CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

864

Datação

1970-1974

Distrito

Setúbal

Inquiridor

23

Informante

 

Idade

67

Sexo

Feminino

Grupo profissional

D

Nível de instrução

2

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

X: «...TINHAS ESCOLHIDO UMA COISA E EU NÃO GOSTEI E ARRANJEI OUTRA, CLARO, (...)»

A: DE OURIVESARIA, PORTANTO.

X: DE JOALHARIA. MA(...), A JOALHARIA É S(...), É QUASE TODA A MEU CARGO. QUE DIABO, EU TENHO CINQUENTA E TRÊS ANOS DE CASA E TENHO ISTO ASSIM DEBAIXO DE MÃO. MAS, CLARO, TENHO GOSTOS UM BOCADINHO DIFERENTES, (...) COMO É LÓGICO. COMO MULHER, ACHO QUE ESTÁ CERTA, A JOALHARIA É, É MUITO MAIS PARA MULHER.

A: POIS, COM CERTEZA.

X: AO (...)

B: A SENHORA, A SENHORA FAZ DESENHOS DE, DE JÓIAS?

X: FAÇO, EU, EU NÃO SOU DESENHADORA COM MUITA PENA MINHA. FAÇO O ESBOÇO.

A: É QUE DEVE SER MUITO INTERESSANTE!

X: FAÇO O ESBOÇO. MA(...), E DEPOIS FAÇO O ESBOÇO DO QUE QUERO. QUANDO NÃO, NÃO... O ESBOÇO NÃO DÁ, ARMO EM CERA, PONHO AS PEDRAS NA CERA

A: DEVE SER UM TRABALHO MUITO (...)

X: E... PARTO DALI; DEPOIS VEM A, A PARTE METÁLICA DA OFICINA, NÃO É. SEJA OURO, PRATA, PLATINA, SEJA O QUE FOR. NÃO ESTÁ À MINHA VONTADE, TORCE, RETORCE, PARTE, VOLTA PARA A OFICINA,

A: É ISSO QUE EU IA (...)

X: ENQUANTO NÃO ESTÁ A PARTE BÁSICA A MEU GOSTO, POIS EU NÃO ACEITO; É CLARO QUE NÃO É TUDO, É IMPOSSÍVEL. ESTE TRABALHO FICA MUITO CARO COMO DEVE CALCULAR. É UM TRABALHO DE TEMPO, DE PACIÊNCIA E DE MÃO-DE-OBRA, QUE HOJE FICA MUITO CARO, ÀS VEZES CHEGO A ESTRAGAR A PEÇA TODA E... SOU EU QUE TENHO QUE ARCAR, PORQUE SE FOSSE O CLIENTE A PAGAR TODAS ESSAS COISAS,

A: POIS (...) COISAS, EVIDENTEMENTE!

X: VALHA-ME DEUS, FICAVA POR UM PREÇO DISPARATADO.

A: EXORBITANTE!

X: DE FORMA QUE ELAS GOSTAM DE VIR TER COMIGO E EU FICO MUITO CONTENTE. (...)

A: ERA ISSO... E AINDA HOJE HÁ MUITOS TRABALHOS DESSES QUE LHE SÃO ENCOMENDADOS OU NÃO?

X: INFELI(...), E EU..., SIM. HÁ, HÁ, HÁ O, HÁ ALGUNS; HÁ ALGUNS PORQUE AINDA HÁ QUEM PREFIRA TER UMA PEÇA A SEU GOSTO E BEM MONTADA, DO QUE PEÇA DE SÉRIE.

A: SIM.

X: PRIMEIRO PORQUE HÁ P(...), HÁ COISAS DE... FAMÍLIA, CÓPIAS, PORQUE INTERESSAM, A UM INTERESSA O DESENHO, OU INTERESSA A MANEIRA COMO ESTÃO MONTADAS, OUTRAS VEZES PORQUE ESTÃO TÃO USADAS E TÃO... FORAM TÃO MALTRATADAS, ANDARAM POR MÃOS QUE AS ESTIMARAM POUCO E A CÓPIA DIFICILMENTE SE FAZ HOJE TEXTUALMENTE; PORQUE OS NOSSOS MELHORES ARTISTAS FORAM PARA A ALEMANHA, FORAM PARA A SUÍÇA, FORAM PARA A FRANÇA, E FICÁMOS SEM ARTISTAS COMO JÁ NÃO TEREMOS. POR EXEMPLO AQUELA SALVA GRANDE QUE (...), AGORA À SAÍDA VAI FAZER O FAVOR DE OLHAR...

A: NA MONTRA ?

X: NÃO, NÃO, ESTÁ AQUI DENTRO. EU JÁ, EU LEVO-AS LÁ QUANDO FOR... SE LEVANTAR. EU HOJE PUS ALI UM PAPEL PARA NÃO SE VENDER PORQUE EU JÁ NÃO TENHO QUEM ME FAÇA NADA DAQUELE TRABALHO. O TRABALHO DE CINZELADOR AQUELE TRABALHO DE MÃO FIRME, DE CINZEL...

A: NÃO...

X: NÃO TENHO HOJE QUEM ME FAÇA. PODE HAVER ALGUM QUE AINDA FAÇA PORQUE ESTÁ VELHO, JÁ NÃO TRABALHA MUITAS HORAS, TRABALHA UMAS HORINHAS, MAS A PRODUÇÃO É TÃO DIMINUTA

A: POIS!

X: QUE JÁ NÃO INTERESSA PARA O MERCADO, NÃO É. UM OU OUTRO NO PORTO, NO PORTO AINDA HÁ ARTISTAS BONS; EM LISBOA HÁ MUITO MENOS, PRIMEIRO PORQUE SEMPRE A PARTE INDUSTRIAL EM LISBOA FOI MUITO... SEMPRE MUITO DIFERENTE DO PORTO - PORTO, GONDOMAR, TODA AQUELA REGIÃO, ALI A: AS OURIVESARIAS DO PORTO TÊM MUITA FAMA!

X: MUITOS ARTISTAS FORAM-SE EMBORA, SE BEM QUE EU AINDA CONHEÇA DOIS OU TRÊS QUE EM LISBOA TRABALHAM REGULARMENTE, MAIS NA, DIGO, NA JOALHARIA, PORQUE NÃO SE DEIXARAM... Ó NP! DESCULPE TER FALADO ALTO, NÃO ME LEMBRAVA!

[...]

X: MAS DAS PEDRAS PRECIOSAS DE COR, QUAL É A SUA PREDILECTA?

A: GOSTO MUITO DE PEDRA NEGRA. ALIÁS NÃO É BEM PEDRA...

X: ENTÃO ÓNIX.

A: É ÓNIX.

X: OU, OU...

A: E BRILHANTE.

X: E BRILHANTE.

A: O TRABALHO EM ÓNIX E BRILHANTE.

X: E, É A SAFIRA, A, A SAFIRA, A SAFIRA AUSTRALIANA É MUITO BONITA.

A: SIM, MAS EU TENHO UM...

X: A SA(...), A SAFIRA AUSTRALIANA É MUITO BONITA. EU JÁ LHE MOSTRO, PORQUE VAI GOSTAR. A SA(...), A PRETA, A PRETA, COMO PEDRA PRECIOSA, SÓ O... ÓNIX, OU O... NÃO, NÃO É MUITO TRABALHADA NO NOSSO MEIO... NP!

A: EU TAVA A PENSAR... EU NÃO SEI BEM SE É PEDRA. EU SEI QUE A MINHA MÃE TEM UM ADEREÇO MUITO ANTIGO QUE ERA DA MINHA BISAVÓ, QUE É UM COLAR E QUE SÃO UNS BRINCOS E O BRINCO TEM ASSIM UMA RODELA NEGRA À VOLTA. É UM TRABALHO EM DIAMANTES E PLATINA OU... E OIRO. JÁ NÃO ME LEMBRO. EU NÃO SEI MUITO BEM QUAL É O MATERIAL, AGORA É QUE EU NÃO (...)

X: É NATURAL, É NATURAL, VALHA-ME DEUS.

[A É O INQUIRIDOR 23; B É O INQUIRIDOR 25]