Dialectology and Diachrony
Academic degree
PhD
CIÊNCIAVITAE
Affiliation
Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Start date | End date | Description |
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Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa. |
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Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. |
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Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa |
Member of completed projects
Title | PI |
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DUPLEX - Doubles and Expletives in European Portuguese Dialect Syntax | Ernestina Carrilho
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External projects
Title | Institution | Link |
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RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Lisboa | link do projeto |
Percursos de Investigação em Didática do Português | Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | |
Português Pré-clássico às variantes modernas: Contribuições para o estudo da sintaxe e suas interfaces | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Baía | |
Didática da Língua Portuguesa | Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | |
Recursos Multimédia de Apoio à Escrita Académica | (Scriptorium — Centro de Escrita Académica em Português | |
PerGram - Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian | link do projeto |
Selected publications
All publications
(2023). Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior. In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica.. Escola Superior de Educação de Lisboa. http://doi.org/https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.014 . |
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(2018). Word Order Change. (A. M. Martins & Cardoso, A., Eds.). Oxford/New York: Oxford University Press. |
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(2018). Word order change from a diachronic generative syntax perspective. In A. M. Martins & Cardoso, A. (Eds.), Word Order Change. Oxford/New York: Oxford University Press. . |
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(2018). Discontinuous noun phrases and remnant-internal relativization in the diachrony of Portuguese. In Word Order Change (Martins, A. M. and Cardoso, A.). Oxford/New York: Oxford University Press. . |
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(2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In Brocardo, T. Lisbon: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. . |
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(2018). O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica. In Osório, P. Leurquin, E. & Coelho, M. C. (orgs.). Lugar da gramática na aula de Português. Rio de Janeiro: Dialogarts. . |
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(2017). Portuguese Relative Clauses in Synchrony and Diachrony. Oxford: Oxford University Pres. . |
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(2015). Gramática & Texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1º e 2. º ciclos. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 10, 356-369. . |
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(2015). Compreensão na leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação Às Práticas, 5(I), 98-117. . |
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(2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1. º Ano De Escolaridade. Tejuelo, Monográfico, 10, 84-100. . |
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(2013). Relativas clivadas em variedades não padrão do português. In Textos Selecionados do XVIII ENAPL 2012 (F. Silva, I. Falé & I. Pereira, pp. 205-227). Porto: APL. . |
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(2012). O estilo do crime: análise de texto em estilística forense. In Textos Selecionados, XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 416-436). APL. Retrieved from http://www.clul.ulisboa.pt/files/rita_marquilhas/Marquilhas_Cardoso_versao_publicada-2.pdf . |
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(2012). The syntax of naming constructions in European Portuguese dialects: variation and change. Journal Of Portuguese Linguistics 11. . |
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(2012). The syntax of naming constructions in European Portuguese dialects. Journal Of Portuguese Linguistics 11. . |
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(2012). Extraposition of restrictive relative clauses in the history of Portuguese, in Parameter theory and linguistic change. In (pp. 77-96). Galves, S. Cyrino, R. Lopes, F. Sandalo & J. Avelar. Oxford: Oxford University Press. . |
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(2011). On verbal agreement variation in European Portuguese: syntactic conditions for the 3SG/3PL alternation. Diacrítica 25. . |
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(2011). Orações apositivas em português: entre a sincronia e a diacronia. Estudos De Lingüística Galega. . |
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(2010). Desenvolver Competências em Língua: percursos didácticos. (O. Sousa & Cardoso, A., Eds.). Lisboa: Colibri / Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais. |
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(2009). On the Development of Textual Skills. L1 – Educational Studies In Language And Literature 9. . |
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(2008). Relativização de predicados nominais na história do português. Linguística. Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto, 3, 95-118. . |
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(2008). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. (O. Sousa & Cardoso, A., Eds.). Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa. |
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(2008). Desenvolver c ompetências de análise linguística, in Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. In (pp. 137-172). Sousa & A. Cardoso. Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa. . |
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(2005). Da língua em funcionamento ao funcionamento da língua. Palavras, 27, 61-69. . |
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(2003). O texto informativo/explicativo no 1º Ciclo, in A Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento. In (C. Mello and A. Silva and C. Lourenço and L. Oliveira and M. H. Araújo e Sá. Coimbra: SPDLL and Pé de Página, pp. 75-80). . . |
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(2002). Para uma tipologia de erros. . . |
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(2002). Contributos para o estudo da emergência do tempo composto em Português. Revista Da Abralin — Associação Brasileira De Linguística 2. . |
Supervisor
Year | Title | Student | Degree |
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2012 | Escrever com arte | L. Paulino
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Master |
Co-supervisor
Year | Title | Student | Degree |
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2019 | Articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com Perturbação de Desenvolvimento de Linguagem: estudo de caso Dissertação de Mestrado | D. Ribeiro
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Master |
2016 | Avaliação da consciência sintática à entrada do 1.º Ciclo | A. R. Santos
|
Master |
2015 | Desenvolver o Conhecimento Sintático Explícito no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Luciana Gonçalves
|
Master |
2013 | O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia | F. Carneiro
|
Master |
2012 | Protótipo de um Glossário dos Dialectos Portugueses com Anotação Sintáctica | Sandra Pereira
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PhD |
2011 | O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio | Master | |
2011 | Ensino do Léxico e Texto Descritivo | N. Pacheco
|
Master |
Date | Conference title | Type | Authors | Institution | Docs |
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2008 - |
On impersonal 3SG verb agreement: evidence from non-standard European Portuguese 41st Annual Meeting of Societas Linguistica Europaea. Languages in Contrast. Grammar, translation, corpora |
Oral presentation Peer-reviewed |
Ernestina Carrilho
Adriana Cardoso
Sandra Pereira
|
University of Bologna at Forlì Forlì |