Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professora catedrática
Áreas de Investigação
Sintaxe
Outras áreas de Investigação
Aquisição da Sintaxe, Linguística Aplicada ao Ensino, Linguística Aplicada à Tradução.
Instituição
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição
Presente

Professora  Catedrática do Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

2015 2023

Diretora do Programa em Tradução e Interpretação, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Presente

Membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Presente

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Presente

Editora associada do Journal of Portuguese Linguistics

Presente

Diretora do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2015 2023

Diretora do Curso de Especialização em Práticas e Tecnologias de Tradução, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Projetos concluídos em que foi Investigador Responsável
Projetos externos
Título Instituição Link
2003-2006: Semantic Questions and Dynamic Perspective of Discourse (DisSEMA) CLUP, Financiado pela FCT
1993-1998: O Português Europeu numa Perspectiva de Gramática Comparada FLUL, Financiado pela JNICT
1992-1995: Grammars which can be Re-used to Automatically Analyse Languages (EUREKA-GRAAL) ILTEC

Publicações selecionadas

Todas as publicações

Gonçalves, A. (2022). Núcleos funcionais e variação linguística: o caso da Reestruturação. Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto, 1 (Special), 24. Retrieved from https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/12796/11653
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Gonçalves, A., & Costa, T. (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português.
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Costa, J., & Gonçalves, A. (2002). Projecções mínimas: mais evidência. In Saberes no Tempo. Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos (pp. 241-250). M. H. Mateus & C. Nunes Correia. Lisboa: Colibri.
Correia, N., & Gonçalves, A. (2001). Actas do XVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.
(2001). Actas do XVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. (N. Correia & Gonçalves, A., Eds.). Lisboa: APL.
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(1996). Quatro Estudos em Sintaxe do Português. Uma Abordagem segundo a Teoria dos Princípios e Parâmetros. (A. Gonçalves, Colaço, M., Miguel, M., & Móia, T., Eds.). Lisboa: Colibri.
Gonçalves, A. (1996). Aspectos da sintaxe dos verbos auxiliares do Português Europeu. In Quatro Estudos em Sintaxe do Português. Uma Abordagem Segundo a Teoria dos Princípios e Parâmetros (pp. 7-50). A. Gonçalves, M. Colaço, M. Miguel & T. Móia. Lisboa: Colibri.
Gonçalves, A. (1995). Book review: Mollica. M. C. (1995). (De) Que Falamos? Rio De Janeiro: Tempo Brasileiro. Revista Internacional Da Língua Portuguesa, 17, 172-173.
Gonçalves, A. (1994). Translation of Chomsky. Origem e Uso. Lisboa: Caminho.
Gonçalves, A. (1992). Algumas questões sobre a capacidade de análise linguística de alunos recém-universitários. .
Gonçalves, A. (1992). Book review: Ambar. M. (1992). Para Uma Sintaxe Da Inversão Sujeito-Verbo Em Português. Lisboa: Colibri. Revista Internacional Da Língua Portuguesa, 7, 134.
Alves, A. T., Branco, A., Duarte, I., Eliseu, A., Gonçalves, A., Matos, G., et al. (1989). Determination and quantification - a Syntactical comparative approach. Iltec Working Papers, 4.

Orientador

Concluído
Ano Título Estudante Grau
2022 Chinese Causative Resultative V-Vs and Their Acquisition by L1 European Portuguese Learners
Jiaojiao Yao
Doutoramento
2022 Subida de clítico e Reestruturação em Português Europeu Diana Reis Mestrado
2022 Chinese Causative Resultative V-Vs and Their Acquisition by L1 European Portuguese Learners Doutoramento
2021 Discussão sobre as dificuldades tradutológicas do livro The Crack of Doom de Robert Cromie Daniel Jerónimo Mestrado
2021 Relatório de Estágio na IndieLisboa: Reflexão sobre questões de tradução audiovisual do humor Melanie Rodrigues Mestrado
2019 Qualidade na tradução automática e na pós-edição: anotação de erros de concordância e ordem de palavras Rhandra Lopes Mestrado
2017 Da Tradução à Representação: reflexão sobre problemas e estratégias para a tradução de texto dramático
Pedro Ferreira
Mestrado
2017 Questões de tradução relevantes na obra Report into the Loss of the SS Titanic – A Centennial Reappraisal
Guilherme Neves
Mestrado
2016 Os manuais de segurança e antiterrorismo para empresas e forças de segurança: tradução e análise
José Francisco Ribeiro
Mestrado
2016 Os Desafios da Tradução de Literatura Juvenil: o Caso de The Ant Colony
Inês Bernardo
Mestrado
2015 Desenvolver o Conhecimento Sintático Explícito no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Luciana Gonçalves
Mestrado
2014 Conselhos sobre Segurança e Antiterrorismo para Estádios e Anfiteatros: tradução e análise
Joana Guilherme
Mestrado
2013 Traduzir textos sobre História: questões de tradução na obra El Reino Olvidado
Marta Silva
Mestrado
2013 Conselhos de segurança anti-terrorismo para hotéis e restaurantes:Tradução e respectivo comentário
Raquel Milho
Mestrado
2012 A Test for Sentence Development in European Portuguese (STSD-PT)
Sónia Vieira
Doutoramento
2012 Selecção de Modo em Completivas Verbais. Um Estudo com Sujeitos do 3.º Ciclo
Clara Gomes da Silva
Mestrado
2012 Contributo para uma Reflexão sobre Questões Linguísticas em Tradução. Relatório do Estágio no Instituto Camões
Pedro Sá
Mestrado
2010 A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Reconstituição
Magda Costa
Mestrado
2010 A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Manipulação
Rita Alexandre
Mestrado
2010 A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Identificação
Ana Rita Castanheira
Mestrado
2009 Complementos de Verbos Preposicionados no Contexto da Tradução
Diana Frade
Mestrado
2008 Diversidade Lexical e Extensão Frásica na Escrita: Comparação entre Crianças Surdas e Normo-ouvintes
Maria Teresa Neto de Carvalho
Mestrado
2008 Indicativo e Conjuntivo em Completivas Objecto. Contributos Didácticos para o Ensino do Português como Língua Materna
Catarina Espada
Mestrado
2005 Complementos Verbais Preposicionados no Português em Angola
Lisender Cabral
Mestrado
2005 L’Interlangue d’Apprenants Lusophones du Français. Stratégies d’Apprentissage et d’Enseignement des Complétives Infinitives
Gaétan de Saint Moulin
Mestrado
Em curso
Ano Título Estudante Grau
Contributos para a Construção e Validação de um Teste de Avaliação da Linguagem em Idade Escolar -Aspetos Semânticos e Sintáticos
Patrícia Oliveira
Doutoramento
Data Título da conferência Tipo Autores Instituição Docs
2023
-
Is there hyper-raising in European Portuguese? A comparative study with Brazilian Portuguese

Lisbon Festschrift for Mary Kato

Comunicação Oral
Por convite
Anabela Gonçalves, Madalena Colaço Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Lisboa
2022
-
From verb complexes to complex predicates in European Portuguese

International Semantics Conference: InSemantic2022

Comunicação Oral
Por convite
Anabela Gonçalves Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Porto
2016
-
The role of functional categories in variation: the case of restructuring and hyper-raising in European and Brazilian Portuguese

VIII Romania Nova Workshop

Comunicação Oral
Anabela Gonçalves
Universidad de Buenos Aires
Buenos Aires
2014
-
Object control and ECM-type verbs in European Portuguese: Elicited and spontaneous production

13th International Congress for the Study of Child Language (IASCL)

Comunicação Oral
Ana Lúcia Santos
Anabela Gonçalves
Nina Hyams
University of Amsterdam
Amsterdam
2013
-
Sequence of tenses in complementation structures: lexical restrictions and effects on language acquisition

Hispanic Linguistics Symposium

Comunicação Oral
Rui Marques
Purificação Silvano
Anabela Gonçalves
Ana Lúcia Santos
University of Ottawa
Ottawa
2012
-
(Pseudo-)Inflected infinitives and Control as Agree

Going Romance 2012

Comunicação Oral
Ana Lúcia Santos
Inês Duarte
Anabela Gonçalves
Katholieke Universiteit Leuven
Leuven
2012
-
Inflected infinitives revisited: on the different nature of dependent tense and temporal orientation

22.nd Colloquium on Generative Grammar

Comunicação Oral
Inês Duarte
Anabela Gonçalves
Ana Lúcia Santos
Universitat Autònoma de Barcelona
Barcelona
2010
-
<ir-and-V> constructions in Portuguese

IV Workshop Romania Nova

Comunicação Oral
Anabela Gonçalves
Madalena Colaço
Campos do Jordão, São Paulo
2010
-
Possessive and personal datives in Portuguese

IV Workshop Romania Nova

Comunicação Oral
Anabela Gonçalves
Inês Duarte
Campos do Jordão, São Paulo
2009
-
Interpretação temporal dos domínios infinitivos na construção de reestruturação do português europeu

XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Anabela Gonçalves
Purificação Silvano
School of Arts and Humanities
Lisbon
2009
-
Lexical and syntactic properties of complex predicates of the type <light verb+deverbal noun>

28.th Conference on Lexis and Grammar

Comunicação Oral
Inês Duarte
Madalena Colaço
Anabela Gonçalves
Amália Mendes
Bergen
2007
-
Restructuring and Ellipsis

Going Romance 2007

Comunicação Oral
Anabela Gonçalves
Gabriela Matos
University of Amsterdam
Amsterdam
2004
-
Propriedades de C em frases completivas

XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Inês Duarte
Anabela Gonçalves
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisbon
2002
-
The causee in the faire-Inf construction of Portuguese

12.th Colloquium on Generative Grammar

Comunicação Oral
Anabela Gonçalves
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Lisbon
2022 Faire-Inf with causative verbs and Restructuring in European Portuguese

Syntactic Conferences at the University of Palermo 2022: The Syntax of Causative, Perception and Restructuring Verbs in Romance and Latin

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Anabela Gonçalves University of Palermo
Palermo