CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

765

Datação

1970-1974

Distrito

Setúbal (Sesimbra)

Inquiridor

18

Informante

 

Idade

45

Sexo

Masculino

Grupo profissional

D

Nível de instrução

1

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

A: QUAL FOI O BENEFÍCIO QUE HOUVE EM TIRAR DAQUI [A LOTA DO PEIXE], E PASSAR PARA ALI?

X: POR MOTIVO DAS CONDIÇÕES. QUER DIZER, NÃO HAVIA BARRACÕES, O PEIXE ERA VENDIDO, QUANDO HAVIA VENDAVAL, BATIA AQUI CONTRA A MURALHA, ERA ESTENDIDO PELO MEIO DE, DAS RUAS, NÃO É, PEIXE-ESPADA, CHAPUTA, E OUTRAS COISAS MAIS, QUER DIZER, IMPEDIA AQUI O MOVIMENTO DE COISO, DE TURISMO. E, E ASSIM COMO TAMBÉM NÃO ACHAVAM BEM QUE O... FOSSE O PEIXE ESTENDIDO AÍ PELO MEIO DA ESTRADA ONDE SE PISA O CHÃO E SE COSPE, ETC E COISA E TAL. DE MANEIRA QUE PARA LÁ PARA A DOCA, INDO PARA LÁ PARA A DOCA HAVIA OUTRAS CONDIÇÕES; AGORA, ESTENDIDO NA AREIA, ISSO ERA A COISA MAIS LINDA QUE HAVIA, ERA O PEIXE AQUI ESTENDIDO NA AREIA.

A: COMO É QUE ERA?

X: (...) ERA ESTENDIDO NO, NA PRAIA,

A: (...) COM OS BARCOS, ERA?

X: AOS, AOS LOTES, UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, TRINTA, E DEPOIS O PESSOAL VIA O, O VENDEDOR VENDER, TUDO RODEAVA ALI, ENFIM, ERA UM, UM ESPECTÁCULO INTERESSANTE.

A: O PEIXE VINHA DO BARCO PARA A AREIA?

X: O PEIXE VINHA MESMO DO BARCO E DEPOIS DO BARCO TIRAVAM À MÃO PARA, PARA A AREIA. ERA ESTENDIDO MESMO NA AREIA. E DEPOIS ERA VENDIDO AOS LOTES.

B: E QUE PEIXE É QUE HAVIA MAIS AQUI?

X: QUER DIZER, E DEPOIS O COMPRADOR CALCULAVA AQUELE LOTE, TRINTA LOTES, OU TRINTA PEIXES, CALCULAVA AÍ TRINTA QUILOS, TRINTA E CINCO, QUARENTA, E DEPOIS FAZIA A AVALIAÇÃO DELE E DEPOIS PUNHA XIS POR CADA QUILO, ATINGIA TANTO MAS... CONTAS RÁPIDAS, NÃO É, E DE MANEIRA QUE DEPOIS O VENDEDOR VENDIA, NOVENTA E NOVE, OITO, SETE, SEIS, CINCO, QUATRO, TRÊS, DOIS, UM, NOVENTA, ATÉ CHEGAR ÀQUILO QUE O VENDE[DOR], QUE O COMPRADOR ENTENDESSE. DEPOIS DAVA UM XUI. CHEGAVA A QUARENTA, ERA QUARENTA.

A: MAS QUALQUER PESSOA PODIA COMPRAR?

X: EXACTAMENTE, QUE A LOTA ERA LIVRE.

A: E AGORA NÃO SE FAZ ESSA LOTA LÁ EM BAIXO ? DESSA (...)

X: AGORA FAZ-SE, ALI É VENDIDO MAS O PEIXE É PESADO.

A: AI JÁ NÃO É (...)

X: EM CONTRAPARTIDA QUE DANTES ERA A, A OLHO, ERA POR CÁLCULO.

A: ENTÃO PERDEU A PIADA TODA?!

X: POIS, EM CERTO PARTICULAR, PERDEU. AGORA ALI, (...) CLARO, É UMA LOTA COMO OUTRA QUALQUER. E AQUI ERA DIFERENTE. AQUI TODA A PESSOA PODIA VER, ASSIM COMO LÁ PODE IR VER, MAS JÁ NÃO TEM A MESMA GRAÇA, NÃO É.

B: OLHE, E QUE PEIXES É QUE HAVIA MAIS POR AQUI?

A: AQUI HÁ DE TODA A QUALIDADE DE PEIXE; DESDE A SARDINHA AO TUBARÃO!

B: TUBARÃO!

A: TUBARÃO!

X: SIM.

A: CAÇÃO!

X: TUBARÃO.

A: TUBARÃO MESMO? QUE PEIXE É QUE HÁ AQUI?

X: HÁ TODA A QUALIDADE DE PEIXE. HÁ PEIXE-ESPADA, HÁ SARDINHA, HÁ CARAPAU, HÁ, HÁ PESCADA, O FORTE ATÉ, PORQUE SE O SENHOR NÃO SABE VOU-LHE DIZER, QUE É UMA DAS PRIMEIRAS LOTAS DO PAÍS EM PEIXE GROSSO É ESTA SESIMBRA.

A: É?

X: É, SIM SENHOR. AGORA PODE HAVER, ENFIM... TEM SIDO MESMO A PRIMEIRA LOTA DO PAÍS, TEM SIDO SESIMBRA, EM PEIXE GROSSO, PESCADA, PEIXE-ESPADA, CHAPUTA, ETC. AGORA PODE HAVER JÁ QUASE ALGUMA QUE SE IGUALE, MAS DO MEU CONHECIMENTO É, É UMA DAS PRIMEIRAS LOTAS EM PEIXE GROSSO.

A: QUANTOS BARCOS É QUE HÁ AQUI?

X: (...) FAZER AGORA UMA IDEIA, DANTES PODIA-SE CONTAR, MAS AGORA, TALVEZ, HAJA AQUI UM... DUZENTOS, OU DUZENTOS E TAL BARCOS DE PESCA DO ALTO.

A: CADA BARCO LEVA QUANTOS PESCADORES (...)?

X: BEM, DEPENDE, É CLARO, DO TAMANHO DO BARCO. HÁ BARCOS QUE PODEM LEVAR UNS TRINTA PESCA(...)... BEM, ISTO, POSSO DIZER ATÉ VINTE CINCO, COMO POSSO DIZER TRINTA COMO (...)

A: HÁ PARA AÍ UNS QUATRO MIL PESCADORES, NÃO?

X: CÁ, EM SESIMBRA?

A: E SAEM TODOS, TODOS OS DIAS?

X: NÃO! TODOS OS DIAS QUANDO O MAR DEIXA, VÃO.

A: QUANDO O MAR TÁ BOM SAI TUDO?

X: SAI, SAI; HÁ ALGUNS QUE É... PRECISAM DE SER AMANHADOS, AMANHADOS, ISTO É, ARRANJADOS HOJE E DEPOIS SÓ AO FIM DE TRÊS OU QUATRO DIAS... NEM, NEM TODOS SAEM, OS DUZENTOS, NÃO É. SE HÁ EMBARCAÇÕES HOJE QUE PRECISAM DE SER ARRANJADAS E OUTRAS AMANHÃ E OUTRAS OUTRO DIA ATÉ VISTORIAS, ETC, OS BARCOS PRECISAM DE SER LIMPOS AO FIM DE QUINZE DIAS OU DOIS MESES OU COISA ASSIM, DE MANEIRA QUE DÁ OCASIÃO QUE ELES UNS TEJAM AO MAR... HOJE TRATAM DUM APARELHO PARA DEPOIS IR NOUTRO DIA, AO FIM DE DOIS DIAS OU TRÊS, NUNCA SE DÁ A COINCIDÊNCIA DE SAIR OS DUZENTOS, NÃO É.

[A É O INQUIRIDOR 18; B INQUIRIDOR 01]