CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

710

Datação

1970-1974

Distrito

Porto

Inquiridor

20

Informante

 

Idade

33

Sexo

Feminino

Grupo profissional

A

Nível de instrução

4

Influência linguística anterior

Estrangeiro

 

 

X: DURANTE QUATRO ANOS, PORQUE GOSTAVA IMENSO DE ME DEDICAR À MÚSICA E ESPECIALMENTE A PIANO. MAS DEPOIS, DESCOBRI AO FIM DE QUATRO ANOS QUE, GOSTAVA IMENSO, MAS QUE NÃO SERIA UMA BOA EXECUTANTE, NEM NADA PORTANTO DESISTI DE, DE EXECUTAR. E CLARO, COMO ERA UMA APAIXONADA DA MÚSICA, CONTINUO A GOSTAR DE MÚSICA. MAS NÃO SOU LIMITADA À MÚSICA CLÁSSICA,

A: POIS

X: QUER DIZER, NA OUTRA MÚSICA CHAMADA LIGEIRA HÁ IMENSA COISA QUE EU GOSTO, TAMBÉM.

A: OLHE E... POR ACASO ISSO É MUITO GIRO. EU, UMA DAS MINHAS VOCAÇÕES FALHADAS ERA TER SIDO MÚSICO. EU NÃO ERA DE PIANO - EU NÃO GOSTO MUITO DE PIANO, MAS EU GOSTAVA...

X: E DE VIOLINO?

A: AH, EU GO(...) EU GOSTAVA MUITO DE VIOLINO OU DE SER FLAUTISTA. EU GOSTAVA MUITO DE SER... INSTRUMENTOS DE SOPRO.

X: EU TENHO UMA SOBRINHA, POIS, EU TENHO UMA SOBRINHA QUE VOU VER SE ELA REALMENTE G(...), VAI GOSTAR DA FLAUTA, GOSTO IMENSO TAMBÉM.

A: AH, ISSO ERA ÓPTIMO!

X: SE ELA, SE ELA, SÓ SE A PUDER ENCAMINHAR PARA A FLAUTA, EVIDENTEMENTE QUE ELA VAI ESCOLHER, MAS SE EU PUDER AJUDAR NO SENTIDO DE ELA SE DEDICAR À FLAUTA, ACHO QUE SIM, QUE É FORMIDÁVEL.

A: EU CHEGUEI A COMPRAR UMA FLAUTA DE MADEIRA DESSAS DE BISEL, AINDA CHEGUEI A REPRODUZIR A ESCALA, MAS, MAS NÃO PASSAVA DA ESCALA, QUER DIZER, TENTEI APRENDER E COMPREI UM DAQUELES LIVRINHOS MUITO PRIMITIVOS «APRENDA A SI PRÓPRIO», E ENTÃO NOS INTERVALOS, QUANDO TINHA VAGAR, PORTANTO NORMALMENTE ANTES DE ME DEITAR... OU FALHAVA-ME OS DEDOS, OU FALHAVA-ME O SOPRO, OU FALHAVA-ME AQUILO... X: QUER DIZER, EU SUPONHO QUE O MEU ERRO FOI TER COMEÇADO UM BOCADINHO TARDE. COMECEI COM DEZANOVE ANOS. ORA, AQUELA GINÁSTICA DOS DEDOS, ETC ERA IMPOSSÍVEL DE EXECUTAR,

A: POIS É, TEM QUE SE ADQUIRIR A DESTREZA.

X: NÃO SE PODE, TEM QUE SE COMEÇAR DE MIÚDO. DE MANEIRA QUE AO FIM DE QUATRO ANOS DEIXEI DE FRE[QUENTAR], DE FREQUENTAR O CONSERVATÓRIO PASSEI A SER OUVINTE DE MÚSICA.

A: MAS AQUI NO PORTO, EU POR EXEMPLO, ASSIM PARA OUVIR EM CONCERTOS ESTÃO MUITO MAL SERVIDOS.

X: MUITO MAL, MUITO MAL. MUITO MAL SERVIDOS. MUITO RARO HAVER UMA OPORTUNIDADE, DE OUVIR.

A: É O SILVA PEREIRA, NÃO É, E A ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO.

X: (...) EXACTAMENTE. EXACTAMENTE É ISTO, SEMPRE A MESMA COISA, DE MANEIRA QUE

A: (...) A ORQUESTRA (...)

X: O QUE NÓS, QUER DIZER, O QUE EU, O QUE NÓS... RECORREMOS AOS DISCOS.

A: CLARO!

X: RECORREMOS AOS DISCOS, NÃO É...

A: (...) EMBORA EM LISBOA, DIGAMOS, JÁ TENHAMOS A POSSIBILIDADE, SEI LÁ, DOS CONCERTOS GULBENKIAN, SEMPRE APARECE QUALQUER COISA...!

X: POIS, MAS EM LISBOA HÁ OUTRAS...

A: HÁ OUTRAS POSSIBILIDADES.

X: HÁ OUTRAS POSSIBILIDADES, EXACTAMENTE.

A: POIS, EMBO(...), MAS, QUER DIZER, A QUE É QUE SE DEVERÁ ISSO? NO PORTO EU QUE ME LEMBRE, MESMO OS CONCERTOS MAUS DA SINFÓNICA LOCAL TINHAM BASTANTE GENTE.

X: EU SUPONHO À FALTA DE PÚBLICO, QUE NÃO É. O... O PROBLEMA...

A: EU TAMBÉM NÃO ACHO. EU VI MUITA GENTE NOS CONCERTOS DO RIVOLI.

X: EXACTAMENTE. O PROBLEMA NÃO É A FALTA DE PÚBLICO. O PROBLEMA É, É TALVEZ FALTA DE QUEM SUPERIORMENTE SE INTERESSA POR TRANSPORTAR PARA, PARA O PORTO AQUILO QUE SE FAZ EM LISBOA, O POUCO QUE SE FAZ EM LISBOA, PORTO, COIMBRA, OUTROS MEIOS MAIS PEQUENOS.

A: PODIAM ARRANJAR UMA TEMPORADA GULBENKIAN...

X: EXACTAMENTE. PORQUE NÃO.

A: E O PORTO SUSTENTAVA, DIGAMOS, ALÉM DA ORQUESTRA, SINFÓNICA QUE SUSTENTA MUITO MAL, ALIÁS NÃO SERÁ AO NÍVEL DE SALÁRIOS? A PRINCIPAL COISA NOS JORNAIS EM QUE ELES SE QUEIXAVAM DE TEREM MUITO PIOR SALÁRIO DO QUE OS MÚSICOS DE LISBOA, NOMEADAMENTE... ENTÃO JÁ NEM SE FALAVA EM RELAÇÃO AOS DA GULBENKIAN. AGORA MAIS PELO NÍVEL DA EXECUÇÃO, AQUILO É MUITO MAU...!

X: SIM. EXACTAMENTE. É UMA COISA MÁ, PRECISAMENTE PORQUE POR ESSAS RAZÕES QUE ACABOU, ACABOU AGORA DE DIZER, SAEM DAQUI ALGUNS QUE, QUE PODERIAM FICAR AQUI. A: SIM, E OS MELHORES SOLISTAS NÃO QUERERÃO FICAR NO PORTO...

X: NÃO QUE(...), NÃO QUEREM FICAR NO PORTO.

A: ISSO ERA A MESMA COISA QUE ENTERRAR...

X: (...)

A: ISTO AQUI SÓ TEM A SINFÓNICA. NÃO TEM CONCERTOS DE MÚSICA DE CÂMARA, QUER DIZER, NÃO TEM AGRUPAMENTOS DE MÚSICA DE CÂMARA (...) AH, E AGORA, TAMBÉM GOSTA DE ÓPERA ? EU TAMBÉM GOSTO. ESTÁ AÍ AGORA UMA TEMPORADA DE ÓPERA, QUE TAMBÉM, ENFIM... QUE É COM A COMPANHIA NACIONAL DO TEATRO DA TRINDADE. TENCIONA IR VER?

X: TENCIONO.

A: QUAL...

X: DEPENDE. QUER DIZER, EU TENHO O PROBLEMA QUE, QUE É O MORAR FORA DO PORTO.

A: AH!

X: POIS É. DE MANEIRA QUE ÀS VEZES, VOU DAQUI PARA, PARA OS ARREDORES, CHEGO JÁ CANSADA E ÀS VEZES NÃO TENHO DISPOSIÇÃO DE VOLTAR A SAIR E ÀS VEZES PERCO ASSIM UMAS COISAS UM BOCADINHO POR ISSO.

A: FICA EM CASA, VAI OUVINDO MÚSICA...

X: FICO EM CASA LIGO, LIGO O MEU, O MEU GIRA-DISCOS, LÁ VOU OUVINDO.

A: OLHE (...) QUAL É A ÓPERA QUE GOSTA MAIS? EU TENHO UMA QUE GOSTO ACIMA DE TODAS...

X: EU SEI LÁ... QUER DIZER... DENTRO DE, DE VÁRIAS ÓPERAS, ISTO É, POR EXEMPLO, EU NOS LIVROS, SE DISSEREM ASSIM: «QUAL É O AUTOR QUE GOSTAS MAIS?» NÃO HÁ ASSIM AUTORES, HÁ LIVROS, DE QUE EU GOSTO, PERCEBE. AGORA DENTRO DE VÁRIAS ÓPERAS, HÁ ÀS VEZES VÁRIOS TRECHOS DE ÓPERA, EM DIFERENTES ÓPERAS, DE QUE EU, QUE EU DISTINGO. PERCEBE, GLOBALMENTE. DE MANEIRA QUE EU NEM SEI O QUE É QUE HEI-DE DIZER... SEI LÁ...

A: NÃO GOSTA DA «CARMEN» DE BIZET? OH (...) TENHO O DISCO. TENHO O DISCO, SEI-A QUASE DE COR, DEVO-LHE

A: EU TAMBÉM A SEI QUASE DE COR.

X: SEI QUASE DE COR.

A: ESSA É UMA DAS MINHAS PREFERIDAS.

X: REALMENTE TE[NHO], TENHO A GRAVAÇÃO EM FRANCÊS. QUE EU ACHO, QUE EU ACHO QUE A ÓPERA QUE PERDE NO SENTIDO ITALIANO.

A: POIS EU TAMBÉM A TENHO OUVIDO EM FRANCÊS.

X: ACHO QUE PERDE BASTANTE. PERDE BASTANTE. TENHO EM FRANCÊS E COMO CONHEÇO BASTANTE BEM A LÍNGUA FRANCESA, QUASE QUE SEI A ÓPERA DE COR (... )

[... ]

A: A «CARMEN» É DAS QUE GOSTO MAIS, MAS TAMBÉM GOSTO DO, GOSTO DO «RIGOLETTO» (...)

X: DO «RIGOLETTO». (...) UMA DAS MINHAS PREFERIDAS É O «RIGOLETTO».

A: GOSTO MUITO DO «RIGOLETTO», GOSTO MUITO DE, DAS ÓPERAS DO WAGNER.

X: OI, O WAGNER...! (...) O WAGNER (...) EU TAMBÉM.

A: ADORO, ADORO O «PARSIFAL», O «TANHAUSER» E O «TRISTÃO E ISOLDA». ESSES SÃO... E GOSTO DO MOZART.

X: OLHE, E GOSTO IMENSO, IMEN[SO], GOSTO IMENSO DO MOZART. É UM MÚSICO QUE É ACUSADO DE SER UM MÚSICO LIGEIRO, NÃO É?

A: É, NORMALMENTE.

X: NÃO É ACUSADO DE SER UM MÚSICO QUE FAZ AS COISAS MUITO LIGEIRINHAS, MUITO DOCINHAS? EU ACHO QUE NÃO.

A: EU TAMBÉM NÃO ACHO NADA, PRINCIPALMENTE...

X: ACHO QUE NÃO, ACHO QUE TEM, QUE TEM COISAS DUMA PROFUNDIDADE, NÃO (...) ACHO, NÃO ACHO NADA LIGEIRINHO, ACHO ÓPTIMO, ACHO MARAVILHOSO.

[A É O INQUIRIDOR 20]