CLAP

Ana Lúcia Santos

imagem_teste_elefantes

Resumo:

A aquisição de completivas é um tópico ainda pouco trabalhado. Este projecto pretende precisamente preencher esta lacuna. De um ponto de vista descritivo, o projecto pretende obter uma imagem mais completa de uma área pouco estudada em aquisição, a aquisição de orações completivas, tendo em consideração dados de várias variedades da mesma língua (Português) e diferentes contextos de aquisição (L1 típico vs. falantes de herança).
De um ponto de vista teórico, pretende-se determinar até que ponto:
(i) a noção de complexidade derivacional que é relevante para a aquisição é capaz de explicar o percurso de desenvolvimento na aquisição de completivas e até que ponto a noção de complexidade derivacional deveria integrar na sua definição diferentes graus de complexidade associados a diferentes tipos de traços no nó C;
(ii) o percurso de aquisição de completivas é afectado não apenas pela aquisição de estrutura funcional mas também por preferências gerais de interpretação, e.g. preferências na interpretação de sujeitos encaixados ou assunções relativamente a concordância temporal e (in)dependência temporal entre a matriz e a encaixada;
(iii) diferenças no input (em diferentes variedades e em diferentes contextos de aquisição) afectam o percurso de desenvolvimento e, em última análise, a mudança linguística;
(iv) diferenças entre variedades de uma língua podem ser explicadas por mudanças aparentemente não relacionadas noutras áreas da gramática (e.g. perda de V-para-C e perda de flexão resultando na perda de infinitivo flexionado em P(ortuguês) B(rasileiro)).
O trabalho sobre o Português permite, ao contrário de outras línguas, responder a estas questões, dado que esta língua permite uma grande variedade de estruturas completivas, em particular, o contraste infinitivo flexionado vs. não flexionado e o contraste indicativo vs. conjuntivo.
A projecção de um CP encaixado implica a interacção entre sintaxe e léxico, já que implica conhecimento das propriedades de subcategorização do verbo matriz. Estas propriedades podem ser reduzidas em parte à selecção de Cs com diferentes traços, determinando também dependência temporal, uma propriedade que se assume classicamente interagir com (i) escolha de modo, i.e. indicativo vs. conjuntivo e (ii) legitimação de infinitivos flexionados. A dependência temporal parece também interagir com a formação de predicados complexos com verbos de controlo, perceptivos e causativos. A questão é saber como e quando as crianças adquirem estas estruturas em diferentes variedades do Português e até que ponto percursos de aquisição diferentes confirmam uma correlação entre (i) diferentes estruturas e / ou
(ii) entre estas estruturas e propriedades sintáctico-semânticas gerais como dependência temporal.
Finalmente, quer contrastes de modo quer o contraste infinitivo flexionado vs. infinitivo não-flexionado influenciam a interpretação dos sujeitos nulos em encaixadas. Ao contrário dos sujeitos de indicativos, o sujeito de uma completiva de conjuntivo é obrigatoriamente disjunto. Do mesmo modo, os infinitivos flexionados exibem controlo não obrigatório, enquanto os sujeitos de infinitivos não flexionados são obrigatoriamente controlados. Além disso, a criança que adquire Português terá de distinguir pro não controlado de sujeitos PRO controlados ou pelo sujeito da matriz ou pelo objecto directo ou pelo objecto indirecto (o controlo de objecto indirecto não tem sido estudado, sendo os trabalhos de aquisição de
controlo centrados no Inglês). O Português permite-nos comparar as preferências das crianças na interpretação de sujeitos nulos em todos estes tipos de contextos, permitindo identificar eventuais tendências gerais e a forma como interagem com a aquisição de diferentes tipos de subordinadas completivas. A maioria das outras línguas não permitiria a comparação entre todas estas diferentes propriedades.
O estudo da aquisição de completivas em Português permitirá observar possíveis correlações entre estas diferentes propriedades, algo que não poderia ser conseguido por estudos sobre outras línguas, já que, por exemplo, os infinitivos flexionados não fazem parte da gramática de outras línguas de sujeito nulo com um contraste indicativo / conjuntivo (o Galego será excepção). O trabalho sobre aquisição de completivas em diferentes variedades do Português, nomeadamente P(ortuguês) E(uropeu), PB e P(ortuguês) de M(oçambique), que aparentemente representam diferentes percursos de mudança, permitirá desenvolver uma visão integrada de aquisição e mudança linguística. Este trabalho contará ainda com os resultados obtidos através da observação de dados de falantes de herança, o que tornará possível estabelecer uma correlação entre diferentes percursos de desenvolvimento linguístico, diferentes condições de input e fenómenos de atrito linguístico.

Workshops:

Workshop final: 18 e 19 de junho 2015 (programa)

O projecto organizou um workshop subordinado ao tema "Completivas na Aquisição do Português" no 13th International Congress for the Study of Child Language (program).

Recursos linguísticos disponibilizados no âmbito deste projeto:

Santos - European Portuguese (corpus of child and child-directed speech) (ISLRN: 532-620-702-768-3)

Santos, Ana Lúcia, Maria João Freitas & Aida Cardoso (2014) CEPLEXicon - A Lexicon of Child European Portuguese. Lisboa: Anagrama (CLUL, FLUL). ISLRN: 408-817-203-152-3, ELRA ID: ELRA-L0094

Escolas que colaboram (ou colaboraram) com o projeto:
Jardim de Infância SASUL
Letrinhas