CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

221

Datação

1970-1974

Distrito

Castelo Branco

Inquiridor

01

Informante

 

Idade

24

Sexo

Feminino

Grupo profissional

J

Nível de instrução

5

Influência linguística anterior

Padrão

 

 

X: É, É, QUER DIZER, É A LEI DO CASTIGO, QUER DIZER, TIRAR DESSE CASTIGO O MÁXIMO DE RENDIMENTO E COMO POR EXEMPLO ELES COMEÇAM A VER QUE O CASTIGO É UMA COISA QUE NÃO DÁ RESULTADO, PORQUE NÃO DÁ, O ALUNO SISTEMATICAMENTE CONTINUA A SER UM ALUNO QUE SE PORTA MAL, OU QUE FAZ ISTO OU FAZ AQUILO, PRECISAMENTE PORQUE O CASTIGO DAS SUSPENSÕES NÃO VAI, NÃO VAI EDUCAR O ALUNO NESSE SENTIDO. VAI APENAS MOSTRAR-LHE, ENFIM QUE É UM, É UMA REPRESSÃO. E ENTÃO INCLUSIVAMENTE AGORA HÁ UM, HÁ UM, HOUVE UMA NOVA ORDEM ALI NA ESCOLA EM QUE O ALUNO QUE VAI NOS CORREDORES A FAZER BARULHO TEM UM DIA DE SUSPENSÃO. SEJA POR QUE MOTIVO FOR, QUER DIZER, VAI A CANTAR OU VAI A BERRAR OU VAI A FAZER BARULHO, VAI A CAUSAR UM CERTO DISTÚRBIO NOS CORREDORES, TEM UM DIA DE SUSPENSÃO. AH, POR AMOR DE DEUS...!

B: (...) É UMA DATA DELES...

X: ISTO DÁ, ISTO DÁ, DÁ, DÁ VONTADE DE RIR A QUALQUER PESSOA...! QUER DIZER...

A: TINHAM QUE SER TODOS SUSPENSOS...!

X: POIS É! EU TAMBÉM ACHO QUE SIM, INDA NOUTRO DIA UM ALUNO MEU ATRÁS, A, A BERRAR, E NÃO SEI QUÊ, EU DISSE LOGO: «Ó MENINO MAS COMO É QUE É ISSO? OLHA É MELHOR CALARES-TE PORQUE SE NÃO AINDA TENS UM DIAZINHO DE SUSPENSÃO.» RIRAM-SE, ACHARAM PIADA, INDA POR CIMA A COISA VEIO FALADA COMO, VEIO EXPOSTA COMO UM PROBLEMA DE POLUIÇÃO, POLUIÇÃO PELO SOM E NÃO SEI QUÊ, DE MANEIRA QUE DESATOU TODA A GENTE A RIR: «OS PROFESSORES AGORA TAMBÉM NÃO PODEM VIR DE CARRO PARA AS AULAS.» «ENTÃO PORQUÊ? E TAL» «AH, CRIAM POLUIÇÃO, CONTRIBUEM PARA A POLUIÇÃO E TAL», GOZAM IMENSO. POLUIÇÃO PELO BARULHO...

A: E DEPOIS O... PARA AÍ AS PESSOAS QUE LÁ... DEITAM PARA AÍ ESSAS LEIS, NÃO SE APERCEBEM DO RIDÍCULO...

X: EU ACHO QUE É APENAS UM, ALI ASSIM, NÃO SEI, HÁ QUEM CONCORDE. AS PESSOAS CONCORDARAM, DISSERAM QUE ERA APENAS PARA NÃO HAVER TANTO BARULHO NA, NOS CORREDORES, E TAL, MAS OS MIÚDOS, POR AMOR DE DEUS, ELES SAEM DUMA SALA, TÊM DEZ MINUTOS, ORA SE UMA PESSOA NÃO PODE NAS AULAS, SUBENTENDE-SE NÃO PODE-SE FAZER BARULHO, NEM, TÊM QUE ESTAR UM BOCADO RETRAÍDOS, TÊM DEZ MINUTOS PARA SE MOVIMENTAR, E PARA BERRAR, E PARA GRITAREM. VÃO SIM SENHOR, VÃO PARA O PÁTIO GRITAR, NO FUNDO, NO FUNDO, QUER DIZER, QUANDO VÊM NOS CORREDORES INDA TÊM NECESSIDADE: «Ó FULANO TAL!, Ó ISTO!, Ó AQUILO!» QUER DIZER, HÁ COISAS QUE AS PESSOAS TÊM SEMPRE QUE DIZER, EU TAMBÉM ME SINTO MAL SE, SE NÃO POSSO DE VEZ EM QUANDO DAR O MEU BERRO, NÃO É? ELES TAMBÉM. INDA NO OUTRO DIA IA UM ALUNO MEU NO CORREDOR A BE(.. .), A CANTAR, E UMA DAS SENHORAS QUE IA À MINHA FRENTE CHAMA-O E PASSA-LHE UM GRANDE DESCASQUE POR ELE IR A CANTAR, QUANDO NÃO CONSIDERO ISSO, SEM IMPORTÂNCIA ABSOLUTAMENTE NENHUMA, EU ATÉ PEDI LICENÇA E SAÍ PRECISAMENTE PARA NÃO TAR A APOIAR A SENHORA NA CONVERSAÇ(...), NA, LÁ NO RALHETE. ACHEI QUE NÃO, QUE NÃO DEVIA! PARA ELES, QUER DIZER, ELES CHEGARAM À MINHA AULA E DISSERAM: «Ó SOTÔRA, ENTÃO HOJE NEM POSSO ESTAR BEM DISPOSTO? AH? A SOTÔRA NÃO VIU AQUELA SENHORA A BERRAR COMIGO NO, NO CORREDOR?»

[A É O INQUIRIDOR 01; B É COLEGA DE X]