Ensino de Aspectos de Morfologia e de Sintaxe do Português Língua Materna

IIE – Instituto de Inovação Educacional
Maria Elisa de Macedo

Público-Alvo:

Alunos de português do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

Formato Final:

CD-ROM

Descrição do Projecto:

O objectivo deste projecto consiste na elaboração de materiais didácticos que sirvam de apoio ao ensino do português língua materna. O conteúdo destes materiais pretende fornecer uma nova abordagem na área da didáctica do português: relacionamento entre formas de itens lexicais e sua articulação na construção da frase.
O projecto proposto fornece informação gramatical (morfológica e sintáctica) sobre as classes de plavras V, N, A, Adv, Prep e Det.
Assim, no âmbito da morfologia flexional e derivacional serão considerados, entre outros aspectos, os seguintes:

• flexão nominal;
  • conjugação verbal;
  • conjugação pronominal;
  • composição de palavras.

No que respeita à sintaxe, serão tratados aspectos relacionados com:

• concordância verbo/sujeito complexo;
  • uso e colocação dos pronomes clíticos.

Fazem também parte dos objectivos deste projecto a concepção de actividades lúdicas para aplicação e avaliação de conhecimentos e ainda a contextualização dos referidos aspectos gramaticais nos textos propostos pelos manuais/programas de ensino.
Para o desenvolvimento do projecto foram tidos em conta não só os conteúdos gramaticais (morfológicos e sintácticos) previstos nos planos curriculares dos níveis de ensino básico e secundário, mas também os conteúdos literários constantes dos mesmos planos.