Estudo exploratório da capacidade de memória de curto prazo e de longo prazo: a produção oral de bilingues simultâneos (português e inglês) com base no Modelo Neurolinguístico Integrado de Michel Paradis

Grau
Mestrado
Ano da tese
2020
Data da tese
Estado
Concluído
Instituição que confere o grau
Universidade Aberta
Estudante
Dione Pereira dos Santos

Nos estudos contemporâneos multidisciplinares da linguagem, da psicolinguística e da neurolinguística, destacam-se as contribuições do Modelo Neurolinguístico Integrado, de Michel Paradis (1987, 1997, 2004, 2007). Ele identifica a importância dos subsistemas de memória (a declarativa ou explícita e a procedimental ou implícita), no processo da aquisição, da representação e do uso da língua. O autor propôs 4 hipóteses: (1) três armazenamentos (Three Store Hypothesis), (2) o acesso direto (Direct Access Hypothesis), (3) o nível de ativação (Threshold Hypothesis) e (4) os subsistemas (Subsystems Hypothesis). Essas hipóteses possibilitam um maior entendimento sobre os processos de memorização dos bilingues. Este estudo exploratório fará uma revisão da literatura sobre pesquisas atuais que estudam a linguagem, através das tecnologias da neuroimagem. Posteriormente, com base no Corpus da produção de fala de crianças bilingues precoces português-inglês, o foco incidirá sobre as estratégias de mnemónicas, utilizadas para aumentar a recuperação das palavras, que podem ampliar a capacidade de memorização (memória de curto prazo e memória de longo prazo) de crianças bilingues, através de tarefas de nomeação rápida em série (doravante denominada NRS), como jogos de memória, em inglês e português, destinadas a medir o acesso ao léxico mental por meio da rapidez e da precisão dos participantes. Estes tópicos são relevantes para o estudo do bilinguismo e multilinguismo também, uma vez que a memorização interfere diretamente nas capacidades cognitivas, as quais são importantes para o desempenho das crianças, especialmente na aprendizagem da leitura e da escrita, visto que, de acordo com Sternberg (2000) os atuais estudos apontam, as habilidades de consciência fonológica, memória de curto prazo e nomeação rápida, como preditoras da aprendizagem da leitura e da escrita, tanto para crianças que estão aprendendo um sistema alfabético ou vários sistemas alfabéticos, com afirma Cardoso-Martins, C & Silva, J.R. (2008). Ressalta-se ainda, a importância de compreender o bilingue associado à compreensão do ser social (Vygotsky, 1989). Os avanços da neurociência comprovaram que os mecanismos do sistema de memorização estão relacionados com as seguintes áreas do cérebro: o lobo temporal, o neocórtex temporal, o hipocampo, as amígdalas, o tálamo, o hipotálamo e o córtex pré-frontal.

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Nos estudos contemporâneos multidisciplinares da linguagem, da psicolinguística e da neurolinguística, destacam-se as contribuições do Modelo Neurolinguístico Integrado, de Michel Paradis (1987, 1997, 2004, 2007). Ele identifica a importância dos subsistemas de memória (a declarativa ou explícita e a procedimental ou implícita), no processo da aquisição, da representação e do uso da língua. O autor propôs 4 hipóteses: (1) três armazenamentos (Three Store Hypothesis), (2) o acesso direto (Direct Access Hypothesis), (3) o nível de ativação (Threshold Hypothesis) e (4) os subsistemas (Subsystems Hypothesis). Essas hipóteses possibilitam um maior entendimento sobre os processos de memorização dos bilingues. Este estudo exploratório fará uma revisão da literatura sobre pesquisas atuais que estudam a linguagem, através das tecnologias da neuroimagem. Posteriormente, com base no Corpus da produção de fala de crianças bilingues precoces português-inglês, o foco incidirá sobre as estratégias de mnemónicas, utilizadas para aumentar a recuperação das palavras, que podem ampliar a capacidade de memorização (memória de curto prazo e memória de longo prazo) de crianças bilingues, através de tarefas de nomeação rápida em série (doravante denominada NRS), como jogos de memória, em inglês e português, destinadas a medir o acesso ao léxico mental por meio da rapidez e da precisão dos participantes. Estes tópicos são relevantes para o estudo do bilinguismo e multilinguismo também, uma vez que a memorização interfere diretamente nas capacidades cognitivas, as quais são importantes para o desempenho das crianças, especialmente na aprendizagem da leitura e da escrita, visto que, de acordo com Sternberg (2000) os atuais estudos apontam, as habilidades de consciência fonológica, memória de curto prazo e nomeação rápida, como preditoras da aprendizagem da leitura e da escrita, tanto para crianças que estão aprendendo um sistema alfabético ou vários sistemas alfabéticos, com afirma Cardoso-Martins, C & Silva, J.R. (2008). Ressalta-se ainda, a importância de compreender o bilingue associado à compreensão do ser social (Vygotsky, 1989). Os avanços da neurociência comprovaram que os mecanismos do sistema de memorização estão relacionados com as seguintes áreas do cérebro: o lobo temporal, o neocórtex temporal, o hipocampo, as amígdalas, o tálamo, o hipotálamo e o córtex pré-frontal.In contemporaneous multidisciplinary studies of language, psycholinguistics and neurolinguistics, the integrated neurolinguistic model of Michel Paradis (1987, 1997, 2004, 2007) has made noteworthy contributions. He identifies the importance of the memory subsystems, the declarative or explicit and the procedural or implicit, in the process of acquisition, representation and use of the language. The author proposed four hypotheses: (1) the Three Store Hypothesis, (2) the Direct Access Hypothesis, (3) the Threshold Hypothesis and (4) the Subsystems Hypothesis. These hypotheses offer a greater understanding of the bilingual memorization processes. This exploratory study will review the literature on current research that studies language through neuroimaging technologies. Later, based on the Corpus data gathered from Portuguese -English early bilingual children, the focus will be on memory strategies used to increase the memory capacity (short-term memory and long-term memory) of early bilingual children through Rapid Automatized Naming (RAN) tasks, such as in memory games in English and Portuguese, in order to measure mental lexical access, based on the participants’ speed and precision. These topics are also relevant for the study of bilingualism and multilingualism because memorization directly interferes with cognitive abilities, which are important for the children’s performance, especially in learning to read and write, since, according to Sternberg (2000), current studies point to phonological awareness skills, short-term memory and rapid naming skills, as predictors of learning to read and write, both for children who are learning an alphabetical system or several alphabetic systems, according to Cardoso-Martins, C & Silva, JR (2008). It is also worth noting the importance of understanding the bilingual individual associated with the understanding of the social being (Vygotsky, 1989). The advances in neuroscience have proven that memorization system mechanisms are related to the following areas of the brain: the temporal lobe, the temporal neocortex, the hippocampus, the amygdalas, the thalamus, the hypothalamus, and the prefrontal cortex.