Laboratório de Psicolinguística
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professor Auxiliar aposentado. Investigador
Áreas de Investigação
Psicolinguística. Processamento humano da linguagem. Processamento sintáctico e semântico. Processamento visual da palavra.
Outras áreas de Investigação
Linguística Educacional. Leitura: compreensão e fluência. Processamento bilingue. Processamento auditivo.
CIÊNCIAVITAE
Instituição
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Início | Fim | Descrição |
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2003 | Presente | Professora Auxiliar do Departamento de Linguística Geral e Românica, Área das Ciências da Linguagem, FLUL |
Presente | Presente | Investigadora do Laboratório de Psicolinguística, CLUL |
Presente | Membro da Comissão Científica do Programa de Mestrado e Doutoramento em Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa |
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Presente | Membro do Conselho Coordenador do Colégio Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa |
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2017 | 2009 | Investigadora Responsável do Laboratório de Psicolinguística, FLUL |
2012 | 2010 | Presidente da Associação Portuguesa de Linguística |
Projetos concluídos em que foi Investigador Responsável
Projetos concluídos em que foi Membro
Designação | I.R. |
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SILC - Constituintes Silenciosos na Gramática do Português | Gabriela Matos
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Publicações selecionadas
(2016). Psicolinguística e Ciência Cognitiva. In Manual de Linguística Românica. Series Manuals of Romance Linguistics (Martins, A. M. e Carrilho, E., Vol. 16, pp. 336-368). Berlin/Munich/Boston: De Gruyter. . |
Todas as publicações
(2017). Como o cérebro processa a informação semântica em indivíduos com e sem Perturbações do Processamento Auditivo (Central): da investigação ao ensino e à prática clínica. Ciências Aplicadas: Coletânea De Estudos, 1, 165-187. . |
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(2017). Conhecimento implícito, consciência linguística e escrita. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. Freitas and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/ . |
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(2017). Consciência linguística: aspetos sintáticos. In Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português (M. J. Freitas and A. L. Santos, pp. 409-438). Questões Gerais e Dados do Português. Berlin: Language Science Press. . |
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(2016). Reading aloud: eye movements and prosody. In Speech Prosody 2016 (Vol. 10., pp. 826-830). http://doi.org/http://doi.org/10.21437/SpeechProsody.2016-169 . |
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(2016). Exploring memory issues with the brand names of medicines. International Journal Of Pharmacy And Practice, 24. Retrieved from http://labfon.letras.ulisboa.pt/files/Cavacoetal\_2016\_IJPP.pdf . |
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(2016). Psicolinguística e Ciência Cognitiva. In Manual de Linguística Românica. Series Manuals of Romance Linguistics (Martins, A. M. e Carrilho, E., Vol. 16, pp. 336-368). Berlin/Munich/Boston: De Gruyter. . |
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(2016). Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação, in Manual de Língua Portuguesa para professores do ensino primário. In . Costa, F. Botelho, L. Solla & L. Soares. Luanda: PAT. . |
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(2015). Priming morfológico nos processos de leitura. In in XXX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Seleccionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 449-461). Porto: APL. . |
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(2015). Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressiva. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 419-433). Porto: APL. . |
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(2015). Leitura em voz alta, movimentos oculares e prosódia. Integração de informação sintática e discursiva. In Revista da Associação Portuguesa de Linguística (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 345-395). Porto: APL. http://doi.org/https://doi.org/10.21747/ 2183-9077/rapla16 . |
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(2015). Bridging mechanisms of reading, viewing and working memory during attachment resolution of ambiguous relative clauses. In Proceedings of the EuroAsianPacific Joint Conference on Cognitive Science (pp. 264-269). . |
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(2015). Prefácio. In Dislexia. Método Fonomímico. Trocas fonológicas. Consciência fonológica e fonoarticulatória. Exercícios de leitura e de ortografia (P. Teles, Vol. 57). Lisboa: Distema. . |
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(2014). Processamento e interpretação de sujeitos nulos e plenos em Português Europeu e em Português do Brasil. Cadernos De Letras Da Uff. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a7 . |
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(2012). Processamento da correferência e sujeitos anafóricos – dados sobre o Português Europeu e Brasileiro. Revista Linguística - Correferência Anafórica: Representação, Aquisição E Processamento, 8(2). http://doi.org/https://doi.org/10.31513/linguistica.2012.v8n2a4558 . |
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(2012). Textos Selecionados do 27º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística 2011. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística. . |
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(2012). Nada na Linguagem lhe é Estranho. (A. Costa & Duarte, I., Eds.). Porto: Edições Afrontamento. |
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(2012). Indicators of informativity and syntactic complexity in developmental writing. In Applied Psycholinguistics. Positive Effects and Ethical Perspectives. Vol II (pp. 220-226). G. Mininni & A. Manuti. Milano: Franco Angeli. . |
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(2011). Using eye-tracking to study anaphoric relations processing in European Portuguese. Journal Of Eye Tracking, Visual Cognition And Emotion, 1, 41-49. Retrieved from http://hdl.handle.net/10437/2310 . |
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(2011). Using eye-tracking to detect reading difficulties. Journal Of Eye Tracking, Visual Cognition And Emotion. Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/JETVCE/article/view/2049 . |
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(2011). Textos seleccionados 2010. (A. Costa, Falé, I., & Barbosa, P., Eds.). Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística. |
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(2010). Eye movements during reading. Psycholinguistics Scientific And Technological Challenges, Selected Papers: 8Th International Congress Of The International Society Of Applied Psycholinguistics, 159-172. . |
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(2010). Analisando os comportamentos oculares durante a leitura. Revista Linguistica, 5, 62-80. . |
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(2010). Muitas ideias. Propostas para o ensino da escrita. Lisboa: FCG. . |
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(2010). On-line grammaticality judgments: A comparative study of French and Portuguese, in Language acquisition across linguistic and cognitive systems. In . Kail & M. Hickmann. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company. . |
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(2010). Progressão e complexidade na escrita do 3º ao 6º ano de escolaridade, in Muitas ideias. In (pp. 283-363). A. Costa et al. Lisboa: FCG. . |
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(2009). Complexidade linguística e processamento referencial. Anais Do Vi Congresso Internacional Da Abralin, 2127-2135. . |
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(2009). Jugements de grammaticalité en temps réel: analyse comparative du français et du portugais, in Apprentissages des Langues. In (pp. 199-222). Kail, M. Fayol & M. Hyckmann. Paris: CNRS Éditions. . |
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(2008). Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores. In Textos Seleccionados do XXIII ENAPL 2007 (S. Frota & A. L. Santos, pp. 131-142). Lisboa: Colibri. . |
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(2008). Compreensão da linguagem verbal, in Diversidade linguística na escola portuguesa. In (pp. 265-270). Mateus et al. Lisboa: FCG. . |
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(2007). Mover para ler: o movimento dos olhos durante a leitura de textos. Atas Do Xxii Encontro Nacional Da Associação Portuguesa De Linguística, 431-445. . |
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(2007). Early and late preferences in relative clause attachment in Portuguese and Spanish. Journal Of Portuguese Linguistics 5 (2), 6. . |
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(2006). Processamento de frases declarativas transitivas com SU pós-verbal - padrões de ordem emergentes. Revista Letras De Hoje, 143, 235-261. . |
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(2006). Ser professor de Português numa sociedade em mudança, in Ensino do Português para o século XXI. In (I. Duarte and P. Mourão. Lisboa, pp. 57-65). Colibri e FLUL. . |
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(2005). A compreensão de orações relativas ambíguas em Português Brasileiro e Europeu – um estudo comparativo. Revista Da Abralin, Associação Brasileira De Linguística, 3. . |
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(2005). A língua materna nos primeiros anos de escolaridade: os problemas sociais de escolarização. In A Língua Portuguesa: Presente e Futuro. Lisboa: FCG. . |
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(2002). Para uma tipologia de erros. . . |
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(2001). O que é um advérbio? Lisboa: Associação de Professores de Português. Colibri. . |
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(2000). Literacia e Sociedade. (D. Martins, R., M., Ramalho, G., & Costa, A., Eds.). Lisboa: Caminho. |
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(2000). Processamento da informação pela leitura e pela escrita. In Literacia e Sociedade. Contribuições multidisciplinares (pp. 13-130). M. R. Delgado Martins, G. Ramalho & A. Costa. Lisboa: Caminho. . |
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(1999). Competitive information sources in referential ambiguity resolution. In Psycholinguistics on the Threshold of the Year 2000 — Proceedings of 5th International Congress of the International Society of Applied Pshycholinguistics (ISAPL 97) (Pinto, M. G.; Veloso, J.; Maia, B., pp. 133-138). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Retrieved from https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/12/1997-16.pdf . |
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(1998). Ambiguidade referencial na identificação do sujeito em estruturas coordenadas. In Actas do XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 1997 (Mota, M.A,; Marquilhas, R. , pp. 173-188). Lisboa: Edições Colibri / APL . Retrieved from https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/12/1997-16.pdf . |
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(1997). Saber ler e saber ensinar a ler. In . R. V. Castro & L. Sousa. Vila Real: APL - Colibri. . |
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(1996). Se a Língua Materna não se pode ensinar, o que se aprende nas aulas de Português?, in Formar Professores de Português, Hoje. In . Delgado Martins, I. Rocheta & D. R. Pereira. Lisboa: Colibri. . |
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(1992). Leitura: conhecimento linguístico e compreensão, in Para a Didáctica do Português, seis estudos de Linguística. In (pp. 105-117). Delgado Martins et al. Lisboa: Colibri. . |
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(1991). Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. Lisboa: Edições Colibri. . |
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(1991). Programas de Língua Portuguesa: competências linguísticas e práticas de língua, in Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. In . Lisboa: Colibri. . |
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(1991). Proposta de nomenclatura gramatical (Ensino Básico e Secundário), in Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. In . Delgado Martins et al. Lisboa: Colibri. . |
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(1989). Aprender a ler e a escrever. Algumas Implicações. Revista Internacional De Língua Portuguesa. . |
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(1982). Contribuições para o Estudo do papel da escola primária na orientação para o significado. . . |
Orientador
Ano | Título | Estudante | Grau |
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Processing and interpretation of anaphoric and co-referential expressions in Portuguese | Paula Luegi
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Pós-doutoramento | |
A relação entre compreensão e aspectos prosódicos na leitura em voz alta de falantes do PE e do PB | Camila Leite
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Doutoramento | |
Thematic roles in psychological verbs: Eye-tracking evidence for thematic hierarchy | Marta Fernandes | Mestrado | |
Processamento anafórico intrassentencial e intersentencial, Penalidade do Nome Repetido, Processamento correferencial e Teoria da Ligação (Binding Theory), Comparação entre Português Brasileiro e Português Europeu. | Márcio Leitão | Pós-doutoramento | |
Processos de leitura em adultos surdos que comunicam pela Língua Gestual Portuguesa | Ana Saraiva Martins | Doutoramento | |
Processamento e interpretação de frases temporariamente ambíguas (garden-path) em Português Europeu | Diana Simões | Mestrado |
Co-orientador
Ano | Title | Estudante | Grau |
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2017 | O Papel da Estrutura Morfológica nos Processos de Leitura de Palavras | Doutoramento | |
2012 | A relação entre a compreensão e os aspectos prosódicos na leitura em voz alta de falantes do PE e do PB | Camila Leite
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Doutoramento |