CRPC sub-corpus oral espontâneo |
|
||
Fonte |
Português Fundamental |
|
Texto número |
836 |
|
Datação |
1970-1974 |
|
Distrito |
Coimbra (Figueira da Foz) |
|
23 |
||
Informante |
|
|
Idade |
21 |
|
Sexo |
Feminino |
|
A |
||
5 |
||
Influência linguística anterior |
Sem influência |
A: E POR EXEMPLO, OS PROBLEMAS DA... PROBLEMAS DISCIPLINARES, PROBLEMAS DE DESINTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS, FALTA DE ADAPTAÇÃO...
X: TENTA-SE RESOLVER...
A: CRIANÇAS ANORMAIS, QUE SÃO MESMO POR EDUCAÇÃO ATÉ, PROBLEMAS PSÍQUICOS, TENTAM...
X: RESOLVER NA MEDIDA DO POSSÍVEL. TÁ CLARO QUE HÁ MUITA COISA QUE NÃO SE CONSEGUE FAZER, UMA PORQUE NÃO ESTÃO DENTRO DAS NOSSAS APTIDÕES OUTRAS PORQUE MONETARIAMENTE NÃO TEMOS POSSIBILIDADES, DE MANEIRA QUE, DENTRO DO POSSÍVEL, FAZ-SE AQUILO QUE, QUE SE PODE FAZER, FAZ-SE O MELHOR QUE SE PODE - QUE É MUITO POUCO.
A: SIM.
X: EU CAUSA-ME PENA, SEI LÁ, TANTOS CASOS QUE APARECEM, PORQUE APARECEM TANTOS!, E TÃO DIFÍCIL QUE A PESSOA FICA DE BRAÇOS CRUZADOS! OU PORQUE NÃO SABE, OU PORQUE MONETARIAMENTE NÃO É POSSÍVEL! APARECEM LÁ TANTAS CRIANÇAS QUE PRECISAVAM D(...), DUMA CONSULTA, DE, SEI LÁ, DE ESPECIALIDADE, QUE NÓS MONETARIAMENTE NÃO PODEMOS TAR A PAGAR DO NOSSO BOLSO, QUE OS PAIS NÃO TÊM POSSIBILIDADES, QUE O PAÍS NÃO CEDE, FICAMOS SEMPRE NA MESMA.
A: E O, O SEGURO ESCOLAR NÃO COBRE ESSA, NÃO COBRE ESSE... FAZ FAVOR! NÃO COBRE ESSES TRATAMENTOS?
X: NÃO, O SEGURO ESCOLAR SÓ COBRE ACIDENTES..
A: FÍSICOS.
X: FÍSICOS. DECORRIDOS OU NA VINDA PARA, PARA AS AULAS, OU DURANTE AS AULAS - NOS INTERVALOS, EM AULAS DE GINÁSTICA, QUALQUER COISA - MAIS NADA. EU POR ACASO TIVE EM LISBOA, ESTE CURSO, ESTAVA O DOUTOR NP QUE É O ENCARREGADO DOS SEGUROS, E EU PUNHA: «SENHOR DOUTOR, MAS HÁ UM ALUNO NOSSO QUE OS PAIS SE QUEIXAM QUE ELE DEVE TER PROPENSÃO A TER DESASTRES (...) QUALQUER COISINHA QUE FAÇA, FICA LOGO COM UM ENTORSE, UMA COISA QUALQUER. PORTANTO DEVE SER DESCALCIFICAÇÃO ÓSSEA OU QUALQUER COISA NO GÉNERO. NÃO HAVERÁ POSSIBILIDADE - UMA VEZ QUE OS PAIS NÃO PODEM PAGAR SER PROPORCIONADA A ESSA CRIANÇA UMA CONSULTA DA ESPECIALIDADE, ATÉ ATENDENDO QUE ISSO É PREVER, É PREVENIR ACIDENTES! E A FUNÇÃO DO SEGURO ESCOLAR TAMBÉM É PREVENIR...» «AI, NÃO, NÓS NÃO TEMOS SU(...), NÃO TEMOS FUNDOS PARA TAR A PREVER TUDO ISSO, SE NÃO TÍNHAMOS UMA DESPESA LOUCA!» E NÓS NESTES CASOS, TEMOS QUE FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS, PORQUE NÃO TÁ TAMBÉM NA NOSSA MÃO PODER FAZER!
A: MAS ISSO FAZ MUITA PENA, PORQUE EU DEI AULAS TAMBÉM
X: AH FAZ, SEM DÚVIDA NENHUMA.
A: JÁ E LEMBRA-ME QUE O QUE ME FAZIA MAIS CONFUSÃO E QUE EU CONSEGUIA E QUE EU VIA... QUE EU NÃO PODIA RESOLVER O PROBLEMA, ERA VER CRIANÇAS QUE TINHAM TARAS,
X: POIS!
A: NÍTIDAS, NOTAVAM-SE E EU NÃO SABIA (...)
X: POIS!
A: TARAS DE QUÊ, NEM, NEM QUAL ERA A ORIGEM!
X: POIS, MAS QUE TINHAM!
A: MAS NOTAVA QUE A FALTA DE DISCIPLINA DAS CRIANÇAS NAS AULAS... NÃO ERA FALTA DE DISCIPLINA PURA E SIMPLES, QUE HAVIA QUALQUER COISA DE ANORMAL POR TRÁS DAQUELA CRIANÇA, QUE ELA ERA VÍTIMA PRECISAMENTE DE CASTIGOS, MAS QUE ELA NÃO ERA UMA CRIANÇA NORMAL, PORTANTO NÃO PODIA SER A VÍTIMA, NÃO DEVIA SER; SIMPLESMENTE ELA ARRASTAVA AS OUTRAS CRIANÇAS DA TURMA X: (...)
A: PARA A INDISCIPLINA, MAS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA INDISCIPLINA QUE PRATICAVA, ERA UMA COISA... HAVIA DUAS, ERA UMA TURMA QUE EU TINHA DOIS MIÚDOS, QUE EU TENHO A CERTEZA ABSOLUTA QUE AQUELES MIÚDOS NÃO ERAM NORMAIS, E OS MAIORES PROBLEMAS NA ESCOLA TÊM BASE PRECISAMENTE EM PROBLEMAS PSÍQUICOS, DE EDUCAÇÃO E NÃO SEI QUÊ.
X: PRECISAMENTE.
A: FAZIA-ME...
X: (...) A MAIORIA NÃO SE RESOLVIA,
A: ERA IRMOS TER COM O DIRECTOR
X: A MAIORIA É UMA COISA...
A: (...) DIZER ISTO É IMPOSSÍVEL
X: A MIM CAUSA-ME DÓ É A GENTE CHEGAR E CONSEGUIR DETECTAR O PROBLEMA, LEVÁ-LO AO PONTO BASE E DEPOIS TER DE FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS, PORQUE NÃO HÁ NINGUÉM QUE POSSA DAR UM APOIO PARA SE FAZER QUALQUER COISA DE ÚTIL.
A: QUER DIZER, NÃO SE PODER TRATAR,
X: E, E NÓS, POR EXEMPLO...
A: LEVAR A UM PSIQUIATRA AQUELAS CRIANÇAS, A UM MÉDICO, A UM PSIQUIATRA.
X: E NÓS, POR EXEMPLO, TENTÁMOS JÁ - DAQUELES QUE TÊM CAIXA - O APOIO DA CAIXA, E A CAIXA RECUSA-SE! NÓS SE DISSERMOS AO MÉDICO DA CAIXA: «SENHOR DOUTOR, NÓS DETECTÁMOS ISTO OU AQUILO NESTA CRIANÇA, ERA CONVENIENTE QUE A CAIXA TOMASSE PREVIDÊNCIAS EM... », «AI, NÓS SOMOS TÃO COMPETENTES COMO OS MÉDICOS ESCOLARES PARA PODERMOS VER SE A CRIANÇA TEM OU NÃO TEM; NÃO PRECISAMOS QUE SEJAM OS MÉDICOS ESCOLARES A ALERTAR-NOS.» ISTO É MUITO TRISTE. CUSTA UM BOCADO, NÃO É!
A: É (...).
X: PORQUE EU ACHO QUE NÃO É, NÃO É SER MAIS COMPETENTE, É TER-SE TOMADO PRIMEIRO, TER-SE DADO PRIMEIRO QUE HÁ QUALQUER COISA DE ANORMAL NAQUELA CRIANÇA, QUE OUTRO MÉDICO, QUE NÃO É MENOS COMPETENTE QUE E(...), QUE O QUE ESTÁ AQUI, MAS QUE AINDA NÃO VIU, POR QUALQUER MOTIVO, OU PORQUE ESTAVA MENOS EM CONTACTO COM A CRIANÇA, OU PORQUE LHE ESCAPOU POR QUALQUER MOTIVO.
A: E A CRIANÇA NO FIM DE CONTAS, QUANDO PASSA A, À IDADE ESCOLAR, PASSA A MAIOR PARTE DO TEMPO NA ESCOLA.
X: SEM DÚVIDA NENHUMA!
A: E AS PESSOAS AÍ É QUE PODEM (...)
X: ESTÁ MUITO MAIS EM CONTACTO CONNOSCO, COM TUDO! MAS OS MÉDICOS DA CAIXA RECUSAM-SE ABSOLUTAMENTE.
A: (...) É QUE ENQUANTO ISSO NÃO TIVER RESOLVIDO...
X: ABSOLUTAMENTE.
A: OS PROBLEMAS DO ENSINO CONTINUAM.
X: SEM DÚVIDA NENHUMA.
A: PORQUE OS PROBLEMAS DISCIPLINARES, ETC, É QUE UMA CRIANÇA DESSAS NUMA TURMA ATÉ PREJUDICA A TURMA TODA.
X: NA MAIORIA DOS CASOS...
A: E A PRÓPRIA CRIANÇA TAMBÉM SE TÁ...
X: TÁ-SE A PREJUDICAR
A: E ASSIM FICA...
X: E NUNCA CONSEGUE TER UM NÍVEL IGUAL ÀS OUTRAS (...)
A: POIS NÃO!
[A É O INQUIRIDOR 23]