CRPC sub-corpus oral espontâneo |
|
||
Fonte |
Português Fundamental |
|
Texto número |
194 |
|
Datação |
1970-1974 |
|
Distrito |
Guarda |
|
01 |
||
Informante |
|
|
Idade |
32 |
|
Sexo |
Masculino |
|
A |
||
6 |
||
Influência linguística anterior |
Estrangeiro |
X: BEM, «A MORTE EM VENEZA» É UM PEDACINHO, QUER DIZER, SE UMA PESSOA NÃO VAI JÁ A CONTAR COM AQUILO, SE NOS APANHA ASSIM DE CHOFRE, CANSA UM PEDAÇO, TAMBÉM... A: EU SAÍ DE LÁ DESTRUÍDA.
X: CANSA UM PEDAÇO; EU GOSTEI IMENSO, SABE, EU GOSTEI, MAS EU SAÍ AO CONTRÁRIO, PORQUE EU JÁ IA À ESPERA DAQUILO.
B: SAIU AO CONTRÁRIO?
X: AO CONTRÁRIO DESTA DESTRUIÇÃO, DESTA DESTRUIÇÃO. EU SAÍ MUITÍSSIMO BEM DISPOSTO, DIGO ASSIM: «É UM FILME ESPANTOSO.»
A: NÃO HÁ DÚVIDA QUE É...
X: ESPANTOSO NESTE ASPECTO: LEVE.
A: AH, ISSO NÃO ACHEI.
X: E NORMALMENTE ÀS PESSOAS APARECE PESADO. É, É ISSO.
A: AH, EU FIQUEI... MAS É QUE EU FIQUEI CANSADA, NÃO IMAGINA FIQUEI COM DORES DE CABEÇA (...)
X: MAS TINHA HAVIDO UNS DIAS, UNS DIAS ANTES E AJUDOU-ME UM PEDAÇO, DE FACTO, UNS DIAS ANTES TER ASSISTIDO A UMA CONFERÊNCIA DEPOIS DE UMA CONVERSA QUE A GENTE TEVE SOBRE O, - COMO É QUE SE CHAMA O SENHOR? - O VISCONTI, EM QUE PRECISAMENTE ELE ERA APRESENTADO COM EXEMPLOS DOS OUTROS FILMES COMO UM FULANO COM UMA CERTA FORMAÇÃO RENASCENTISTA, COMO AFINAL QUASE TODOS OS ITALIANOS (...) E, E ENTÃO COMO RENASCENTISTA QUE ERA, UM PEDAÇO, QUER DIZER, SEMPRE EM PROCURA DA BELEZA, E UM DESLUMBRADO PELA BELEZA, E QUER DIZER, AQUELES PASSOS LONGOS QUE O FILME TEM E QUE A UMA PESSOA QUE VAI À ESPERA DA, DUM FILME COM MOVIMENTO, CANSAM E ABORRECEM: «LÁ ESTÁ ELE OUTRA VEZ A INSISTIR NA MESMA COISA. (...)»
A: MAS NEM FOI ABORRECER, FOI CANSAR.
X: CANSAR. É. LONGO E AQUELE LONGO, LONGO, QUANDO PARA MIM ESSES MOMENTOS ERAM ESPANTOSOS, QUANDO O FULANO, QUER DIZER, COM O OLHAR, SÓ O OLHAR, SÓ O OLHAR DELE A SEGUIR A, A PROCURAR ABARCAR AQUELA BELEZA QUE LHE FUGIA, ESTAVA SEMPRE LONGE QUE ELE, ELE NÃO SE DECIDIA A APANHAR DE VEZ, OU QUE NÃO ERA CAPAZ DE APANHAR... NÃO SEI, PARA MIM ISSO DAVA UMA SENSAÇÃO DE... QUASE MÍSTICA DE DESCANSO, DUMA PESSOA QUE VÊ UMA BELA PAISAGEM E FICA ALI UM PEDAÇO A, A DELEITAR-SE COM AQUILO. QUER DIZER, SE A GENTE VAI PREPARADO PARA ISSO, O FILME PASSA A TER TODA UMA OUTRA DIMENSÃO.
A: (...) É QUE EU NEM SABIA NADA DO QUE ERA...
X: ISTO, AGORA AQUILO FOI UM GRANDE BARRETE FOI PARA OS, PARA OS, PARA OS CLÁSSICOS, APOLOGISTAS DO, DO VISCONTI, ESSES É QUE DEVEM TER, E DEITARAM UM PEDAÇO ABAIXO EM CRÍTICAS.
A: ABAIXO ?
X: SIM, PORQUE O VISCONTI QUE É O MAIOR POLÍTICO DOS, DIGAMOS VÁ LÁ DOS FILÓSOFOS MARXISTAS (...) FICARAM DESANIMADOS COM AQUILO, AFINAL: «QUE DIABO, ENTÃO O HOMEM VEM PARA AQUI FAZER UMA COISA DESTAS... ENTÃO QUE É ISTO...?»
A: (...) MAS HÁ UMA BELEZA, REALMENTE MUITO GRANDE...
X: É, É UM ESPANTO. DEPOIS VER POR EXEMPLO, AS FIGURAS QUE ELE ESCOLHE, ISSO É QUE É, É MARAVILHOSO, A GENTE VAI VÊ-LAS UMA POR UMA... É, PARECEM TIRADAS ÀQUELES RETÁBULOS RENASCENTISTAS. O GAROTO QUE ELE ESCOLHE, O RAPAZ, É AUTENTICAMENTE, É, É, BEM E DEPOIS É, É CLARO NEM É RAPAZ NEM RAPARIGA, É AQUELE, É AQUELE INTERMÉDIO QUE É, QUE É O RENASCENTISMO, PÁ, A GENTE OLHA PARA UMA FIGURA, PARA UM ANJINHO RENASCENTISTA E NÃO SABE SE É ANJINHO SE É ANJINHA. NÃO INTERESSA, QUER DIZER, É UM ESPANTO O FILME NESSE ASPECTO. MAS O «IVAN» GOSTEI DE VER, PORQUE TINHA OUVIDO FALAR MUITO NO «IVAN» E HAVIA UMA COISA, UM ENIGMA QUE, QUE A MIM CONTINUAVA ASSIM CÁ POR DENTRO, QUER DIZER, COMPREENDERAM EM PARTE, NÃO COMPREENDI NOUTRA PARTE, QUE ERA ISTO: PORQUE É QUE O «IVAN O TERRÍVEL» FOI UM FILME FEITO NO ESTALINISMO PARA HOMENAGEAR O ESTALINE, E O ESTALINE NUNCA O DEIXOU PROJECTAR NA RÚSSIA?
A: FOI?
X: FOI. O ESTALINE NUNCA O DEIXOU SAIR NA RÚSSIA. MAS, DIGO, MAS PORQUÊ? QUER DIZER, PERCEBIA UM PEDAÇO QUE ELE FAZIA UM RECLAME EXTRAORDINÁRIO DO CULTO DA PERSONALIDADE, ESSA, ESSA PERCEBE, ESSA PERCEBE-SE UM PEDAÇO NA PRIMEIRA PARTE, MAS ENTÃO A SEGUNDA PARTE É QUE É COMPLETAMENTE O REVELAR DO SEGREDO, COMO É QUE SE FAZ ISSO. E ENTÃO O FULANO QUE NÃO DEVIA SER BRUTO DE HÁ POUCO, DISSE ASSIM: «NÃO, ISTO SAIR AQUI NÃO!» E SÓ DEPOIS DO ESTALINE PASSAR É QUE ELE SAIU NA RÚSSIA, O FILME.
[A É O INQUIRIDOR 01; B É O INQUIRIDOR 04]