CRPC sub-corpus oral espontâneo |
|
||
Fonte |
Português Fundamental |
|
Texto número |
1394 |
|
Datação |
1970-1974 |
|
Distrito |
Lisboa |
|
03 |
||
Informante |
|
|
Idade |
56 |
|
Sexo |
Masculino |
|
A |
||
6 |
||
Influência linguística anterior |
Sem influência |
X: A(...), ALIÁS, UMA DAS COISAS GRAVES QUE ME PARECEM QUE TÊM, DUMA MANEIRA GERAL, OS LATINOS, SOBRETUDO DO SUL DA EUROPA E PORTUGUESES, ESPANHÓIS E SUL DE ITÁLIA - E EU NÃO FALO NA, NOS GREGOS, PORQUE OS GREGOS SÃO (...), NÃO CONHEÇO A GRÉCIA,
A: POIS!
X: MAS..., TERÁ TAMBÉM UMAS SEMELHANÇAS - É, EXACTAMENTE O, O MEDO DE SE ASSUMIREM, A FALTA DE CORAGEM DE SER. E EU NO MEU OFÍCIO, QUE O ACTOR TEM FUNDAMENTALMENTE QUE SE ASSUMIR A SI PRÓPRIO PARA ATÉ SE PURIFICAR, SE, SE ENTENDER COM... PARA DEPOIS PODER RECEBER AS PERSONAGENS E SABER SOBRE QUE PONTES AFECTIVAS ELE VAI ASSENTAR A PERSONAGEM QUE INTERPRETA, PORTANTO TEM QUE SE CONHECER, ISTO É UM PROBLEMA PARA NÓS, FUNDAMENTAL - NÓS, O NOSSO OFÍCIO
A: POIS!
X: DE, DE, DE COMEDIANTES - E QUE A GENTE SENTE QUE CÁ PARA O SUL HÁ MUITO, MUITA MAIOR DIFICULDADE EM A PESSOA SE ACEITAR COMO É, A PESSOA PROCURA SE... É IDEALISTA E PROCURA APROXIMAR-SE DUM PADRÃO.
A: POIS!
X: E SE NÃO SE APROXIMA REALMENTE, SE NÃO PODE APROXIMAR-SE REALMENTE, FINGE QUE SE APROXIMA, PELO MENOS PARA OS OUTROS.
A: POIS, EM ATITUDES.
X: EM ATITUDES. ORA ACONTECE QUE NO TEATRO SE O ACTOR FINGE FORA DO FINGIMENTO TEATRAL,
A: (...)
X: DEPOIS A PERSONAGEM ASSENTA MAL, FICA TUDO FALSO.
A: POIS!
X: PARA SE FINGIR PRECISAMOS DE COMEÇAR POR SER VERDADE.
A: POIS. ATÉ PARA VER OS MARCOS EM RELAÇÃO AOS QUAIS AQUILO VAI SER AFASTAMENTO OU APROXIMAÇÃO...
X: EXACTAMENTE. E ACONTECE QUE, QUE... ISSO ACONTECE EM, NUM TRABALHO FÍSICO, NUMA PREPARAÇÃO FÍSICA, SE NÓS TIVERMOS CONTRACÇÕES, TIQUES OU QUALQUER COISA, ESSAS CONTRACÇÕES E ESSES TIQUES VÃO-SE REFLECTIR NO TRABALHO E VÃO FAZER COM QUE O TRABALHO SE PESSOALIZE,
A: POIS
X: A... NO, NO ACTOR. ACONTECE O MESMO COM O ASPECTO PSICOLÓGICO QUE, PS(...), PSICOLOGICAMENTE NÓS SOMOS TAMBÉM... O NOSSO ASPECTO PSICOLÓGICO É TAMBÉM INSTRUMENTO DO NOSSO TRABALHO.
A: POIS!
X: DE MANEIRA QUE O FUNDAMENTAL QUE EU COSTUMO DIZER É... QUE: TODO O ARTISTA CONHECE BEM O SEU INSTRUMENTO; O INSTRUMENTO DA ARTE DO ACTOR É ELE PRÓPRIO.
A: É, NO FUNDO É ISSO.
X: PORTANTO TEM QUE SE CONHECER E SE ASSUMIR.
A: É NO FUNDO O POETA É UM BOCADINHO ISSO, QUER DIZER, NÃO TANTO PORQUE SE ME(...), PORQUE SE MEXA MAS PORQUE SE ESCREVE, NO FUNDO.
X: PORQUE SE ESCRE[VE], PORQUE SE ESCREVE, PORQUE TEM, PORQUE TEM QUE, QUE FAZER SAIR EM AUTENTICIDADE,
A: CLARO, CLARO!
X: QUER DIZER PARA FINGIR É NECESSÁRIO O AUTÊNTICO.
[...]
X: AGORA, JÁ DEPOIS DO VINTE CINCO DE ABRIL ACABEI OUTRA PEÇA QUE DEVE SER LIDA DENTRO DE DIAS A UMA EMPRESA. UMA FARSA TRÁGICA
A: POIS!
X: ONDE CONTESTAVA A BURGUESIA, PORQUE, É EVIDENTE, EU... O MEIO SOCIAL QUE EU POSSO FOCAR E TRATAR É O MEIO SOCIAL BURGUÊS,
A: CLARO!
X: PORQUE O POVO... CONHEÇO-O BEM, MAS É, SERIA SEMPRE
A: LITERARIAMENTE.
X: (...) MUITO CONVENCIONAL.
A: POIS. POIS, A PESSOA TEM QUE SE ASSUMIR, CÁ ESTÁ...
X: HEI-DE O RETRATAR SEMPRE CONVENCIONAL, A GENTE TEM QUE SE A(...), SE ASSUMIR NA POSIÇÃO SOCIAL EM QUE ESTÁ.
A: TÁ.
X: ISSO NÃO TEM NADA QUE VER COM A SUA FORMAÇÃO IDEOLÓGICA...
A: CLARO, ISSO ABSOLUTAMENTE, MAS MESMO ASSIM A PESSOA TEM QUE RECONHECER QUE PARA CERTOS CAMPOS ATÉ É MUITO TEÓRICA, QUER DIZER,
X: BEM, POIS É.
A: PODE ADMITIR O FALHANÇO!
X: NÃO, MAS A GENTE PODE TER A SUA FORMAÇÃO POLÍTICA, ATÉ SÉRIA E CONSCIENTE AGORA QUANDO EM, EM ACTIVIDADE ARTÍSTICA QUER CRIAR E QUER ERGUER PROBLEMAS HUMANOS, COM CERTA PROFUNDIDADE, TEM QUE RE(...) QUE ERGUER AQUELES QUE CONHECE,
A: CLARO.
X: NOS AMBIENTES QUE CONHECE
A: CLARO.
X: E NÃO IR AGORA CRIAR...
A: E É MESMO POR AÍ QUE PODE TER IMPACTO...
X: POIS CLARO, E NÃO IR AGORA CRIAR UM POVO IMAGINÁRIO. ALIÁS PARECE - TOU EU CONVENCIDO - QUE NO TEATRO, OS HERÓIS NEGATIVOS É QUE INTERESSAM. AS PERSONAGENS ERRADAS
A: (...)
X: É QUE INTERESSAM E NÃO, E NÃO OS SANTOS. PRIMEIRO ATÉ POR ESTA COISA, MUITO SIMPLES, É QUE AS PESSOAS QUE TÊM RAZÃO, QUE ESTÃO CERTAS, QUE PROCEDEM BEM, TÊM MENOS CONFLITOS,
A: CLARO!
X: PORTANTO SÃO MENOS DRAMÁTICAS. O TEATRO É DRAMA, É ACÇÃO HUMANA. ATÉ PORQUE SÃO PESSOAS EQUILIBRADAS E DO DESEQUILÍBRIO É QUE RESULTA O MOVIMENTO.
[A É O INQUIRIDOR 03]