CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

1242

Datação

1970-1974

Distrito

Aveiro (Oliveira de Azeméis)

Inquiridor

20

Informante

 

Idade

20

Sexo

Masculino

Grupo profissional

J

Nível de instrução

4

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

A: OS DISCOS POR EXEMPLO DO JOSÉ MÁRIO BRANCO NÃO REPRESENTAM ALGO DE NOVO ?

X: POIS. POIS. OS DISCOS DO JOSÉ MÁRIO BRANCO REPRESENTAM EFECTIVAMENTE ALGO DE BASTANTE BOM, DE BASTANTE POSITIVO NA EVOLUÇÃO DO, DA, DA NOVA MÚSICA PORTUGUESA. E REPRESENTA NO S(...), O JOSÉ MÁRIO BRANCO SURGE PRECISAMENTE QUANDO O JOSÉ AFONSO PASSA A SER QUASE UM, UM CASO ÚNICO, UM CASO ISOLADO DE, NA QUALIDADE DA, DA, DA NOVA CANÇÃO PORTUGUESA. E, EFECTIVAMENTE, PELOS, PELOS DOIS DISCOS DO ZÉ MÁRIO BRANCO, OS DOIS LPÊS QUE EU CONHEÇO, QUE SÃO OS «MUDAM-SE OS TEMPOS MUDAM-SE AS VONTADES» E A «MARGEM DE CERTA MANEIRA», ACHO QUE HÁ UM, UM CUIDADO BASTANTE NA INTERPRETAÇÃO, UM CUIDADO BASTANTE GRANDE NA ESCOLHA DOS POEMAS E AINDA UM CUIDADO MAIOR NA, NA QUALIDADE MUSICAL.

A: POIS EU, A MIM PARECE-ME QUE ELE É EFECTIVAMENTE, DEVE SER, DOS MAIS OUSADOS ORQUESTRADORES PORTUGUESES.

X: ACHO QUE, A PAR DO, PORTANTO ACHO QUE SIM, ACHO QUE É MESMO UM DOS MAIS OUSADOS ORQUESTRADORES PORTUGUESES, CONHEÇO TAMBÉM O ZÉ CALVÁRIO ALGUNS DOS SEUS TRABALHOS, ACHO QUE O ZÉ CALVÁRIO QUE É UM, TEM QUALIDADES PARA VIR A SER UM, UM GRANDE NOME NA, NA, NA ORQUESTRAÇÃO DE, DE CANÇÕES EM PORTUGAL, MAS QUE EFECTIVAMENTE NÃO PODE MAS É DEIXAR-SE CAIR NA MONOTONIA, PORTANTO, QUE CARACTERIZA DETERMINADO GRUPO DE COMP[OSITORES], DE ORQUESTRADORES PORTUGUESES. GANHAM A FAMA E TAL E ESSE ESQUEMA, PORTANTO TEM QUE PROCURAR EVOLUIR TAMBÉM.

A: AQUELE ESTILO DE COMPOSITORES FESTIVALEIROS?

X: EXACTAMENTE. O ESTILO DE COMPOSITORES FESTIVALEIROS DO, DUMA DATA DELES. NÃO, NÃO ME RECORDO BEM O NOME DE, DE MAIS AGORA, MAS SEI QUE HÁ UM NP, SALVO ERRO, MAIS UMA DATA DELES.

A : É..., MAS ESSES SÃO OS VELHOS COMPOSITORES DOS CANÇONETISTAS DOS SERÕES PARA TRABALHADORES DA FNAT...!

X: POIS. POIS. POIS. MAS A(...), AINDA CONTINUAM A SER E VÊ-SE PORQUE, SALVO ERRO, O ANO PASSADO OU HÁ DOIS ANOS AINDA UM DELES ORQUESTROU UMA CANÇÃO PARA O FESTIVAL DA CANÇÃO. AGORA, AINDA FALANDO DA MÚSICA PORTUGUESA, HÁ UM FACTOR MUITO IMPORTANTE NA MÚSICA PORTUGUESA A(...), AGORA. HÁ UMA ENTRADA, PORTANTO, DA, DE ORQUESTRADORES ESTRANGEIROS A, A FAZEREM MÚSICA PORTUGUESA. É O CASO DO PEPE NIETO, O ORQUESTRADOR DOS AQUAVIVA QUE ESTÁ AGORA A FAZER A ORQUESTRAÇÃO DUMA CANÇÃO PARA O FESTIVAL. É O CASO AINDA DO RAFAEL FERRO, QUE JÁ FEZ A ORQUESTRAÇÃO DUMA CANÇÃO DO FERNANDO TORDO E QUE ESTE ANO TAMBÉM VIRÁ AO FESTIVAL. ACHO QUE É MUITO INTERESSANTE A PARTICIPAÇÃO DE BONS ORQUESTRADORES NA CANÇÃO PORTUGUESA.

A: MAS OLHA, NÃO ACHAS POR EXEMPLO QUE A CANÇÃO PORTUGUESA É AINDA, QUER DIZER, AINDA É MUITO INCIPIENTE, SE A RELACIONARMOS POR EXEMPLO, NÃO SÓ COM A CANÇÃO ANGLO-AMERICANA, (...) POR EXEMPLO COM A CANÇÃO FRANCESA?

X: HÃ? SIM, QUER DIZER, PÁ, ALGUMA CANÇÃO FRANCESA. HÁ A NOVA CANÇÃO FRANCESA TAMBÉM DO GEORGES BRA[SSENS], DO GEORGES BRASSENS, DO JEAN FERRAT E DE[SSES]...

A: QUE ALGUMA JÁ É VELHA!

X: QUE ALGUMA JÁ É VELHA, É SEMPRE NOVA...

A: É SEMPRE NOVA. O LEO FERRÉ...

X: ELE É UM FERRÉ, MAS NÃO UMA CANÇÃO, UMA CANÇÃO FRANCESA JÁ ULTRAPASSADÍSSIMA DO, LE, «LA SAISON DE PARIS», PORTANTO.

A: POIS. ASSIM ESTILO MIREILLE MATHIEU, NÃO?

X: (...) DE QUALQUER MANEIRA, QUER DIZER, EU ESTAVA A FUGIR UM BOCADO À, À, À, À PERGUNTA, PORTANTO, HÁ, É UM BOCADO INCIPIENTE; É UM BOCADO INCIPIENTE, PORQUE EFECTIVAMENTE NÃO HÁ UM GRANDE NÚMERO DE" DE CANTORES E, PORTANTO, DE COMPOSITORES COM QUALIDADE. E OS QUE HÁ COM QUALIDADE ATÉ, MUITAS DAS VEZES, NÃO, NÃO SURGEM, PORTANTO, NÃO LHES INTERESSA MUITO EVOLUIR, CHEGAM A UM CERTO PONTO ESTAGNAM, COMO EU DISSE, PARAM E, E A COISA VAI-SE ABAIXO. MAS HÁ, CONFIO NA NOVA CANÇÃO PORTUGUESA.

A: POIS, ATÉ POR EXEMPLO OS CANTORES FRANCESES, POR EXEMPLO BRASSENS FOI UM TIPO, É UM TIPO QUE JÁ CANTA HÁ VINTE ANOS, JÁ CAN(...) CANTA, PORQUE, OU CANTOU, PORQUE JÁ MORREU... E, MAS ERAM TIPOS QUE ERAM PREPARADOS PARA UMA GRANDE EVOLUÇÃO, PORTANTO UM GRANDE CONHECIMENTO DO JAZZ EM FRANÇA, MESMO A CANÇONETA FRANCESA TEVE MELHOR QUALIDADE DO QUE AS MODINHAS QUE SE CANTAVAM EM LISBOA.

X: TEVE, TEVE BASTANTE MELHOR QUALIDADE, PÁ. AGORA, DEBRUÇANDO-ME AGORA SOBRE A MÚSICA, (...) PORTANTO, EU FALEI DE MÚSICA PORTUGUESA, SOB[RE] NÓS TEMOS NA PENÍNSULA IBÉRICA, TAMBÉM TEMOS A CONSIDERAR A MÚSICA ESPANHOLA. ORA NÃO SEI MUITO DA MÚSICA ESPANHOLA. PURA E SIMPLESMENTE ACHO QUE HÁ UMA, UMA TENDÊNCIA DE EVOLUIR, PORTANTO, NA, TAMBÉM NA CANÇÃO ESPANHOLA. NESSA BASE DESSA TENDÊNCIA ESTÁ O PATXI ANDIÓN, NÃO COMERCIALIZADO, QUE O PATXI ANDIÓN, PARA MIM, E MUITO, MUITO PESSOALMENTE, ACHO QUE SE ESTÁ A COMERCIALIZAR, EU NUMA ENTREVISTA COM O JUAN RUBIO, QUE É UM CANTOR GALEGO FALEI, FOQUEI ESSE PONTO E EFECTIVAMENTE O RUBIO NÃO ESTÁ DE ACORDO QUE O PATXI SE COMERCIALIZE, MAS EU ESTOU DE ACORDO QUE ELE SE COMERCIALIZE PORQUE O RUBIO DIZ QUE ELE QUE VIVE DA CANÇÃO, TEM QUE SE ADAPTAR, PORTANTO, À, À MANEIRA DE PENSAR DO POVO, EU ACHO QUE NÃO, ACHO QUE ELE DEVE, TEM, SE JÁ TO(...), TEM UMA TOMADA DE POSIÇÃO DEVE CONTINUAR A TOMÁ-LA... DE QUALQUER MANEIRA, APOIADO PELO RAFAEL FERRO TEM FEITO A, A, CANÇÕES DE BASTANTE NÍVEL QUE, PORTANTO QUE, A, O, QUE PODEM, CONSCIEN(...), DAR, DAR DAR POSSIBILIDADE AO POVO DE SE CONSCIENCIALIZAR. AO... ESTE CHAMAR ESTE AO POVO, ÀS GENTES, ÀS PESSOAS...

[A É O INQUIRIDOR 20]