Língua Portuguesa: Ensino Assistido por Computador

João Malaca Casteleiro

Resumo:
Língua Portuguesa: ensino assistido por computador é um método de ensino do Português para aprendentes de Português-LE, sendo ainda adequado a aprendentes de Português-LM.

Apresentação e demonstração: Cascais em 1997 no Encontro "Multimedia et enseignement de la langue écrite"; EXPOLíngua de Macau em 1998; EXPOLíngua de Lisboa em 1998; EXPOLANGUES de Paris em 1999; e ainda em diversos estabelecimentos de ensino.

Menu do projecto

Corpus do Aluno

Corpus do Aluno é um programa que permite gerir o corpus e extrair frequências e concordâncias. Este corpus contém:

• 40 textos do livro Textos;
  • textos do livro Sugestões de Leitura.

Textos

O livro de textos contém 40 textos, tematicamente diversificados, que são excertos de produções genuínas de língua escrita e de língua oral. A ordenação dos textos obedece a critérios pedagógicos consagrados, tendo em vista a progressão de conhecimentos. A partir do livro de textos o aluno pode aceder à informação contida em todos os outros livros e ainda ao Léxico (pelo ícone respectivo), que fornece o significado de palavras e expressões com ocorrência nos textos.

Morfologia Flexional: Nome e Adjectivo

Morfologia Flexional: Nome e Adjectivo é um livro de consulta que fornece paradigmas de conjugação do nome e do adjectivo. Apresenta:

• Índice das classes de nomes e adjectivos. Para cada classe existe uma página que contém a regra de flexão dessa classe e listas das palavras que seguem essa regra.
  • Em cada classe: uma página com regras de flexão; listas de palavras que seguem a regra.

Morfologia Flexional: Verbo

Morfologia Flexional: Verbo é um livro de consulta que fornece paradigmas de conjugação do verbo. Apresenta:

• um índice de verbos frequentes com indicação dos modelos de conjugação;
  • um índice de tempos e modos para cada modelo de conjugação;
  • uma página para cada tempo e modo, de cada verbo modelo, com: verbo modelo no infinitivo; indicação de tempo/modo; paradigma de conjugação completo.

Gramática

Contém um índice de temas gramaticais desenvolvidos em fichas de gramática. As fichas de gramática contêm:

• uso e significado de elementos da língua, geralmente problemáticos na aquisição do português-LE;

Expressões Fixas

Expressões Fixas contém:

• índice das expressões idiomáticas, não-idiomáticas e provérbios; organização: ordenação alfabética das palavras que ocorrem no interior da expressão.
  • páginas independentes para cada expressão com: uma explicação de sentido (no caso das idiomáticas, dos provérbios e de algumas não-idiomáticas) com um exemplo no caso das expressões idiomáticas.

Séries (Campos Semânticos)

Contém:

• índices de séries e sub-séries;
  • páginas independentes para cada série e sub-série com palavras semanticamente relacionadas, organizadas alfabeticamente e por classes gramaticais (Nomes, Verbos e Adjectivos).

Sinónimos

Apresenta uma lista de palavras ordenadas alfabeticamente, com mais de 500 sinónimos para essas palavras.

Sugestões de Leitura

Sugestões de Leitura contém textos representativos do Português língua de cultura para uso livre.

• uma panorâmica do cinema e do teatro em Portugal;
  • textos literários, em especial de autores contemporâneos;
  • textos informativos sobre a divisão do território e órgãos de soberania.

Exercícios

Apresenta um índice de exercícios organizado pelo número e nome do texto de que fazem parte. Os exercícios de cada texto estão distribuídos por páginas independentes; estão organizados em: Compreensão, Estudo da Língua e Tema de Trabalho. Os exercícios têm remissões directas para fichas de gramática que permitem esclarecer eventuais dúvidas na resolução dos exercícios. No fim de cada grupo de 10 textos-exercícios acede-se aos testes de auto-avaliação. Estes testes avaliam os conhecimentos lexicais, morfológicos e gramaticais adquiridos.

Família de Palavras

Família de Palavras contém, para cada palavra frequente, uma lista de palavras com o mesmo radical organizada alfabeticamente e com especificação da categoria gramatical a que pertencem. Este livro permite a consulta directa da palavra em análise, no livro Informação Lexical.

Informação Lexical

Esta componente permite aceder a: um índice de acepções para cada palavra frequente que ocorre nos textos. Para cada acepção fornece: significado, categoria gramatical, exemplos, sinónimos, antónimos, estruturas de ocorrência e co-ocorrentes privilegiados.