CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

839

Datação

1970-1974

Distrito

Leiria

Inquiridor

23

Informante

 

Idade

46

Sexo

Feminino

Grupo profissional

L

Nível de instrução

0

Influência linguística anterior

Norte

 

 

X: QUANDO EU ESTAVA A TRABALHAR COM ELE NUNCA ME QUERIA VER, NUNCA ME QUERIA NA COZINHA, NÃO, PORQUE ELE SÓ DIZIA: «VENS PARA A COZINHA, É O TEU MAL!» ERA FRIGIDEIRAS, ERA TUDO PELAS PERNAS FORA E EU AO DEPOIS EMBIRRAVA IR PARA A COZINHA.

A: COMO ERA ISSO, CONTE-ME LÁ.

X: (...)

A: COMO É QUE ERA AS FRIGIDEIRAS PELAS PERNAS FORA?

X: ERA... COM AZEITE QUENTE.

A: AI, M(...) CAÍA-LHE PARA CIMA DE SI, ERA?

X: POIS. E AO DEPOIS EU EMBIRRAVA, NUNCA IA PARA A COZINHA. E AO DEPOIS ELE SÓ DIZIA QUE EU QUE NÃO, QUE EU QUE NÃO APRENDIA A COZINHAR. E EU DISSE, E EU SÓ LHE RESPONDI: «(...) A, A COZINHAR PARA FORA SÓ SE FIZERAM-SE OS HOMENS, AS MULHERES É, AS MULHERES SÓ COZINHAM EM CASA.» E AO DEPOIS ELE DIZIA SEMPRE QUE EU QUE NUNCA ERA MULHER PARA GANHAR UM TOSTÃO. E EU DIZIA-LHE A ELE: «NÃO TENHAS MEDO QUE EU TAMBÉM NÃO. SE UM DIA FICAR VIÚVA EU É QUE TENHO DE GOVERNAR, TENHO QUE FICAR A GANHAR PARA OS FILHOS E NÃO, E NÃO HEI-DE TER MEDO.» E ASSIM, ASSIM FOI.

A: E MAL SABIA!

X: POIS, MAL SABIA QUE TINHA QUE FICAR A GANHAR PARA OS FILHOS. MAS, GRAÇAS A DEUS, EU SEI UM BOCADITO, MAS POUCO, MAS SEI. E SEI FAZER ASSIM GUISADOS BEM FEITINHOS, AQUILO QUE A MINHA SENHORA ME ENSINA TAMBÉM SEI FAZER TUDO MUITO BEM E... BEM, SEI FAZER PRATOS ASSIM QUE A MINHA SENHORA FAZ QUE EU QUE NÃO SABIA.

A: APRENDEU.

X: POIS, APRENDI. SÓ, POR EXEMPLO, A GENTE SÓ, QUANDO A GENTE SAI DE CASA, SÓ, SÓ, SÓ SAÍMOS DE CASA (...) DO CAMPO: É APANHAR ERVA, É... É APA[NHAR], ROÇAR MATO, E É TUDO. SAÍMOS DE CASA, VIMOS PARA ESTAS CASAS JÁ SABEMOS QUE A GENTE TEMOS QUE APRENDER A FAZER TUDO, NÃO É?

A: POIS.

X: A GENTE QUANDO SAI DE CASA NÃO SABEMOS FAZER NADA, SENÃO CAMPO, AO DEPOIS VIEMOS PARA ESTAS CASAS É QUE TEMOS QUE APRENDER A FAZER ESTAS COISAS TODAS. DE MANEIRA QUE SEI, ASSIM, SEI FAZER... ESTES PRATOS ASSIM... VARIADOS QUE A MINHA SENHORA ME ENSINOU E, E EM CASA TAMBÉM FAÇO, MAS, EM CASA, A GENTE EM CASA FAZ ASSIM QUALQUER COISA PORQUE NÃO TEM PACIÊNCIA PARA TAR A FAZER; A GENTE JÁ SAI DE CASA DE, DAS, DOS SENHORES FARTAS DE TRABALHAR. DEPOIS AINDA VAI PARA CASA, VAI É LAVAR ROUPA E É LIMPAR A CASA E É FAZER COMER, AO DEPOIS É OS FILHOS A RA(...), A, A CHATEAR POR UM LADO E É OUTRO A CHATEAR POR OUTRO, AO DEPOIS A GENTE ABORRECE-SE, E AO DEPOIS AINDA ESPANQUEIA E VAI-SE PARA A CAMA CHATEADO, A ASSIM PRONTOS,

A: (...) NÃO VALE A PENA,

X: FAZ-SE DE QUALQUER MANEIRA. POIS; FAZ-SE DE QUALQUER MANEIRA O COMER E, E COME-SE BEM E PRONTOS, E MAIS NADA! E SEI OH, FAZER OS COMERES BEM APURADINHOS E TUDO... QUEM LÁ VAI A CASA, TAMBÉM NÃO TENHO MEDO DE APRESENTAR O PRATO PORQUE... CASEI A MINHA FILHA E EU É QUE FIZ O COMER...

A: AI FEZ O... A COMIDA?

X: FIZ O COMER... E GRAÇAS A DEUS APRA(...), APARECEU TUDO MUITO BOM E... TUDO, MUITO BEM FEITO, E TUDO GRAÇAS A DEUS QUE TODA A GENTE GOSTOU. TAMBÉM NO BAPTIZADO DA MINHA NETA TAMBÉM FUI EU QUE COZINHEI E ELES, E OS... MEUS COMPADRES E OS PADRINHOS DAS MIÚDAS, DA MENINA, TAMBÉM GOSTARAM MUITO DE COMER E TUDO, DERAM-ME MUITOS PARABÉNS E TUDO, QUE EU SABIA FAZER MUITO BEM COMER E TUDO (...)

A: E OLHE, E... QUE PRATOS É QUE FEZ PARA O CASAMENTO DA SUA FILHA, E PARA O BAPTIZADO?

X: AH, PARA O CASAMENTO DA MINHA FILHA FOI: FILETES DE... PESCADA, FILETES DE PESCADA COM SALADA, COM SALADA DE ALFACE E AZEITONAS, EU AGORA O... FOI... FOI COELHO À CAÇADORA, QUE VEIO COM BATATAS FRITAS - E O PÃO ASSIM AO DEPOIS ÀS FATIAZINHAS POR CIMA - E FOI... E FOI FRANGO... FRANGO CORADO, FRANGO CORADO NO FORNO COM... COM PURÉ DE BATATA, E - QUE FOI O OUTRO PRATO - E FOI CARNE, CARNE ASSADA, FOI CARNE ASSADA COM - COM QUÊ? - POIS, CARNE ASSADA FOI... O COELHO FOI COM O PURÉ, AH! FOI COM ESPARGUETE, COM ESPARGUETE E CENOURA ASSIM AOS, AO LADO, MUITO BEM FEITINHO, E FOI... BOLOS, E FOI...

A: É QUE FEZ OS BOLOS TAMBÉM?

X: NÃO, OS BOLOS FUI EU A MAIS UMA IRMÃ MINHA, QUE TAMBÉM ELA SABE MUITO DE BOLOS E AO DEPOIS ELAS FORAM PARA LÁ DE NOITE ME AJUDAR E A GENTE FIZEMOS.

[A É O INQUIRIDOR 23]