CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

457

Datação

1970-1974

Distrito

Coimbra

Inquiridor

20

Informante

 

Idade

42

Sexo

Masculino

Grupo profissional

A

Nível de instrução

6

Influência linguística anterior

Sul

 

 

X: SUPONHO QUE HÁ MUITO INTERESSE EM O FAZER, NÃO É, ENFIM POR VÁ(...), VÁRIOS MOTIVOS... O PRIMEIRO PODE SER ESTE, TALVEZ: TENHO FILHOS NA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E TENHO VERIFICADO - APESAR DE NÃO LHES PODER DAR ASSIM MUITA ATENÇÃO, MUITA ASSISTÊNCIA, PORQUE O TEMPO NÃO DÁ PARA ISSO, NÃO É - TENHO VERIFICADO QUE, POR EXEMPLO, NA ESCOLHA DO VOCABULÁRIO POR VEZES SÃO DE(...), DEMASIADO AMBICIOSOS, NÃO É, E ESSA PROGRESSÃO, ENFIM NO ESTUDO DO VOCABULÁRIO, NA APRESENTAÇÃO DO VOCABULÁRIO, PARECE-ME DEFICIENTE. PORTANTO, POR ESSE LADO ACHO QUE TERIA MUITO INTERESSE, NÃO É, QUE DEPOIS APLICASSEM TODAS ESSAS... OS RESULTADOS DESSAS PESQUISAS AO, AO ENSINO PRIMÁRIO, NÃO É? POR OUTRO LADO, A DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, NÃO SEI, QUALQUER QUE SEJA, DIGAMOS, A ÓPTICA POLÍTICA POR QUE SE ENCARE O PROBLEMA, NÃO É, SUPONHO QUE A DIFUSÃO DA LÍNGUA SERÁ SEMPRE UM PROBLEMA QUE INTERESSA A TODOS, NÃO É, E PORTANTO A DETERMINAÇÃO, PORTANTO, DESSE, DESSES TAIS VOCABULÁRIOS E GRAMÁ(...), GRAMÁTICA, QUE TEM MAIS INTERESSE, PORTANTO, PARA A DIFUSÃO DA LÍNGUA, PARA O SEU ENSINO MAIS COERENTE E TAL E PROGRESSIVO, NÃO É, PORTANTO ACHO QUE ISSO TEM BASTANTE INTERESSE, NÃO É? TEM MUITO INTERESSE.

A: (...) ISTO ALIÁS VEM, VEM... ESTE TRABALHO VEM ALIÁS NA SEQUÊNCIA TAMBÉM... É MAIS OU MENOS PARECIDO COM O, O TRABALHO QUE SE FEZ, POR EXEMPLO, PARA O FRANCÊS FUNDAMENTAL.

X: CONHEÇO RAZOAVELMENTE ESSE TRABALHO POR OBRIGAÇÕES DO OFÍCIO, NÃO É? EM RELAÇÃO A ESSE TRABALHO, ATÉ ACHO QUE TEM PRESTADO, DE FACTO, BONS SERVIÇOS, POR EXEMPLO, NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA, NÃO É, SE BEM QUE JÁ ESTEJA TALVEZ - ELE JÁ FOI FEI[TO], O INQUÉRITO, OS INQUÉRITOS FORAM FEITOS HÁ CERCA DE VINTE ANOS, NÃO É? - E COMEÇAMOS A NOTAR JÁ UMA CERTA NECESSIDADE DE REFUNDIÇÃO DAQUELES RESULTADOS, PORQUE, TÁ CLARO, NOS DIAS DE HOJE A EVOLUÇÃO É TÃO RÁPIDA, NÃO É, A TECNOLOGIA TRAZ NOVOS MATERIAIS E OBJECTOS E USOS E COSTUMES E NÃO SEI QUE MAIS, E PORTANTO, COM FRE(...), COM FREQUÊNCIA ENCONTRAMOS, DIGAMOS, NA CONVERSAÇÃO NORMAL, DETERMINADOS ELEMENTOS QUE JÁ NÃO, NÃO SÃO MUITO... NÃO, NÃO TÊM O DEVIDO RELEVO NESSAS LISTAS, NÃO É? - ENTÃO, NÃO VENHA PARA AQUI FAZER BARULHO, FILHA! 4

A: POIS, ALIÁS O VOCABULÁRIO DO PORTUGUÊS FUNDAMENTAL TAMBÉM SE DESTINA, TAMBÉM SE DESTINA A ISSO, NÃO É, AO ENSINO DO PORTUGUÊS E AO APRENDIZADO NO ESTRANGEIRO, PARA A ELABORAÇÃO DE LIVROS DIDÁCTICOS.

X: EXACTAMENTE, EXACTAMENTE. TIVE O... PARTICIPEI HÁ, HÁ QUASE TRÊS ANOS NAQUELE COLÓQUIO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS, PROFESSORES DE, DE LÍNGUA E, E LITERATURA PORTUGUESA AQUI NA, NA FACULDADE DE LETRAS DE COIMBRA, E DE FACTO SE(...), SEGUNDO A OPINIÃO MANIFESTADA PELOS LEITORES, NÃO É, DE FACTO ESSE TRABALHO TINHA MUITO INTERESSE TAMBÉM PARA ELES, NÃO É? NÃO DISPÕEM, ENFIM, DE, DE ELEMENTOS CIENTIFICAMENTE ELABORADOS PARA PODER, DE FACTO, ENSINAR A LÍNGUA, PORTANTO, COM A PROGRESSÃO DESEJÁVEL, NÃO É?

A: SIM, E AGORA, PRINCIPALMENTE AGORA, A MIM PARECE-ME QUE SE TÁ EM PERÍODO DE EXPANSÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTRANGEIRO.

X: ACHO QUE SIM, NÃO É, E DEVEMOS COLABORAR, SUPONHO ATÉ QUE OS BRASILEIROS TÊM SIDO UM BOCADO MAIS ACTIVOS DO QUE NÓS

A: TAMBÉM É VERDADE!

X: NESSE CAMPO, NÃO É? NO ENTANTO, PARECE-ME E SEGUNDO ANÚNCIOS DE JORNAL E, E AVISOS QUE EU TENHO VISTO AFIXADOS EM DIVERSOS SÍTIOS, NÃO É, SUPONHO QUE AGORA HÁ, DE FACTO, UMA MAIOR ATENÇÃO E ACTIVIDADE DE... ORIENTADAS PARA ESSE PROBLEMA.

A: JÁ NÃO ERA SEM TEMPO!

X: COM CERTEZA, NÃO É, VIVEMOS, ENFIM, NUMA ÉPOCA DE, UMA ÉPO[CA], UMA LONGA ÉPOCA, DIGAMOS, DE ESCASSA INICIATIVA, NÃO É, DE TIBIEZA DE INICIATIVAS... AS COISAS EXISTIAM NÃO PARA EXE(...), PARA, PARECE-ME, PARA EXERCER OU DESEMPENHAR UM DETERMINADO PAPEL, MAS ERAM QUASE FIGURAS DECORATIVAS, NÃO É, A SUA EXISTÊNCIA DE, DE LEI(...), A EXISTÊNCIA DE LEITORADOS, ETC.

A: POIS, (...)

X: NÃO SE CONSEGUIA DE FACTO AQUELE... DIFUSÃO DA LÍNGUA QUE SUPONHO QUE ERA DESEJÁVEL, NÃO É, E QUE ATÉ OS PRÓPRIOS ESTRANGEIROS A DESEJAM, NÃO É, PORQUE... POR CAUSA NATURALMENTE DO BRASIL, NÃO É, QUE É UM, UMA NAÇÃO PORTENTOSA, CHEIA DE POSSIBILIDADES, NÃO É,

A: UM GRANDE (...)

X: COM CERTEZA, BEM, E ESSE ASPECTO, NÃO É, NÃO VEM MINORAR, DIGAMOS, ESSA INICIATIVA, MAS... EVIDENTEMENTE A PARTE ÚTIL DA, DA QUESTÃO, POIS ESTÁ SEMPRE EM JOGO E É UM FACTOR COM QUE DEVEMOS CONTINU(...), CONTAR, NÃO É, PARA TODO ESSE TRABALHO, NÃO É. 4 DIRIGE-SE À FILHA.

[A É O INQUIRIDOR 20]