUER DIZER, AQUELE GÉNERO, QUE EU, EU FIZ GINÁSTICA - FIZ GINÁSTICA NO SPORTING, GINÁSTICA APLICADA, E... NÓS BRINCÁVAMOS MUITO, ASSIM QUANDO TÍNHAMOS CAMPEONATOS OU PROVAS, OU EXIBIÇÕES, QUALQUER COISA, SEI LÁ, O À VONTADE, É NATURAL QUE A PESSOA TAMBÉM, QUER DIZER, DEPOIS COM UM BOCADO DE CALO CRIA MESMO À-VONTADE, TER MUITA GENTE À VOLTA OU NÃO TER, NÃO FAZ DIFERENÇA. OU TER UM, UM, UM EXERCÍCIO, OU UM NÚMERO MAIS, MAIS SEGURO, OU MENOS SEGURO, NÓS DIZEMOS TAMOS DESCONTRAÍDOS. É CLARO, DESCONTRACÇÃO É DESCONTRACÇÃO MUSCULAR TOTAL, MAS NÓS (...) CONTRAÍDOS FAZÍAMOS ASSIM. «AH, EU TOU DESCONTRAÍDO!» E AQUILO ERA UM HÁBITO QUE NÓS CRIÁMOS «AH, EU TOU DESCONTRAÍDO!» E FAZÍAMOS ASSIM COM OS DEDOS.

[A É O INQUIRIDOR 24]