CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

1394

Datação

1970-1974

Distrito

Lisboa

Inquiridor

03

Informante

 

Idade

56

Sexo

Masculino

Grupo profissional

A

Nível de instrução

6

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

X: A(...), ALIÁS, UMA DAS COISAS GRAVES QUE ME PARECEM QUE TÊM, DUMA MANEIRA GERAL, OS LATINOS, SOBRETUDO DO SUL DA EUROPA E PORTUGUESES, ESPANHÓIS E SUL DE ITÁLIA - E EU NÃO FALO NA, NOS GREGOS, PORQUE OS GREGOS SÃO (...), NÃO CONHEÇO A GRÉCIA,

A: POIS!

X: MAS..., TERÁ TAMBÉM UMAS SEMELHANÇAS - É, EXACTAMENTE O, O MEDO DE SE ASSUMIREM, A FALTA DE CORAGEM DE SER. E EU NO MEU OFÍCIO, QUE O ACTOR TEM FUNDAMENTALMENTE QUE SE ASSUMIR A SI PRÓPRIO PARA ATÉ SE PURIFICAR, SE, SE ENTENDER COM... PARA DEPOIS PODER RECEBER AS PERSONAGENS E SABER SOBRE QUE PONTES AFECTIVAS ELE VAI ASSENTAR A PERSONAGEM QUE INTERPRETA, PORTANTO TEM QUE SE CONHECER, ISTO É UM PROBLEMA PARA NÓS, FUNDAMENTAL - NÓS, O NOSSO OFÍCIO

A: POIS!

X: DE, DE, DE COMEDIANTES - E QUE A GENTE SENTE QUE CÁ PARA O SUL HÁ MUITO, MUITA MAIOR DIFICULDADE EM A PESSOA SE ACEITAR COMO É, A PESSOA PROCURA SE... É IDEALISTA E PROCURA APROXIMAR-SE DUM PADRÃO.

A: POIS!

X: E SE NÃO SE APROXIMA REALMENTE, SE NÃO PODE APROXIMAR-SE REALMENTE, FINGE QUE SE APROXIMA, PELO MENOS PARA OS OUTROS.

A: POIS, EM ATITUDES.

X: EM ATITUDES. ORA ACONTECE QUE NO TEATRO SE O ACTOR FINGE FORA DO FINGIMENTO TEATRAL,

A: (...)

X: DEPOIS A PERSONAGEM ASSENTA MAL, FICA TUDO FALSO.

A: POIS!

X: PARA SE FINGIR PRECISAMOS DE COMEÇAR POR SER VERDADE.

A: POIS. ATÉ PARA VER OS MARCOS EM RELAÇÃO AOS QUAIS AQUILO VAI SER AFASTAMENTO OU APROXIMAÇÃO...

X: EXACTAMENTE. E ACONTECE QUE, QUE... ISSO ACONTECE EM, NUM TRABALHO FÍSICO, NUMA PREPARAÇÃO FÍSICA, SE NÓS TIVERMOS CONTRACÇÕES, TIQUES OU QUALQUER COISA, ESSAS CONTRACÇÕES E ESSES TIQUES VÃO-SE REFLECTIR NO TRABALHO E VÃO FAZER COM QUE O TRABALHO SE PESSOALIZE,

A: POIS

X: A... NO, NO ACTOR. ACONTECE O MESMO COM O ASPECTO PSICOLÓGICO QUE, PS(...), PSICOLOGICAMENTE NÓS SOMOS TAMBÉM... O NOSSO ASPECTO PSICOLÓGICO É TAMBÉM INSTRUMENTO DO NOSSO TRABALHO.

A: POIS!

X: DE MANEIRA QUE O FUNDAMENTAL QUE EU COSTUMO DIZER É... QUE: TODO O ARTISTA CONHECE BEM O SEU INSTRUMENTO; O INSTRUMENTO DA ARTE DO ACTOR É ELE PRÓPRIO.

A: É, NO FUNDO É ISSO.

X: PORTANTO TEM QUE SE CONHECER E SE ASSUMIR.

A: É NO FUNDO O POETA É UM BOCADINHO ISSO, QUER DIZER, NÃO TANTO PORQUE SE ME(...), PORQUE SE MEXA MAS PORQUE SE ESCREVE, NO FUNDO.

X: PORQUE SE ESCRE[VE], PORQUE SE ESCREVE, PORQUE TEM, PORQUE TEM QUE, QUE FAZER SAIR EM AUTENTICIDADE,

A: CLARO, CLARO!

X: QUER DIZER PARA FINGIR É NECESSÁRIO O AUTÊNTICO.

[...]

X: AGORA, JÁ DEPOIS DO VINTE CINCO DE ABRIL ACABEI OUTRA PEÇA QUE DEVE SER LIDA DENTRO DE DIAS A UMA EMPRESA. UMA FARSA TRÁGICA

A: POIS!

X: ONDE CONTESTAVA A BURGUESIA, PORQUE, É EVIDENTE, EU... O MEIO SOCIAL QUE EU POSSO FOCAR E TRATAR É O MEIO SOCIAL BURGUÊS,

A: CLARO!

X: PORQUE O POVO... CONHEÇO-O BEM, MAS É, SERIA SEMPRE

A: LITERARIAMENTE.

X: (...) MUITO CONVENCIONAL.

A: POIS. POIS, A PESSOA TEM QUE SE ASSUMIR, CÁ ESTÁ...

X: HEI-DE O RETRATAR SEMPRE CONVENCIONAL, A GENTE TEM QUE SE A(...), SE ASSUMIR NA POSIÇÃO SOCIAL EM QUE ESTÁ.

A: TÁ.

X: ISSO NÃO TEM NADA QUE VER COM A SUA FORMAÇÃO IDEOLÓGICA...

A: CLARO, ISSO ABSOLUTAMENTE, MAS MESMO ASSIM A PESSOA TEM QUE RECONHECER QUE PARA CERTOS CAMPOS ATÉ É MUITO TEÓRICA, QUER DIZER,

X: BEM, POIS É.

A: PODE ADMITIR O FALHANÇO!

X: NÃO, MAS A GENTE PODE TER A SUA FORMAÇÃO POLÍTICA, ATÉ SÉRIA E CONSCIENTE AGORA QUANDO EM, EM ACTIVIDADE ARTÍSTICA QUER CRIAR E QUER ERGUER PROBLEMAS HUMANOS, COM CERTA PROFUNDIDADE, TEM QUE RE(...) QUE ERGUER AQUELES QUE CONHECE,

A: CLARO.

X: NOS AMBIENTES QUE CONHECE

A: CLARO.

X: E NÃO IR AGORA CRIAR...

A: E É MESMO POR AÍ QUE PODE TER IMPACTO...

X: POIS CLARO, E NÃO IR AGORA CRIAR UM POVO IMAGINÁRIO. ALIÁS PARECE - TOU EU CONVENCIDO - QUE NO TEATRO, OS HERÓIS NEGATIVOS É QUE INTERESSAM. AS PERSONAGENS ERRADAS

A: (...)

X: É QUE INTERESSAM E NÃO, E NÃO OS SANTOS. PRIMEIRO ATÉ POR ESTA COISA, MUITO SIMPLES, É QUE AS PESSOAS QUE TÊM RAZÃO, QUE ESTÃO CERTAS, QUE PROCEDEM BEM, TÊM MENOS CONFLITOS,

A: CLARO!

X: PORTANTO SÃO MENOS DRAMÁTICAS. O TEATRO É DRAMA, É ACÇÃO HUMANA. ATÉ PORQUE SÃO PESSOAS EQUILIBRADAS E DO DESEQUILÍBRIO É QUE RESULTA O MOVIMENTO.

[A É O INQUIRIDOR 03]