CRPC sub-corpus oral espontâneo |
|
||
Fonte |
Português Fundamental |
|
Texto número |
93 |
|
Datação |
1970-1974 |
|
Distrito |
Braga |
|
15 |
||
Informante |
|
|
Idade |
26 |
|
Sexo |
Feminino |
|
A |
||
6 |
||
Influência linguística anterior |
Padrão |
A: POR EXEMPLO, NESSE TRABALHO QUE, QUE APRESENTOU SOBRE A POESIA, É CAPAZ DE ME DIZER O QUE É QUE APROVEITOU DO CONTACTO COM OS ALUNOS,
X: TODO,
A: E COMO É QUE SE PROCESSOU O TRABALHO?
X: ESSENCIALMENTE. EU COMEÇAVA, TINHA... O MEU PLANO ERA U(...), U(...), UMA INTRODUÇÃO EM QUE EU DEFENDIA EXACTAMENTE A EXISTÊNCIA DE POESIA, DA, DO ENSINO DA POESIA, NAS AULAS DE PORTUGUÊS, ENSINO NÃO, DIGAMOS, ABORDAGEM, APROXIMAÇÃO DA POESIA, SENSIBILIZAÇÃO À POESIA, ELE... EU PORTANTO EU DIZIA QUE NESTE MUNDO FRIO, ENGESSADO, CHEIO DE MÁQUINAS, QUE NÓS NÃO PODÍAMOS NEGAR A IN(...) A, O, A PARTE ESPIRITUAL E, E, E... DO HOMEM, O INTERIOR, QUE MUITOS DOS PROBLEMAS DESTA ÉPOCA TALVEZ ASSENTASSEM EXACTAMENTE NA, NA NÃO, NUM, NUM... A FALTA DE EQUILÍBRIO ENTRE O TÉCNICO E O HUMANO, E POR ESSE HUMANO EU ENGLOBAVA UM CONCEITO AMPLO DE, SEI LÁ, DE TUDO AQUILO QUE O HOMEM SENTE E NÃO É CAPAZ DE TRANSMITIR.
[...]
A: E ESSE TRABALHO, ESSE, ESSE TRABALHO SERIA PARA SER APLICADO A NÍVEL DE... QUÊ ? SEGUNDO CICLO ?
X: SEGUNDO CICLO.
A: POIS!
X: DADO NAS AULAS DE, DE PORTUGUÊS, TERCEIRO, QUARTO E QUINTO ANO. ERA EXACTAMEN[TE] COMO FAZER O APROVEITAMENTO DOS TEXTOS POÉTICOS INSERIDOS NAS ANTOLOGIAS OFICIAIS. PORTANTO ASSIM... DEPOIS... COMO ISTO TINHA ASSIM FICADO MUITO, MUITO VAGO, APRESENTAVA UM PLANO DE LIÇÃO DE POESIA, COM AQUELA POESIA DA FLORBELA ESPANCA «AS ÁRVORES DO ALENTEJO» QUE VEM NUMA ANTOLOGIA DO QUARTO ANO, E (...), ERA PARA, PARA REMATAR O ESTUDO DE FLORBELA, PORTANTO LEVAVA MAIS UNS POEMAS DELA, QUE SE VIA AQUELA ALMA ANSIOSA, À PROCURA, À BUSCA... O INFINITO, AQUELA POBREZA QUE ELA TANTO APREGOA E QUE AO FIM E AO CABO É UMA EXIGÊNCIA, UMA RIQUEZA INTERIOR MUITO GRANDE E... DEPOIS ACABAVA COM A CONCLUSÃO, QUE ERAM UNS TEXTOS QUE EU RETIREI, NOVAMENTE DE TORGA - DE QUEM GOSTO MUITO - AQUELA «JOGA MENINO, DÁ PONTAPÉS CERTEIROS NA EMPANTURRADA IMAGEM DESTE MUNDO», ERA UM BOCADO DO SEBASTIÃO DA GAMA DO «DIÁRIO», QUE ELE DIZ: «EU NÃO GOSTO DE IMPINGIR VERSOS AOS MEUS ALUNOS,
A: POIS, POIS (...)
X: MAS ABRIR-LHES A JANELA DA POESIA» POR AÍ ADIANTE E DEPOIS RELATAVA EXACTAMENTE UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL.
A: QUAL FOI ESSA (...)?
X: NUMA DAS ÚLTIMAS AULAS DE TERCEIRO ANO, ESTE ANO, UMA TURMA BOA, BOA, SOBRETUDO MUITO VIVOS, COM ALUNOS MUITO BONS. MAS UM ALUNO MUITO MAU (...) QUE VEIO DE LUANDA, PASSAVA AS AULAS A BRINCAR, MAS EU, EU TINHA REPARADO ATÉ QUE EM POESIA, QUANDO ERA NAS AULAS DE POESIA, ELE POR UMA OU POR OUTRA SE INTERESSAVA, MAS ATÉ PENSEI QUE FOSSE DO DIA, E AQUILO NUNCA TINHA SIDO UMA ASSIM U(...), UMA REVELAÇÃO GRANDE, PARA MIM. E NA ÚLTIMA AULA EU PERGUNTEI-LHES - PORQUE ESTAVA A FAZER UM TRABALHO - O QUE É QUE ELES TINHAM PENSADO DAS NOSSAS AULAS DE POESIA, ASSIM UM BOCADINHO COM MEDO, PORQUE TINHA MEDO QUE ME DISSESSEM EXACTAMENTE QUE AQUILO NÃO TINHA VALIDO A PENA, PORQUE ELES ATÉ DIZIAM - SÃO AINDA CRIANÇAS E SOMOS BASTANTE AMIGOS - ELES DIRIAM DE CERTEZA, AINDA NÃO TÊM AQUELA... MEDO DE DIZER À PROFESSORA QUE, QUE NÃO GOSTARAM. LÁ LHE PE(...), LÁ LHES PEDI, ELES LÁ DISSERAM QUE GOSTARAM DE ALGUMAS, DOUTRAS QUE NÃO LHES TINHA INTERESSADO GRANDEMENTE, QUE AS NÃO TINHAM SENTIDO, E O NP TAMBÉM SE PRONUNCIOU E EU PERGUNTAVA PORQUÊ ENTÃO, E ELE DISSE: «TAMBÉM GOSTEI, SOU MAU ALUNO, MAS TAMBÉM GOSTEI MUITO DE POESIA, É QUE OS OUTROS TEXTOS TODOS QUE A GENTE DÁ, SÃO ASSIM... SÃO MAIS PARA APRENDEREM, NÃO SÃO PARA SENTIREM, E A POESIA SENTE-SE, MAS EU NÃO SEI DIZER...» E EU PEGAVA EXACTAMENTE NISSO, TAMBÉM EU NÃO SEI DIZER O QUE É A POESIA... MAS O QUE INTERESSA É QUE AS PESSOAS AS SINTAM
A: AS SINTAM (...)
X: E QUE ISSO LHES SIRVA DE UM CERTO EQUILÍBRIO NO FUTURO, QUE ELAS QUANDO, QUANDO PRECISAREM DE ALGUMA COISA QUE CONTRABALANCE ESTE, ESTE MUNDO ASSIM AGITADO,
A: (...)
X: QUE SAIBAM RECORRER A ELE.
[A É O INQUIRIDOR 15]